Marie Lafayette: 10 anos produzindo vestidos de noivas dos sonhos

Por  |  0 Comentários


Há dez anos, o Atelier Marie Lafayette faz todo mundo pirar com suas peças. Um noivo ansioso já até ligou e insistiu para a Marie contar como era o vestido de sua noiva. Ela, claro, não estragou a surpresa. Só aumentou as expectativas

A história da estilista Marie Lafayette é inspiradora. A cada palavra dita por ela (e até subentendida), fica perceptível o quanto a descendente de Lafayette –nome da alta costura francesa – se dedica para trazer o melhor da moda desde muito cedo. Começou a trabalhar com moda logo após de ser formar na ESMOD em Paris. Apaixonada por vestidos de noiva, sua brincadeira predileta sempre foi fazer vestidos de noiva e festa para Barbies e desenhar bonecas e vestidos. Esse desejo se tornou realidade: hoje, no Atelier Marie Lafayette, a estilista dá vida aos vestidos dos sonhos de cada noiva.

Devido a sua enorme paixão pela alta costura e pela moulage, técnica de montagem de roupas no manequim, Marie abriu seu Atelier para trabalhar com vestidos artesanais, feitos à mão, com muito amor e extrema dedicação.

“O que me motiva a trabalhar com vestidos de noiva é a realização do sonho e os valores da família. Acredito no amor e no casamento. Para mim os vestidos de noiva são como obras de artes, esculturas. Sou uma eterna apaixonada pela arte”

MUDANÇAS DE PARADIGMAS

Questionada sobre as principais mudanças que consegue elencar ao longo desses dez anos, Marie Lafayette diz que a empresa está sendo repaginando para a noiva atual. “A noiva do começo do Atelier buscava muito luxo e principalmente agradar aos convidados em sua cerimônia. A nossa noiva de hoje, já vem com bastante informação e suas preferências bem definidas, são mulheres mais independentes e que buscam menos aprovação das amigas ou familiares.” Sendo assim, é possível constatar que estamos vivendo tempos mais conscientes, em que existe uma postura de elegância traduzida em peças mais simples, mesmo que ricas em detalhes.

INOVAÇÕES PARA ATENDER MELHOR 

Lidando com mulheres antenadas e conectadas que não tem tanto tempo disponível, o Atelier conta atualmente com um bom SAC 2.0 no Facebook. Assim, consegue atender as dúvidas das noivas com rapidez.

“A noiva de hoje valoriza muito informação e sabe bem o que quer. Por isso nos atualizamos também nesse sentido, contando com um relacionamento mais intimista entre a noiva e  a estilista,  que esclarece as  duvidas via WhatsApp, Facebook, Instagram e através do site e cria um atendimento mais caloroso e eficiente.”, completou Marie em entrevista

Outra inovação e chance de aproximação com as noivas é a playlist no Spotify, feita com muito carinho pela área de marketing com o objetivo de participar do cotidiano das noivas.

TENDÊNCIAS E ESTILO 

Seguindo a linha romântica atemporal, Marie Lafayette cria peças exclusivas para noivas que amam vestidos elegantes. Atualmente, a estilista classifica que seu público tem procurado peças leves e com tecidos fluidos, mas diz que ainda existem noivas clássicas que preferem o estilo princesa como Grace Kelly e Kate Middleton.

A equipe trabalha com materiais importados da França , Itália e Portugal. Alguns deles são adquiridos pela própria Marie Lafayette em viagens pessoais, que faz questão de escolher à dedo as rendas mais lindas para suas noivas. Ao lado de Marie, estão profissionais experientes e diferenciados no mercado. Os melhores materiais não funcionariam sem as melhores mãos.

UM SONHO REALIZADO (ATÉ EM TEMPO RECORDE)

Em média, são seis encontros desde a primeira visita ao Atelier Marie Lafayette até a entrega da peça. As noivas procuram seus vestidos com uma antecedência de seis a doze meses e pensam junto com a equipe em cada detalhe do modelo. Algumas exceções foram em tempo recorde! O vestido da noiva chamada Karen foi feito em 10 dias. Algumas noivas de fora do país, principalmente de Angola, já foram atendidas com imensa rapidez, tendo o vestido pronto em sete dias.

A noiva Ludimila Azeredo, que se casou com Bernardo Pontes contou para à IC um pouco mais sobre sua experiência no Atelier Marie Lafayette.

“Não tenho palavras pra definir como foi. Se tem algo que eu me lembro perfeitamente até hoje, é exatamente o que eu senti quando vi o meu vestido pronto na última prova! Eu só conseguia chorar e agradecer, não conseguia nem dizer direito… Nada do que eu pudesse dizer iria descrever aquela sensação! Só de lembrar, já fico emocionada! Não só a Marie, mas a equipe como um todo desenhou algo que era muito além do que eu simplesmente queria. Me sinto uma sortuda por Deus ter me colocado nas mãos certas!”

Ludimila já tinha algumas referências colecionadas para o seu vestido, que foi um modelo semi-sereia com decote ombro a ombro e manga longa boca de sino. Toda a peça foi bordada com mais de 100 mil unidades de pedrarias brancas e prateadas contendo cristais, paetês franceses, vidrilhos, canutilhos e miçangas. Para dar um toque final, os botões utilizados no acabamento das costas eram feitos de cristais swarovski. Impossível não se inspirar com a peça, que foi pensada para ter cada centímetro perfeito.

“O atelier da Marie pra mim é como se fosse uma família, sabe? São pessoas que te acolhem, que querem te ouvir, entender o que você quer e de fato fazem de tudo pra tornar seu sonho real. São pessoas que tenho muito carinho e que serei grata eternamente”, completou Ludimila.

+ SOBRE O ATELIER MARIE LAFAYETTE

  • Faixa de preço: a partir de 8 mil
  • Média de vestidos feitos por ano: 200
  • Média de vestidos produzidos ao longo dos 10 anos: 2.000
  • Tempo de antecedência para encomendar um vestido: no mínimo 6 meses

CRÉDITOS

1. e 2. Arquivo pessoal  |  3. 4. 5. Fabrícia Soares

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Ela é pequena, mas tem o coração enorme. Já tem dono! É apaixonada por contar histórias. Não se imagina fazendo outra coisa, escolheu ser jornalista desde que veio ao mundo.