De entrevistador a entrevistado: Fabiano Niederauer abre o jogo para Sabrina Vasconcelos

Por  |  0 Comentários


Texto: Júlia Cerqueira

Formado em direito e com MBA em Gestão Empresarial, marketing sempre foi sua vocação. Há 18 anos à frente da Inesquecível Casamento e propagando sabedoria e conhecimento de marketing há 25 anos, Fabiano é intenso na forma de trabalhar. 

Na live com a fotógrafa Sabrina Vasconcelos, Fabiano passa de entrevistador a entrevistado e conta tudo sobre o mercado de casamentos e marketing. Além de dar vários insights que com certeza te farão, no mínimo, refletir sobre o seu caminho profissional.

Ficou curioso? Então veja um pouquinho do que rolou nesse bate papo.

O mercado seleciona os melhores profissionais e você os traz para junto de você. Você sabe reconhecer e abre portas para todo mundo. Conte para a gente um pouquinho sobre isso.

FN: A missão da Inesquecível Casamento é  aproximar as noivas dos melhores profissionais. E quem são esses profissionais? São aqueles que eu escolhi? Não! São aqueles que eu acho que têm um DNA bem definido e que vão poder oferecer algo aos meus clientes. Eu não consigo fazer uma pessoa.Eu consigo sim mostrar essa pessoa por meio do meu trabalho(…) Se a pessoa for verdadeira dentro dos princípios dela, eu tenho tudo para ajudar. 

“A verdade vende” (…) e eu te conheci através daquilo que eu acreditava e a coisa, pra mim, aconteceu e você foi um facilitador desse meio. Conforme você está dizendo, você não vai fazer ninguém, e as pessoas falam que por estar na revista é por que o fornecedor pagou. Mas você tem esse controle de qualidade, de apresentar para o seu cliente alguém que você sabe que vai trazer algum retorno…como é isso?

FN: É lógico que a Inesquecível Casamento é um negócio. Eu vivo disso e a maneira de rentabilizar é os profissionais de eventos estarem ali investindo. Mas antes disso, tem a minha verdade, que é aproximar e inspirar a noiva com boa informação. Então eu preciso daquelas pessoas que têm um bom trabalho. É uma troca… mas é aquilo que te falei, Sabrina, sobre a nossa verdade. A da IC é ajudar as noivas tornando o mercado mais profissional, construtivo e qualitativo.

A IC week, por exemplo,também é uma oportunidade para o bom aparecer, o talentoso aparecer, o consagrado continuar. o novo que está entrando aparecer. Então é isso, um grande momento do mercado que o mercado tem que valorizar muito. Não valorizar só porque tem interesse. Isso faz o mercado crescer, fomentar e ser profissional. faz o mercado ser profissionalizado.

Você acha que seu sucesso se deve à sua praticidade?

FN: Como qualquer empresa e como qualquer profissional, a gente tem altos e baixos. Então, é lógico que tenho dias de muito sucesso no meu negócio e dias que são só derrotas. Mas eu tenho uma coisa que acho que é linear que é importantíssimo: tenho claro qual é a minha missão e qual o meu propósito. Então eu sei que algumas coisas serão a longo prazo e outras serão a curto prazo. O problema é que as pessoas quererem o imediatismo das coisas e sem saber o que está fazendo. (…) Às vezes a gente não está 100% perfeito mas as boas intenções são as que valem. A gente está sempre querendo ajudar o mercado, fazer a verdade do mercado. Sou sempre inquieto, quero sempre me reinventar. Se eu ficasse sentado achando que está tudo bem eu estaria andando pra trás. Quem anda para trás é caranguejo e eu não sou caranguejo.

Quando você criou a revista e os produtos do mercado de casamentos, você acabou despertando nas noivas o desejo, não só viverem um sonho, mas mostrar o sonho para a sociedade. Ao que você atribui isso e quais são os requisitos para um determinado casamento ser selecionado como inesquecível?

FN: Há 18 anos, eu queria fazer uma revista para a noiva ter uma recordação, e o profissional era secundário. O anunciante veio por consequência. A ideia veio no meu casamento. Eu senti no meu casamento a vontade de a noiva ter um lugar para recordar aquele momento. Para a seleção, primeiro a gente costuma orientar que é uma lembrança muito legal a noiva sair na revista. E aí priorizamos quem são os anunciantes da revista, quem são os profissionais que estão ali com a gente, quem são nossos parceiros, quem é o cerimonial, vestido, cabelo, fotógrafo, entre outros. Mas a gente vai analisando cada situação de cada noiva para ela sair na revista.

E a questão dos profissionais do mercado de casamento? As noivas cada dia mais têm conhecimento do que está acontecendo ao redor do casamento dela. Com a internet os clientes têm mais facilidade em verificar as informações que são passadas, com isso veio a necessidade dos profissionais se reinventarem. Muitos profissionais caíram do mercado e outros continuaram. Como você ajuda esses profissionais por meio da sua mentoria?

FN: […] Eu costumo dizer na minha mentoria que eu não vou dar uma fórmula secreta para você ter sucesso. Eu vou te passar pensamentos! E uma coisa que tem muito valor pra mim é relacionamento. Esse mercado funciona muito por relacionamento também.Você não pode só se relacionar sem ter uma essência. Então vamos trabalhar sua essência em primeiro lugar? (…) O tempo inteiro você tem que se perguntar o que me motiva? Por que eu faço isso? E daí o marketing vem naturalmente, por que você começa a falar do seu negócio de uma forma apaixonada e que as pessoas se encantam.

O que você acha que vai acontecer com o mercado de eventos depois desse tempo de pandemia?

FN: Eu acho que as pessoas vão voltar com muita vontade de celebrar e de estar com os amigos!De abraçar, beber, dançar, escutar boa música! Isso eu acho que vai acontecer. (…) Também acho que vai passar e que eu não posso ficar parado esperando passar. então eu tenho que agir! Vou estar agindo sempre, vou estar criando sempre, vou estar estudando sempre… analisando tudo e agindo! E quando voltar, não sei quando, teremos muita demanda reprimida!(…) Aproveitem que está todo mundo parado, está todo mundo igual. É o teu momento de sair com o carro acelerado e mostrar o seu diferencial!(…) É na adversidade que a gente cria coisas novas e se provoca.

Gostou do bate papo? Então assista a ele na íntegra pelo player abaixo!

#Bônus

De criação e novidades, você já sabe que o Fabiano entende não é mesmo? O que talvez você não saiba é que ele tem um novo projeto saindo do forno: a Escola Empreendedora de Eventos. Quer saber mais sobre essa novidade? Acompanhe as redes sociais do Fabiano (@fabianonied) e fique por dentro de tudo!

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr