Aprenda a escolher o terno para padrinho de casamento

Por  |  0 Comentários


Escolher o terno para padrinho de casamento é uma das suas principais dúvidas? Vem com a gente aprender tintim por tintim!

Por vezes passamos muito tempo pensando no look das madrinhas e nos esquecemos de um detalhe bem importante: eles, os padrinhos. Assim como as mulheres, os melhores amigos do noivo irão compor o altar e é preciso pensar em trajes que combinem tanto com o estilo do casamento quanto com a roupa escolhida para as outras pessoas que estarão em evidência. A ideia, de acordo com a La Beca, é encontrar um equilíbrio de cores e modelos.

“Normalmente buscamos mostrar aos noivos trajes mais elaborados – que fogem do tradicional, tendo em vista que possuem colete, camisa, gravata no estilo a rigor e alguns até certo brilho. Já para os padrinhos mostramos modelos mais tradicionais, mas nada impede o uso de colete”, explica André Paulo Alves Gomes, gerente da unidade localizada no setor Marista, em Goiânia.


Terno = paletó + colete + calça

Costume = paletó + calça  


A principal dúvida dos noivos costuma ser a paleta de cores, mas – assim como em grande parte do checklist de um casamento – não existem regras fixas. Ou seja: tudo deve obedecer a vontade do casal. Como falamos no início, o pulo do gato é zelar pela harmonia do altar, principalmente se pensarmos que isso irá se refletir (e muito!) nas fotos da cerimônia.

“Sempre orientamos os noivos de que é importante seguir um padrão de cor ou estilo único para os padrinhos, pois desta forma eles se diferenciam dos demais convidados”, explica André Paulo. Mas isso não significa que os seus padrinhos precisam se vestir exatamente iguais ou usar apenas uma tonalidade.

Terno para padrinho de casamento - Foto Thiago Macedo

A ideia é legal e temos muitos exemplos para comprová-la – é só ver a foto acima. Ainda assim, dependendo da preferência de quem vai casar, o elemento responsável por trazer unidade pode ser mais discreto (como uma gravata da mesma cor, inclusive para os pais dos noivos) ou até mais divertido e irreverente, como meias coloridas, camisetas de super-heróis e abotoaduras temáticas.

Está liberado soltar a imaginação e pensar, com o auxílio de profissionais especializados no assunto, no que funciona melhor de acordo com a personalidade dos noivos. Mas não se esqueça que há um lado negativo em fazer muitas exigências no que diz respeito ao dress code dos padrinhos: o custo. Afinal, quando há muitas regras, é de bom tom arcar com as despesas para não correr o risco de constranger alguém.

DICAS DE MESTRE, POR LA BECA

Para casamentos de dia 

  • Noivo: terno com colete claro (de preferência sem detalhes em cetim) + camisa + gravata
  • Padrinhos: costume claro (de preferência em tonalidades de cinza e chumbo) + gravata + camisa OU conjunto de colete + calça + gravata

Para casamentos à noite

  • Noivo: terno com colete escuro (podendo conter detalhes em cetim) + camisa + gravata
  • Padrinhos: terno escuro (de preferência preto, grafite ou azul) + camisa + gravata

terno-para-padrinho-de-casamento-terno-azul-foto-lazzari-fotografia-e-filmagens

Outro ponto importantíssimo é o corte dos trajes. André Paulo reforça que não há exigências quanto a isso; o que vale, de acordo com ele, é identificar qual modelo se adequa melhor a cada tipo físico. “Hoje sabemos que existe um movimento global no que diz respeito à vaidade masculina. O homem está cada vez mais exigente, inclusive saindo do clássico e passando a usar uma tendência do momento que é o slim fit (ajustado ao corpo)”, explica.

Além do slim fit, existem três tipos de cortes bastante conhecidos. Veja as principais características de cada um deles:

1. Italiano: mais acinturado, com mangas estreitas, cós da calça mais baixo e mais seco na área das coxas

2. Inglês: mais solto e com duas fendas traseiras

3. Clássico ou Americano: caimento mais reto e conhecido por seu extremo conforto, é ligeiramente acinturado e possui apenas uma fenda

terno-para-padrinho-de-casamento-gravatas-iguais-para-padrinhos-foto-luiza-ferraz

Gostou das dicas para escolher o terno para padrinho de casamento? Mande para a gente suas dúvidas e prometemos responder!


Créditos

1, 6 e 7- Lazzari Fotografia e Filmagens  |  2- Thiago Macedo  |  3- Frederico Santa Rosa  |  4- Anna Quast e Ricky Arruda Fotografia  |  5- Lucena Foto  |  8- Luiza Ferraz

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Nascida em Minas, criada em Recife e apaixonada pelo Rio. Viajar o mundo é seu sonho, o que torna luas de mel e destination weddings um caso de amor à parte. Escolheu o jornalismo pela inquietante vontade de transformar em palavras histórias que mereçam ser contadas.