Contador de belezas

Por  |  2 Comentários


O paulistano Antonio Feletti, conhecido na capital federal como o talentoso Toni Feletti, é preciso e descomplicado ao falar de beleza. Para ele, linda é a mulher que é feliz. Penteado e maquiagem, suas especialidades, são formas de mostrar a beleza e a personalidade dessa diva – que pode ser extravagante ou discreta – ao mundo.

Inesquecível Casamento – Sua paixão por cabelos começou cedo. Como foi sua trajetória? Há nela um marco que foi definitivo para sua escolha de carreira?
Toni Feletti Minha paixão começou muito cedo, sempre tive atração pelos cabelos, texturas, cores. Comecei cortando cabelos de bonecas. Depois, de pessoas com menor poder aquisitivo e de todos que me permitiam experimentar esse sonho. Acredito que um fato marcante para a minha carreira foi a oposição sofrida diante da minha escolha. Ao contrário do esperado, essa oposição acabou me lançando mais ainda em direção à minha escolha. Com 15 anos, frequentava salões como “olheiro” e voluntário, sempre aproveitando a oportunidade de aprender algo a mais. Em maio de 1975, após cursos e mais cursos, comecei, definitivamente, a minha carreira.

• Quais os diferenciais do seu trabalho? Que tipo de hair stylist você se considera? Qual seu estilo?
Me considero mais clássico. Porém, procuro atender ao estilo e personalidade de cada cliente. O público com que lido é bastante diversificado. Atendo desde senhoras, passando por homens, executivas e mulheres bastante descoladas.

Quais os serviços oferecidos no salão? O que há de diferente no seu espaço?
Tenho um estúdio e nele oferecemos para a noiva, cabelo, maquiagem e um espaço para se vestir, aliviar a tensão e se sentir mais cômoda. Ademais, o atendimento é personalizado e feito por mim, faço questão disso. Acompanho a noiva desde a primeira visita até o grande dia. Aos demais clientes, oferecemos o mesmo tratamento personalizado e atencioso, e os serviços de corte, cor, manicure, pedicure, sobrancelhas. Nos preocupamos bastante em estar em dia com as tendências e novidades, sempre atualizados.

Foto Fábio Lacerda - Toni Felleti produzindo o penteado e a maquiagem de uma noivaFoto Fábio Lacerda - Toni Felleti produzindo o penteado e a maquiagem de uma noiva

O que você vê com bons olhos em termos de penteados para noivas? O que acha que é excesso e deve ser evitado?
Pode parecer estranho dizer isso, mas não acho que exista excesso. O que acredito é que se deve respeitar a personalidade de cada cliente. Em meio a pluralidade de personalidades e estilos, existem mulheres extravagantes e isso não as impede de serem elegantes. Do outro lado também há lindas e discretas mulheres. Para cada uma existe um penteado e maquiagem próprios.

• Em termos de maquiagem, o que você acredita que cai bem em um casamento? O que não deve ser feito?
Mais uma vez, acredito em inúmeras possibilidades de maquiagem para casamento, a depender da noiva. Mas algumas coisas, claro, devem ser observadas. Primeiro, é preciso respeitar o horário do evento. Para cada horário há um estilo mais leve ou mais forte de maquiagem. O fator principal, porém, é não fazer da noiva uma personagem. Explico isso a minhas clientes dizendo: “você tem que ser você vestida de noiva” e
não qualquer outra pessoa. Em termos práticos, não adianta colocar uma maquiagem leve em uma mulher que acorda e já está muito maquiada. Ela não se sentirá ela.

• Como você constrói o penteado e a maquiagem da noiva? Como é essa determinante conversa? A partir de que informações o look vai se formando?
Primeiramente, acho que é fundamental para o profissional fazer uma boa leitura do cliente. Essa leitura não vem acompanhada de um manual com um passo a passo, é fruto da experiência e requer sensibilidade, disposição para entender essa noiva. O look vai ser formando desde a primeira conversa e visita ao salão, respeitando a escolha do vestido e as referências para ponto de partida do cliente.

Para ter um cabelo e um rosto lindo, não só no dia do casamento, o que a noiva deve fazer? Quais suas dicas de beleza?
Meu principal conselho é que essa mulher seja feliz. Simples assim! Junto com isso, uma boa alimentação, bons hidratantes para o cabelo e para a pele, uma sobrancelha bem desenhada, unhas bem feitas…

Toni Felleti cuida de penteado e maquiagemPenteado produzido por Toni Felleti

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr