Silvia Lopes Eventos Especiais: de corpo e (com) alma

Por  |  0 Comentários


O talento para organizar (e encantar) nasceu com ela. Adicione na conta mais alguns anos de muito estudo e dedicação e voilà! Eis uma produtora de eventos expert em planejamentos, que comanda sua empresa com maestria. Por esses (e muitos outros) motivos, desponta como uma das mais requisitadas do Paraná. Confira entrevista exclusiva agora!

Quando a vocação falou mais alto, nem mesmo o diploma em Relações Internacionais e a sólida carreira no mercado corporativo foram capazes de (se)parar Silvia Lopes do mundo das festas. No início da carreira, liderava grandes eventos corporativos, mas o coração bateu mais forte mesmo foi pelos casamentos – a quem atribui sua dedicação há aproximadamente seis anos, representando (muito bem!) a marca que traz seu nome.

Encantadora, dedicada e perfeccionista, a produtora de eventos atribui seu diferencial ao planejamento impecável exercido em qualquer que seja a comemoração. Em sua mesa de trabalho, entre as plantas baixas e 3D, é comum encontrar cenas dos eventos desenhados a mão livre – um dom nato que faz questão de manter, principalmente para tornar ainda mais únicos os projetos de todos os noivos que dizem sim a ela.

Silvia, são anos trabalhando diretamente com produção e cerimonial. Como surgiu a marca Silvia Lopes Eventos Especiais? Conta para gente um pouco de toda essa trajetória.

Digo que Silvia Lopes Eventos Especiais sempre existiu, porque sempre fui apaixonada por organizar festas. Mesmo nos pequenos eventos familiares, a organização e o cuidado com detalhes era perceptível. Tenho lembranças ótimas, gerenciando tarefas, conferindo check lists e cuidando para que minha irmã e minha prima polissem a prataria que pertencia a minha mãe, para que a mesa estivesse impecável.

Minha formação me levou para o mercado corporativo, por coincidência ou não, para áreas que demandavam os mais diversos tipos de eventos. As pessoas percebiam minha paixão por organização e acabamento, e naturalmente fui recebendo convites para planejar casamentos e outros eventos sociais. A demanda foi tanta e cresceu de uma forma tão espontânea e linda, que um dia eu estava no escritório vendo minha marca ser aplicada na parede. Foi um momento realmente mágico da minha vida.

Como e qual foi o momento em que entrou no mercado de festas?

Uma amiga do trabalho me pediu para fazer a festa de 15 anos da sua filha. Eu havia finalizado minha pós-graduação em gestão de Protocolo, Cerimonial e Eventos, mas nunca havia feito uma festa de 15 anos. Foram poucos, mas intensos meses de planejamento e o resultado foi incrível. Deste evento vieram indicações para outros, e desses outros, mais eventos. Foi uma época marcada por dupla jornada de trabalho e muito aprendizado. Sempre buscamos ferramentas para melhorar nossa atuação como profissional e literatura para embasar nossas ações, afinal, quem trabalha com casamentos também trabalha com história e tradição. Alguns procedimentos que temos hoje em nosso escritório, foram adquiridos nesta época.

Hoje quando subo no palco da Inesquecível Casamento Week para palestrar tenho total segurança do conteúdo e da experiência com compartilho com a plateia. São anos buscando formação, criativa e histórica.

Ao longo desse tempo, o que você captou de profissionais que foram seus mestres e/ou inspirações?

No meu segmento tenho inúmeros profissionais inspiradores. No Brasil e no mundo, existem produtores de eventos maravilhosos, que nos inspiram pela sua criatividade ou pela sua capacidade de gestão – ambas de extrema e igual importância quando falamos de um evento.

Os profissionais que concentram a produção (projeto) e gestão do evento (cerimonial) sempre me encantam porque vivemos diariamente o desafio e a complexidade para unir esses dois mundos com excelência. Quando falamos de eventos, o belo também tem que ser funcional. Não adianta uma peça maravilhosa com composições florais se ela está em um local que compromete o fluxo de serviço.

Tive o privilégio de ter professores capacitados, oportunidades únicas de trabalho e experiências diferenciadas que moldaram o meu lado profissional. Trabalho com profissionais incríveis que me inspiram muitas vezes sem perceber e tenho a sorte de ter clientes exigentes que nos desafiam a sempre fazer melhor.

 

Silvia Lopes Eventos Especiais: decoração de casamento moderna - Foto Fred Kendi

Em sua opinião, qual a importância de ter uma assessoria/cerimonial/produção em um evento – em especial os matrimônios?

A contratação de um produtor de eventos é essencial. O casamento tornou-se uma engrenagem complexa com prazos e demandas diversas. O mercado cresceu e para cada serviço os noivos se deparam com inúmeros fornecedores e precisam entender o estilo e o serviço que melhor ira atendê-los.  Aliado a este cenário, a grande maioria dos noivos têm uma agenda comprometida pelo trabalho, e a partir do momento que a data do casamento é definida, entramos em uma contagem regressiva. Não é uma tarefa fácil.

O produtor de eventos, organiza este universo para os casais, por isto recomendamos que seja o primeiro profissional a ser contratado. Quando participamos desde o início do casamento, otimizamos orçamentos, somos assertivos nas escolhas e os noivos se sentem muito mais seguros e tranquilos. Ou seja, um final feliz!

Como define a necessidade de cada casal de noivos que chega até você?

Eu ouço os meus noivos. Eles têm que trazer o perfil de público deles, as expectativas, o que querem, o que é importante, o que é negociável e o que não é, quais foram as boas e as não tão boas experiências que tiveram com casamentos, enfim… Eu amo ouvi-los falar, porque mostram para mim o caminho tranquilo de fazer um evento. Nós temos a expertise da criação, da organização, do projeto, mas é com essas informações que levantamos as particularidades de cada casamento.

Qual o segredo para que tudo corra bem no grande dia, mesmo com os possíveis imprevistos e contratempos?

Planejamento é a palavra que define o sucesso de todo casamento e vai além da gestão do evento. É necessário planejar-se financeiramente e emocionalmente.  Avaliar custos, fazer boas escolhas e entender que o matrimônio também envolve ansiedade, nervosismo e medos.

Quando um casamento é bem planejado, reduzimos o risco de termos imprevistos e contratempos, e caso aconteçam, temos o controle e eles são mais fáceis de gerenciar.

Silvia Lopes Eventos Especiais: decoração moderna - Foto Luciano Damas PhotographerQual a principal diferença entre organizar um casamento e organizar os demais eventos?

O casamento tem uma energia e um brilho muito particular. Primeiro temos que lembrar que ele é a união de duas famílias, de histórias, de trajetórias, então tem que haver cuidado e delicadeza. Eu falo que casamento não é para qualquer um, pois é algo muito específico, tem que ter muito tato, saber ouvir, saber o que falar, como se colocar, etc. Nós lidamos diretamente com as questões familiares, temos um universo florido, de mobiliário, de fechamento, de cenários e sonhos, mas lidamos essencialmente com pessoas e histórias, então temos que respeitar e ter carinho com tudo isso. É saber passar segurança e se expressar bem, principalmente nas mudanças.

O que faz de um casamento algo inesquecível?

O casamento inesquecível é aquele que encanta não somente os noivos, mas também pais, padrinhos e convidados. Ele não precisa ser o mais caro ou o mais florido, mas para aquelas pessoas, ele tem que ser uma experiência vivida com intensidade e encantamento. Claro que isso só é possível quando se tem um planejamento que permite os noivos vivenciar cada escolha que foi feita, cada detalhe que foi contratado, cada cena que foi pensada. Então quando vivem isso tudo de forma harmônica, planejada e cuidada, ele se torna um casamento inesquecível. É gratificante encontrar uma noiva cinco anos depois e, quando ela olha para nós, ela abre um sorriso do tipo “você foi parte de um momento de muita felicidade na minha vida”.

Silvia Lopes Eventos Especiais: prataria do casamento - Foto Namester Produções

FICA A DICA!

  • Planejamento é tudo. Cuidem e se organizem para que tenham meses de trabalho mais tranquilos.
  • Muito cuidado com a lista de convidados. Tem que haver atenção na hora de defini-las.
  • Pequenas concessões para os pais ou para os sogros valem muito a pena. Às vezes os casais chegam aqui muito firmes nas decisões, e por vezes os pais pensam de outra forma. Isso pode gerar um atrito desnecessário.
  • Contratem fornecedores somente com referência. E principalmente que tenham entregue outros casamentos com excelência.

Silvia Lopes Eventos Especiais: produção de casamento - Foto Luciano Damas Photographer

FALA, SILVIA LOPES!

  1. 1. Quantas reuniões são feitas com os noivos em média?

Não há limites para o número de reuniões. São feitas quantas forem necessárias a partir do cronograma que é definido. Existem noivos que são mais independentes e o processo de organização flui tranquilamente, enquanto há outros que precisam de mais atenção.

  1. Com quanto tempo de antecedência é necessário entrar em contato para encontrar a data ideal?

Sugerimos o prazo de um ano e meio a um ano.

  1. Trabalha em mais de um evento por dia?

A qualidade da entrega do nosso trabalho está acima de tudo, por isto absorvemos outros eventos dentro desta realidade e direcional do nosso escritório.

  1. Comparece em todos os eventos ou é representada por uma equipe?

Nosso diferencial consiste em termos equipes de cerimonial que atendem exclusivamente os nossos eventos e foram treinadas pessoalmente por mim, por isto entregamos todas as etapas de um evento com excelência.

Acompanhe mais novidades sobre a Silvia Lopes Eventos Especiais aqui no site!


CRÉDITOS

1. Cheng NV Photography | 2, 11 e 14. Divulgação | 3, 4, 5, 7. Fred Kendi | 6 e 12. Namester Produções | 8. Diogo Alexandre | 9. Emerson Fiuza | 10 e 13. Luciano Damas Photographer

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


ic indica

avatar

Uma sagitariana que tem a alegria como dom. É carioca, jornalista, tem 20 poucos anos e adora ser chamada de Duda. Como uma amante incurável de sorrisos e amores, espera que seu grande dia seja repleto deles. E que, assim como ela, você se torne uma multiplicadora fiel dessa dupla!