Colete do noivo: usar ou não usar?

Por  |  15 Comentários


O estilista carioca Eduardo Guinle abriu o jogo e nos ajudou a elaborar um code dress sobre o colete do noivo. Vai! Chama ele, lê a matéria e se ainda sobrarem dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários que a gente responde também.

Um bom terno pede um colete masculino. Afinal, além de enriquecer, o colete no look do noivo complementa o traje com um toque elegante e faz total diferença. Fato é que, sem ele, você estará igual a qualquer convidado e, cá entre nós, essa não é a ideia.

Importado de séculos passados e da cultura do Velho Mundo – quando além da questão de estilo era usado para aquecer o corpo -, o colete masculino é indicado em 100% dos casos. Para Eduardo Guinle, o acessório combina com qualquer tipo de cerimônia. “Casamentos despojados, na praia, no campo ou numa casinha de sapê, também pedem colete. O noivo é sempre o noivo! Nunca deve estar abaixo dos convidados. Seja lá onde for, precisamos criar um conjunto harmônico com o noivo. Em casamentos clássicos, por exemplo, gosto muito e indico sempre para os pais se vestirem à altura da festa, que por mais descontraída que seja, merece uma roupa estilosa”, enfatiza.

COMPRIMENTO DO COLETE 

Colete-para-noivo-comprimento-certoColetes de festa devem ser sempre bem ajustados ao corpo. Assim, ele compõe o traje e deixa o noivo mais elegante. Sem ficar muito certinho a ponto de incomodar ou deixar a barriga aparecer em determinados movimentos, é muito importante que sejam mais longos.

“Não podemos esquecer que os noivos se movimentam muito para cumprimentar seus convidados e, principalmente durante a festa, dançam muito e ficam com o astral mais solto diante da felicidade do momento”, lembra.

Então, anota essa: na hora de escolher o seu, deixe sempre na altura da fivela do cinto.

E A COR DO COLETE MASCULINO PODE SER DIFERENTE DA COR DO TERNO?

colete-para-noivo-cores-e-estampasEduardo é enfático. “Pra mim é regra (mesmo havendo pequenas exceções!). O colete deve ser sempre de cor diferente do costume, podendo ter até estampas ou grafismos. O noivo usa colete porque é noivo, não porque está com frio! Sempre encontramos muitos coletes em vitrines renomadas de Paris, Londres, Nova York… Porém, esses são usados para aquecer o corpo das baixas temperaturas do inverno dessas cidades. No nosso caso não. O personagem não é um executivo e muito menos está com frio. Ele é um noivo e vai vestir um colete de festa – simples assim!”.

Em trinta anos, Eduardo conta que deve ter feito uma meia dúzia de ternos para casamentos nos quais a cor do colete era igual ao do costume.

“Para trajes executivos, tudo bem! O tecido do colete pode ser igual ao paletó, mas o do noivo não!, pondera com a voz firme. Entre as cores mais usadas, estão o off white, o branco, o prata e mais 51 tons de cinza, brinca referindo-se ao nome da trilogia de E. L. James e aumentando mais um tom para exemplificar sua extensa cartela de cores.

COLETE ABERTO OU FECHADO?

colete-para-noivo-modo-certo-de-usarEi, abrir o colete durante a cerimônia nem pensar! Essa todo mundo sabe, né? E a regra continua para a recepção também, combinado? Já que o terno é confortável, não justifica perder a pose. “Desabotoar o colete nunca! Em alguns casos, só na lua de mel (risos!). Mantenha o terno fechado durante a cerimônia e na festa está liberado. “O noivo ganha mais movimento com o paletó aberto e, claro, pode mostrar – de fato – aquele colete maravilhoso!”.

Então já sabe: não pode tirar o colete, combinado? Combinado! Contente-se em tirar o terno, arregaçar a manga e afrouxar o nó da gravata ou tirá-la, mas o colete… nem desabotoar pode, ok?

GRAVATA PARA USAR COM COLETE

Colete-para-noivo-gravata

É você que manda! Pode apostar numa gravata borboleta, tradicional, plastron… de acordo com Eduardo, quando existe um belo colete, até o uso da gravata pode ser descartado.

DICAS PARA ACERTAR NO LOOK COM GRAVATA:

1) Aposte em coletes com tecidos e cores diferentes do paletó

2) Lembre-se que eles devem ser mais compridos do que o tradicional

3) Deixe sempre o último botão desabotoado

4) Pense em coletes mais decotados, pois se temos uma gravata ela também precisa aparecer

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Jornalista mineira, dona de uma coleção de sonhos e apaixonada pelo o que é leve. Nunca subiu ao altar, mas nutre a certeza de chegar lá com seu amor da vida. Adora combinar palavras para contar histórias e assume ter uma queda por casamentos ao ar livre.