Dicas e tendências de buquê de noiva para 2021

Por  |  0 Comentários


Conversamos com quem entende do assunto para trazer para vocês tudo o que envolve o universo dos buquês de noiva – desde conselhos até as novidades para o próximo ano. Veja!

Se tem uma coisa que o século XXI trouxe para o mercado de casamentos foi o perfil de noivas super antenadas. Além de apostarem 100% em suas personalidades – e consequentemente gostos e escolhas –, elas também são incansáveis quando o assunto se fixa em buscar referências. Pesquisam, comparam, criam pastinhas de inspirações, transformam o Pinterest em seu melhor amigo (e por aí vai!), mas a última cartada, inevitavelmente, está sempre de acordo com seu estilo. E isso não tem a ver apenas com o vestido de noiva ou com a decoração do casamento não, viu? Acontece o mesmo com outros pequenos (mas super relevantes!) detalhes, tais como o tão amado buquê.

E como por aqui na IC nós gostamos mesmo é de dar voz a tudo e todos que contribuam de forma positiva para o dia mais importante da sua vida, conversamos com Mery Costa, o nome por trás do cobiçado Aurora Atelier Floral, e descobrimos as dicas e tendências de buquê de noiva para 2021. Porque, afinal, não existe conselho melhor do que de quem entende do assunto, né?!

AS FAVORITAS DA MULHERADA

Conforme falamos acima, atualmente as noivas são muito influenciadas por inspirações vindas do exterior – e isso reflete diretamente na procura por espécies como peônias, tulipas e garden roses. A boa notícia, inclusive, é que o mercado de flores nacional evoluiu bastante e, atualmente, é possível encontrar muitas delas por aqui, em determinados períodos do ano. “Além disso, muitas noivas dão preferência para as orquídeas (as minhas preferidas!). Sinônimo de sofisticação e elegância, ela é uma flor super nobre e que traz uma leveza sem igual para o buquê”, esclarece a profissional.

AS FLORES DE CADA ESTAÇÃO

Segundo a design, é importante esclarecer que toda flor tem sua melhor época (estação) para compra, o que não significa dizer, entretanto, que ela será uma flor com o valor mais em conta. “As flores nobres também têm sua época/estação do ano, como as tulipas, que são flores de inverno e necessitam do frio para crescerem e desabrocharem. (…) Esse conceito me passa uma ideia de flores mais comuns, mais básicas e menos exclusivas. E isso é tudo que não queremos no buquê da noiva, pois é com ele que ela estará nas suas principais fotos, sendo um item de grande valor e destaque. Por isso, merece todo um cuidado especial!”.

OS TRÊS PILARES

Para a empresária, o buquê precisa, necessariamente, combinar com três pilares:

  1. O estilo do casamento, que dita o local e horário da cerimônia
  2. O gosto pessoal de cada noiva
  3. As medidas da noiva e produção dela

Ela ainda defende que “nada pode se sobrepor na noiva. Por isso, o equilíbrio entre o vestido e o buquê é fundamental”.

BUQUÊS X ESTILOS DE CASAMENTOS

O estilo do casamento dita grande parte das escolhas do casal, que vão desde a definição do local e horário da cerimônia, incluindo (principalmente) o vestido da noiva. Como o buquê é um item pessoal (e não faz parte da decoração, assim), ele precisa estar em harmonia perfeita também com a produção da noiva. Aqui entra, inclusive, o trabalho de um design floral: orientar as nubentes neste caminho para definir qual será aquele que valorizará ainda mais a sua beleza. “Se a noiva definiu, por exemplo, um estilo mais clássico para a sua cerimônia, possivelmente ela casará a noite, talvez na igreja ou em local indoor, valorizando uma decoração mais imponente. Seguindo essa linha, o vestido possivelmente será mais encorpado, com mais rendas e bordados, a pele será mais marcada e o penteado mais estruturado. Ou seja, o estilo tende para um buquê mais comportado, que não brigue com o vestido, como um redondinho mais clássico, monocromático, de flor única ou formato cascata”, explica.

BUQUÊS X ESTILOS DE NOIVAS

Definidas as escolhas “macro”, o ponto importante agora é personalizar o buquê de forma que ele seja produzido exclusivamente para você. “Aqui no Aurora Atelier Floral, por exemplo, tenho o cuidado de saber sobre suas medidas corporais, altura do seu salto e até se há uma diferença de altura considerável entre o casal”. Isso porque cada detalhe é super importante para que os pontos florais fiquem em harmonia e tenham um destaque proporcional.

BUQUÊS X BIOTIPOS DE NOIVAS

Como quando se trata de casamentos a “regra” é não ter regra, Mary acredita que orientar cada mulher sobre tudo aquilo que harmoniza melhor com ela, especialmente em termos de tamanho e formato, é sempre o melhor caminho. “Não sou a favor de regras, e sim da realização de sonhos. Por exemplo, se uma noiva ama buquê em cascata, mas ela é um pouco baixinha, proponho como solução o um formato uva, que tem um caimento menor, não tão longo quanto um cascata. Assim, ela não deixa de se casar com buquê dos seus sonhos e, ao mesmo tempo, é proporcional a ela”.

O SEGREDO PARA CONSERVAR O BUQUÊ

A conservação do buquê se inicia na seleção das flores, quando a profissional escolhe, dentro da paleta de cores, flores mais resistentes (de maior qualidade e durabilidade) e mantem todas elas em água limpa, com conservante até o início da produção. Depois de pronto, ela utiliza um produto sobre as pétalas, que as protege da perda de umidade ao longo do tempo, além de ser entregue para a noiva em um vasinho com água, também com conservante. Assim, ele pode durar até uma semana! “Por isso, também recomendo contratar um buquê mais simples, para jogar para as convidadas, uma vez que você poderá ‘namorar’ o seu por mais tempo”.

TENDÊNCIAS PARA 2021

A primeira tendência é: seguir o seu sonho do seu buquê, independentemente de regras ou tendências. “Defendo que ele deve ser, de fato, um item produzido exclusivamente para cada noiva”, ressalta a proprietária do Aurora Atelier Floral. Dito isso, o mercado tem visto, nos últimos anos, muita procura por aqueles com formatos mais variados, chamados de desconstruídos, em produções que trazem uma variedade maior de espécies nobres, de diferentes tamanhos e formatos de flores, diversidade de folhagens e sementes.

Além disso, segundo Mery, a grande tendência para acompanhar e harmonizar não só com o buquê, como para completar o look da noiva, é a grinalda produzida com flores naturais.

DICA DE OURO!

Apesar de todos os itens listados acima serem de extrema relevância para escolher o buquê perfeito para a ocasião, a orientação básica é a de entender que a peça é um item pessoal. “O buquê é o arranjo mais importante do seu casamento, e por isso merece ter flores exuberantes, perfeitas, com maior qualidade e durabilidade, e distintas das flores da decoração para que ele cumpra sua verdadeira missão: embelezar ainda mais sua dona”, completa e finaliza.

Gostou das dicas do Aurora Atelier Floral? Acompanhe muito mais novidades sobre o buquê de noiva aqui!

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


ic indica

avatar

Uma sagitariana que tem a alegria como dom. É carioca, jornalista, tem 20 poucos anos e adora ser chamada de Duda. Como uma amante incurável de sorrisos e amores, espera que seu grande dia seja repleto deles. E que, assim como ela, você se torne uma multiplicadora fiel dessa dupla!