Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Não quero vestido branco! E agora?

Por  |  0 Comentários


Quer usar um vestido de noiva colorido ou com toque de cor? Off-white, nude, bege… É possível fugir do branco e chegar até o rosa, amarelo ou a cor que quiser

Não são todas as noivas que sonham em se casar de branco. Com a liberdade criativa que os estilistas vêm ganhando, diversas produções bem diferentes saíram das passarelas e chegaram até o altar. Os vestidos podem ter algum detalhe colorido, uma sobreposição incomum ou um bordado inusitado com outro tom. Conversamos com quem realmente entende desse assunto para nos ajudar a desvendar alguns mistérios e nos dar dicas de mestre.

Luhana Pawlick, estilista com um atelier de alta costura em Florianópolis, e , também estilista que possui atelier no Rio de Janeiro e São Paulo, falam sobre vestidos de noiva coloridos e como usá-los sem perder as características marcantes de uma noiva.

COMO É A PROCURA DE VESTIDOS QUE NÃO SEJAM TOTALMENTE BRANCOS?

Luhana Pawlick: A procura aumentou muito de 3 anos pra cá. Hoje em dia, posso dizer que o off, o nude e o rosê juntos, já representam mais de 60% dos vestidos de noiva que produzimos.

: Tem muitas noivas que gostam da ideia do vestido não ser completamente branco. Geralmente, as noivas que não querem o vestido todo branco, têm até a ideia do nude ou de uma cor de pele na cabeça. Mas, na maioria das vezes, elas se confundem um pouco nos nomes das cores. Então, muitas chamam o off-white de nude, o nude de off-white… É importante avaliarmos juntas as opções de cor. Sempre acho que elas ficam diferente ao vivo do que na foto. Ao vivo é sempre mais impactante!

O OFF-WHITE TOMOU CONTA DOS LOOKS DAS NOIVAS? COMO DIFERENCIAR UM TOM BRANCO DE OFF WHITE?

Luhana Pawlick: Sim, o off-white é o “queridinho” das noivas atualmente, apesar do branco ainda representar a “cor da noiva”.

Para diferenciar os tons, o ideal é colocar ao lado de um tecido branco mesmo. Aqui na Pawlick já temos o estoque separado por cores e já estamos acostumadas com os tons. Mesmo assim, tem vezes que colocamos o tecido ao lado de uma folha de papel ofício, assim não sobra dúvidas. Temos muitos tons de off-white hoje no mercado, alguns tons são mais fechados, mas outros muito abertos, que se aproximam muito ao branco.

: O off-white chegou para ficar. Antigamente, era considerado uma cor nova, mas hoje em dia divide totalmente os holofotes com o branco. Não vou dizer que ele tomou o lugar do branco porque fazemos muitos vestidos brancos também, mas eu acho que ele é pelo menos metade da quantidade de vestidos que a gente faz.

O branco e o off-white são cores difíceis de diferenciar, a não ser que a gente compare uma com a outra. Muitas vezes as noivas gostam de um vestido na foto e não sabem nem se é branco. A diferenciação é feita mesmo em comparação com o branco.

VOCÊ JÁ ATENDEU ALGUMA NOIVA QUE SE CASOU COM VESTIDOS DE COR OU COM DETALHES COLORIDOS?

Luhana Pawlick: Sim, várias. Já tivemos vestidos com tons claros de rosê, dourado, até azul; também tivemos noivas com detalhes em dourado, prata, amarelo, inclusive detalhes em preto, que ficou elegantíssimo. Obviamente, isso depende muito do estilo e característica da noiva, da proposta do casamento, do entorno, etc.

: Já fizemos várias noivas. A última teve um cetim com pintura manual com flores coloridas formando tons de rosa seco, tangerina, amarelo, hortência… Tons bem claros nos buquês coloridos pelo vestido. Ele não perdia a “cara de noiva”, porque o fundo do vestido era todo branco. Fizemos outro com aplicações de flores coloridas confeccionadas em linha de tons pastéis, inspirado no filme Cinderela. Aqui produzimos até vestidos em amarelo, turquesa… Já tivemos noivas de todos os tipos e estilos aqui. E é muito importante seguir o estilo da noiva e do casamento dela.

COMO FAZER PARA QUE A NOIVA SEM VESTIDO BRANCO NÃO PERCA A SUA “IDENTIDADE COMO NOIVA”?

Luhana Pawlick: O vestido não ser “branco” é tranquilo, o problema é querer cores mais fortes e vibrantes. Porque não tem muito como fugir dos tons claros e suaves, essa é a característica mais forte da noiva, o vestido branco (ou quase!). Porém, nas palestras e talks que faço, sempre falo que “noiva” também é uma questão de postura, de emoções e sentimentos, um estado de espírito e não só de vestimenta, e isso ajuda na   “figura da noiva”. Nos vestidos sor mesure que desenvolvemos, o sonho da noiva sempre prevalece, então procuro sobrepor o branco ou off-white ao tom de cor escolhido.

Apesar de algumas noivas não usarem, não podemos esquecer que a mantilha ou véu talvez seja o item chave para ela não perder a “identidade noiva”, principalmente com vestido sem ser da cor branca. Ele também é uma característica marcante da “figura noiva”, além de trazer o sentimento de “agora estou vestida de noiva”.

: Essa pergunta é bem bacana, porque é importante que a gente faça um vestido colorido mas que não perca a identidade-noiva. Quando ela opta por um vestido com toques de cor, eu acho mais fácil de manter, porque geralmente permanece o fundo branco. Mas quando a noiva opta por um vestido colorido mesmo, é mais difícil chegar na delicadeza, digamos assim. Fazendo um modelo mais clássico, um estilo de decote ou colocando o véu e só colocando a cor um pouco irreverente, a gente consegue trazer a cara da noiva pro vestido sem perder a identidade – que tem que ser forte, né?! A noiva não pode ser confundida com uma convidada.

PENSA EM USAR UM VESTIDO DE NOIVA COLORIDO? SIGA AS DICAS!

Luhana Pawlick:

  • Tenha bom senso. Olhe fotos com vestidos no mesmo tom que queira e se imagine naquela cor, pois é um momento único, talvez o mais marcante da vida.
  • Procure uma boa estilista, um ateliê que confie plenamente, que tenha competência para esclarecer todas essas dúvidas.
  • Você precisa ser caracterizada como noiva, e não ser uma caricatura de noiva ou parecer que está com um vestido de festa, ou ainda, fantasiada de noiva.

:

  • Avalie ao vivo a diferença entre a cor que você optou (off-white, nude, pele ou algo mais colorido que isso) e o branco.
  • Cheque também a cor com o seu tom de pele. Algumas noivas tem a cor de pele que combina mais com o branco, com o off.. É importante em um momento decisivo desses avaliar se o tom da sua pele funciona com alguma dessas cores.

CRÉDITOS

  1. a 3. John Armstrong  |  4. Levi e Jana Carminati  |  5. a 8. Divulgação/

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Ela é pequena, mas tem o coração enorme. Já tem dono! É apaixonada por contar histórias. Não se imagina fazendo outra coisa, escolheu ser jornalista desde que veio ao mundo.