
Lethicia Bronstein entre linhas e agulhas
Texto Tainah Sartori
Um dos acontecimentos marcantes que antecedem o grande dia é a escolha do vestido de noiva. Traduzir o sonho do casamento, a pureza de uma celebração e um instante mágico, sem dúvida, é a doce tarefa de Lethicia Bronstein. Formada em moda por uma instituição do Rio de Janeiro, a estilista desde pequena prestava atenção nos cortes, tecidos e aplicações das roupas, e não se lembra de um único período em que não esteve de corpo e alma no mundo da moda.
O pontapé inicial veio de uma forma diferente e espontânea, criando um modelo para uma grande amiga. A partir de então, as encomendas e o sucesso eram garantidos em cada desenho e, em pouco tempo, os ateliês do Rio e de São Paulo já recebiam madrinhas, mães e convidadas que também buscavam um look perfeito. “Penso muito em cada detalhe, em cada escolha e isso faz com que a mulher se sinta extremamente poderosa. Os vestidos são desenhados exclusivamente para uma pessoa, então não existe uma inspiração específica. A ideia é demonstrar a personalidade de quem usa, e eu exponho isso em cada minucioso bordado”, afirma a estilista ao falar tanto da sua linha de noiva quanto de festa.
Suas peças não seguem uma linha particular, algumas são extremamente românticas, outras mais sensuais ou até mesmo com formas marcantes, mas todas representam o sonho de um determinado momento. Nos croquis nupciais as aplicações de tules, pérolas e paetês variam de acordo com a grande estrela da noite. Para as delicadas, laços; mais sérias ou despojadas, o brilho e a renda são ótima alternativas. Lethicia lembra que simplicidade, sofisticação e cuidados nos detalhes constroem um modelito clássico, atemporal e perfeito, mas que não há uma regra, somente a vontade de realizar e revelar através do vestido as esperanças e sentimentos dela.
Antes de ser estilista, Lethicia se classifica como consultora. “Faço questão de atender pessoalmente cada cliente, pois é importante entender sua personalidade e saber da história do casal. Juntas chegamos a um modelo ideal, e sempre acompanho os preparativos que antecedem o casamento. Conforme surgem novas referências na festa, incorporo-as ao traje.”
Algumas dicas básicas, como pouco brilho durante o dia, um decote mais certeiro à noite, longo em uma cerimônia luxuosa ou uma opção leve durante à tarde, são sempre bem-vindas, mas o principal é se sentir confortável e especial. Para finalizar, a fada madrinha das criações deslumbrantes ressalta: “Esteja à vontade, chic e completa. Esse será o seu modelo.”