O que você precisa saber sobre os acessórios da noiva

Por  |  0 Comentários


Acessórios para noivas são muito importantes, por isso reunimos dicas de cinco profissionais especialistas para te deixar afiada na hora de escolher os seus!

Dedicar muito tempo à escolha do vestido e deixar os acessórios para a última hora. Esse é um erro recorrente entre as noivas e nos sentimos no papel de dizer, em alto e bom som, que nenhum look fica perfeito sem os complementos certos.

Ou seja: dispense um tempo considerável para entender quais peças combinam com a sua produção, mas antes leia as dicas de profissionais que entendem do assunto para definir um ponto de partida.

Está liberado usar as tendências a seu favor, adequando-as à sua personalidade, traços físicos e vontade – afinal, tudo deve ser fiel às suas expectativas. E se isso significa quebrar alguns protocolos, esqueça o medo e mergulhe de cabeça.

PASSO 1: TIMING

  • Cada peça em um tempo: as alianças podem ser buscadas com um mês de antecedências, brincos, colares e pulseiras com dois e objetos mais complexos, como tiaras e terços, com quatro ou cinco (Deborah Bressan)
  • Mas cuidado! Nada de procurar os acessórios antes de escolher o vestido de noiva ou o estilo da festa, principalmente se ela for temática (Deborah Bressan)
  • Afinal… O vestido deve combinar com tudo que envolve o casamento: horário, local e, principalmente, os acessórios que vão compor o look (Sonia Andradelima)

Acessórios para noivas: tiaras - Foto Thais Carvalho

PASSO 2: SINTONIA É A REGRA DE OURO 

  • Tudo depende! Uma igreja grande e uma cerimônia à noite pedem mais do que um miniwedding à luz do dia, portanto é bom que a noiva leve em consideração todo o contexto ()
  • Por outro lado… Ela não deve abrir mão de algo que sempre sonhou por conta disso. Caso escolha um estilo princesa, mas vá se casar à tarde, tudo bem usar uma coroa pequena, acompanhada de brincos discretos ()
  • Seus melhores aliados! Busque profissionais que entendam quais acessórios funcionam melhor para o seu tipo de rosto. Há quem fique melhor com tiaras retas e outras com peças mais finas, por exemplo (Sonia Andradelima)
  • Truque de mestre! Vale a pena fazer a última prova do vestido com todos os acessórios e conciliar a ocasião ao teste de cabelo e maquiagem. Assim a noiva consegue se ver pronta, sem surpresas no grande dia ()

Acessórios para noivas: brincos - Foto Thais Carvalho

PASSO 3: QUAL O SEU ESTILO?

  • Tradição em alta! Como o casamento é o evento mais importante de suas vidas, a maioria das noivas opta por joias mais tradicionais, como um brinco de brilhantes ou pérola e um cristal de rocha (David Cohen)
  • Mas também há lugar para o novo: quem quiser fazer diferente pode apostar em pedras mais cristalizadas, com boa transparência, a exemplo de um citrino bem clarinho, uma água marinha ou uma turmalina paraíba (David Cohen)
  • E mais: caso a noiva deseje algo ainda mais diferente, a aposta é o rubi sangue de pombo. Mas lembre-se: a escolha sempre deve respeitar a sua personalidade (David Cohen) 
  • Atenção! Evite pedras e cores opacas, pois nada deve obstruir a luz. A não ser que seja um desejo seguro da noiva – afinal, questões religiosas, crenças e superstições são coisas muito pessoais (David Cohen)

ELA É CARIOCA!

De acordo com hairtylist e make-up artist Marcelo Hicho, as noivas do Rio de Janeiro são resistentes a penteados presos e preferem acessórios requintados, mas não muito grandes.

Na sua visão, as tiaras de porte médio têm reinado absolutas nas últimas temporadas – abrindo espaço apenas para os pentes de cabelo, outro acessório muito pedido entre as cariocas.

“Eles são chiquérrimos e vão bem para qualquer tipo de penteado ou estilo de noiva. O único inconveniente é que não são vistos de frente, mas muitas noivas não gostam de acessórios que apareçam muito”, explica o profissional.

Com mais de 20 anos no mercado de aluguel de joias, Sonia Andradelima, lembra que as flores – sejam naturais ou artificiais – também são um elemento queridinho das mulheres que vão se casar na praia. A única ressalva, segundo ela, é pensar no formato do rosto na hora de escolhê-lo.


Acessórios para noivas: grinalda - Foto Thais Carvalho

PASSO 4: AVALIE O QUE ESTÁ EM ALTA

  • Trend alert! Para 2017, os brincos ear cuffs bem estilizados, com um movimento arrojado e muito brilho, prometem bombar (David Cohen)
  • Eles importam, sim! A cada ano, mesmo as noivas mais tradicionais estão se conscientizando da importância dos brincos no seu visual (David Cohen)
  • O tom das joias: não existem regras na escolha entre dourado e prateado. Embora o último esteja em alta há algum tempo, é o gosto da noiva que deve ser levado em consideração (Sonia Andradelima) 
  • Verdade ou mito? Esqueça tudo o que você já ouviu: as noivas podem, sim, usar colar. Eles agregam valor ao look, mas existe uma regra básica. Se for usá-lo, nada de brincos grandes! (Deborah Bressan)
  • Queridinhas! Além de lindas e clássicas, as pulseiras riviera não brigam com os demais acessórios. Caso vá usar outros modelos, tenha cautela e sempre se lembre de que menos é mais (Deborah Bressan)

 TIRA-TEIMA COM CAROL HUNGRIA 

Para casamentos de dia: flores de organza ou de renda, fios de cetim bordados e brincos pequenos (que podem ter um leve brilho para iluminar o rosto)

Para casamentos à noite: grinaldas de prata com pedras ou pérolas (coroas, caso o look seja mais princesa, e tiaras ou porta-coques, se a produção for mais discreta). Brincos grandes estão liberados!

Para vestidos decotados: cabelo preso + brincos grandes

Para vestidos de gola alta: a melhor pedida é uma tiara ou uma peça superdelicada presa ao coque. Em ambos os casos, use brincos pequenos! 

Para vestidos tomara que caia: não tenha medo dos brincos compridos. Eles irão alongar a silhueta!

Para vestidos dourados: a regra é clara – acessórios que também tenham a base nesse tom. “Essa combinação de prata com dourado, que está super em alta, não funciona muito na moda noiva”, explica a estilista

Para vestidos com forro nude ou rosé: flores no mesmo tom, pente com estilo mais rústico ou uma peça de pérolas. Nada muito clássico, combinado?


Acessórios para noivas: alianças - Foto Thais Carvalho

PASSO 5: INVISTA EM SIMBOLISMOS QUE TÊM A VER COM VOCÊ

  • Protagonista! Todos os holofotes devem se voltar para a aliança. Símbolo máximo da união de duas pessoas, todas as culturas e religiões têm nela essa expressão (David Cohen)
  • Menos é mais: prefira alianças simples, polidas, sem pedras ou gravações. Ela é um elemento liso, contínuo e ininterrupto do amor, por isso merece ser única (David Cohen) 
  • Símbolo de fé: o terço é um acessório religioso que pode compor o visual da noiva. Quando expressa a sua fé, ele traz uma carga especial de emoção para o momento da cerimônia (David Cohen)
  • Personalização acima de tudo: uma ideia é colocar no terço a medalha do santo do qual a noiva é devota. As contas podem ser cravejadas de brilhantes ou substituídas por pedras como calcedônia, pérola e jade (David Cohen)
  • Homenagem a quem já se foi: os relicários são uma ótima forma de relembrar entes falecidos. Presos no buquê, eles podem trazer frases significativas, fotos da pessoa ou até a sua imagem gravada no próprio ouro (David Cohen)

Acessórios para noivas: terço - Foto Thais Carvalho

E aí, gostou das dicas para a escolha dos acessórios para noivas?


Créditos

1- Sérgio Ronaldo Fotografias  |  2 e 3- Fausto e Valéria  |  4 e 5- Divulgação/ Deborah Bressan  |  6 e 7- Ricardo Pereira  |  8- Luiza Reis Fotografia  |  9- Thais Carvalho

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Nascida em Minas, criada em Recife e apaixonada pelo Rio. Viajar o mundo é seu sonho, o que torna luas de mel e destination weddings um caso de amor à parte. Escolheu o jornalismo pela inquietante vontade de transformar em palavras histórias que mereçam ser contadas.