Solaine Piccoli: quatro décadas entre tecidos e croquis

Por  |  0 Comentários


Ela se inspirou em Romeu e Julieta para assinar seu próprio vestido de noiva. Talentosa, culta e segura de si, a estilista Solaine Piccoli comemora 40 anos de carreira – repleta de (boas) histórias para contar – e garante: esse é apenas o começo!

Tudo na vida de Solaine Piccoli tem uma explicação, seja pelo dom da família, passado de geração para geração, ou por sua primeira inspiração, aos 12 anos, vinda do filme “Sissi, a imperatriz”, que se tornaria hoje o fio condutor de sua pré-coleção de vestidos para casamento. Fato é que assim como nas mais de cinco mil produções que levam sua assinatura, pequenos detalhes costuraram seu destino. E fizeram toda a diferença. Talvez por isso a estilista completa, no auge dos seus 70 anos de vida, 40 de profissão muito bem vividos, principalmente no que diz respeito a sua dedicação e fidelidade com aquelas que estão com o pé no altar. Esse fato, aliado à missão da marca – a de realizar sonhos – não muda nunca, não importa quanto tempo passe. “O primeiro vestido que fiz foi de noiva e logo me encantei. Então comecei a me especializar nelas, que me procuram na busca de realizar seus mais diferentes sonhos. Isso me motiva e move até hoje”, conta a estilista, que dentre os mil e um motivos para se sentir realizada (profissional e pessoalmente), está o fato de ver que três dos seus quatro filhos seguiram seus passos. E que, ao lado deles, quatro décadas ainda são apenas o começo. Afinal, o céu é o limite quando se trata de sonhos – em especial, o de noivas.  

Solaine Piccoli: quarenta anos de profissão - Foto Nattan Carvalho

  1. São 70 anos de vida e 40 de profissão. Qual a maior lição que você tira disso tudo?

Que o tempo passa e as mudanças acontecem rapidamente, mas a essência continua na emoção e no coração das pessoas. Isso é fantástico! Me dá ânimo e energia para querer aprender sempre mais. São lições a cada dia.

  1. O que mudou e o que permaneceu de lá pra cá?

Tudo mudou numa velocidade espantosa, mas o desejo e a esperança de ser feliz nesta etapa de vida da mulher continuam iguais.

  1. Quarenta anos não são quarenta dias… Qual a fórmula do seu sucesso?

A perseverança, a audácia e a confiança. Acreditando sempre nas pessoas e nos sonhos.

  1. Quais os maiores feitos da empresa ao longo de todos esses anos?

O crescimento de uma pequena cidade do interior para Porto Alegre, São Paulo e agora Viena; a renovação, acompanhando as tendências e, principalmente a confiança e a união da equipe. Ao longo dos anos crescemos juntas… Muitas foram seguir seus caminhos, mas a ligação de aprendizado e afeto continua. Fizemos muitas amizades e hoje, nossas noivas voltam com suas filhas debutantes. Isso é muito gratificante!

  1. Como foi esse processo de expandir o ateliê não só para São Paulo, mas também para a Áustria? Qual a principal diferença e semelhança entre os três?

Sempre com muita cautela, estudando o mercado, suas variáveis e suas particularidades.

A semelhança está em nossa missão – a de realizar sonhos –, e a diferença está em cada noiva, independentemente do lugar em que estão. As coleções são criadas e adaptadas conforme as especificidades locais e o tamanho de seus sonhos.

  1. Atualmente quantos funcionários fazem parte da marca?

Ao todo são 20 funcionárias, que transitam entre as três lojas conforme a produção.  A maioria é formada em moda, e nosso orgulho maior é tê-las e saber o quanto são dedicadas, responsáveis e muito competentes.

Solaine Piccoli: quarenta anos de profissão - Foto Nattan Carvalho

  1. Quantas noivas vestem por mês e quantas já vestiram ao longo desses 40 anos?

Mais de cinco mil vestidos ao longo dos quarenta anos e uma média de 30 a 50 noivas por mês nas três lojas. Mas a maior soma são de agradecimentos entusiasmados de felicidade, carinho e gratidão.

  1. A cada nova coleção lançada é perceptível que você cada vez mais eleva o nível das peças. De onde vêm suas inspirações para criar?

Da história, com muita pesquisa a lugares onde se originaram personagens marcantes. História de mulheres guerreiras que perseguiram seus sonhos.

  1. E a nova coleção de 2017, pode adiantar um pouco o que as noivas vão encontrar?

Na coleção Voyage as noivas podem encontrar vestidos delicados, sofisticados e sutis, feitas à mão e com tecidos muito nobres.

  1. Por último, mas não menos importante: qual o segredo para continuar encantando todas as noivas que vestem um Solaine Piccoli?

O carinho, respeito e a confiança que a marca tem com cada uma de nossas noivas.

Acompanhe mais dicas e novidades sobre o vestido de noiva aqui no site!


CRÉDITOS

1. | 2 e 3. Nattan Carvalho | 4, 5, 6 e 7.  Ladies & Lord

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Uma sagitariana que tem a alegria como dom. É carioca, jornalista, tem 20 poucos anos e adora ser chamada de Duda. Como uma amante incurável de sorrisos e amores, espera que seu grande dia seja repleto deles. E que, assim como ela, você se torne uma multiplicadora fiel dessa dupla!