Oscar de la Renta: o estilista favorito das celebridades

Por  |  0 Comentários



Texto Jana Coimbra Fotos Divulgação

Ícone da moda, o estilista dominicano Oscar de la Renta morreu nessa segunda-feira, 21 de outubro, aos 82 anos, após uma discreta luta contra o câncer. Prestes a completar 50 anos à frente de sua marca, na semana passada ele anunciou a nomeação de Peter Copping, inglês recém-saído da Nina Ricci, como diretor criativo de sua empresa, enquanto assumiria um papel de “supervisão”.

Seu traço era clássico e romântico. Conhecido pelos vestidos de festas, foi eleito por Amal Alamuddin para assinar o look do casamento com George Clooney. Depois de ter sua criação estampada em manchetes do mundo inteiro, a marca lançou a coleção de outono-inverno 2015 para noivas. Os desenhos têm  a parte de cima mais justa e as sais mais rodadas. Todos elegantes e muito femininos. Apesar da coleção ser voltada para os dias cinzas, os vestidos são leves com rendas vazados que sobrepõem tules volumosos em modelos com alças e tomara que caia.

oscar de la renta 19 oscar de la renta 18 Oscar de la Renta 17 oscar de la renta 16 oscar de la renta 15

Uma de suas últimas aparições foi durante a Semana de Moda de Nova York, dia 9 de setembro. Segundo a família, Oscar de la Renta morreu em sua casa em Kent, Connecticut. Sua morte foi confirmada por sua mulher, Annette de la Renta.

De la Renta se apaixonou pelo mundo da moda quando estudava pintura em Madrid. Ele começou um estágio com Cristóbal Balenciaga, que se tornou seu mentor, e iniciou sua carreira em 1950. Ganhou fama ao desenhar os vestidos da primeira dama americana Jaqueline Kennedy nos anos 60 e a partir daí tornou-se o estilista favorito das mais célebres noivas do mundo e estrelas de cinema como Audrey Rebel, Cameron Diaz, Penélope Cruz e Nicole Kidman.

Elle Fanning, Gisele Bundchen e Jackie O de Oscar de la RentaCameron Diaz, Penélope Cruz e Nicole Kidman de Oscar de la Renta

Nosso desejo é que os novos estilistas façam jus ao legado construído por ele com tanta elegância. Apaixone-se!

oscar de la renta oscar de la renta 09 oscar de la renta 08 oscar de la renta 06 oscar de la renta 04 oscar de la renta 03 oscar de la renta 02

Luto no mundo da moda

Premiado por sua carreira pelo Conselho Estilistas dos Estados Unidos em 1990 e considerado o estilista do ano em 2000 e 2007, o anúncio de sua morte comoveu o mundo da moda.

♦ “Sempre será o cavalheiro da moda”, escreveu no Twitter a modelo Naomi Campbell.

♦ Laura Bush, em seu nome e no do marido e ex-presidente George W. Bush, destacou em um comunicado sua “personalidade, generosidade”, assim como a “simpatia e o talento maravilhoso”.

♦  “Deixou suas marcas na indústria da moda universal; não há um canto deste planeta em que alguém não saiba o que é Oscar de la Renta”, disse em Santo Domingo o estilista Sócrates Mckinney, organizador da Dominicana Moda.

♦  “Mestre…tuas marcas ficam. Que descanse em paz #OscarDeLaRenta”, afirmou o ministério da Cultura do país em sua conta oficial no Twitter.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Jornalista mineira, dona de uma coleção de sonhos e apaixonada pelo o que é leve. Nunca subiu ao altar, mas nutre a certeza de chegar lá com seu amor da vida. Adora combinar palavras para contar histórias e assume ter uma queda por casamentos ao ar livre.