Melhores locais para casar no Rio de Janeiro

Por  |  0 Comentários


Texto: Alessandra Pereira 

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais lindas do mundo e palco ideal para realizar o casamento dos sonhos. Entre praias e o verde das matas, há vários locais que aproveitam as belezas naturais para criar um ambiente especial para os noivos e convidados. Confira os melhores locais para casar no Rio. 

A definição da escolha é determinante para a contratação de todos os itens da produção e atender alguns critérios como a quantidade de convidados, tipo de festa, se a cerimônia também será realizada no local, formato do bufê, dia ou noite, estilo do casamento entre outros. Com tantas opções de alto nível, dos mais intimistas aos mega eventos, o Rio de Janeiro se mantém dentre os locais mais procurados para Destination Wedding. 

A busca pelo lugar perfeito para o casamento é uma experiência que pode ser cansativa, mas repleta de emoções. O ideal é selecionar aqueles mais próximos aos seus objetivos, para evitar perda de tempo e até mesmo frustrações. Dessa forma, quem deseja um mini wedding pode cortar da lista os locais com espaços mais amplos e que além de mais caros para a proporção do evento, também pode causar uma impressão de vazio para a quantidade mais reduzida de convidados. O mesmo ocorre com eventos maiores, para acima de 200 pessoas, cujo local não consegue comportar adequadamente. 

Afinal, não é só o espaço em si que se deve analisar, mas em toda a infraestrutura do local para a quantidade de pessoas que comparecerão. E isso inclui a quantidade de banheiros, acessibilidade para convidados e fornecedores, conforto para sentar, dançar e trafegar pela festa sem dificuldades, assim como funcionários dando todo o suporte técnico necessário. Há locais onde é obrigatório o uso do seu bufê,  enquanto outros só alocam o espaço e sugerem fornecedores parceiros, mas sem obrigação contratual. 

Para alguns noivos a acessibilidade é importante, sendo fundamental escolher locais mais próximos. Mas há aqueles que procuram locais diferenciados e que podem estar mais distantes. Nesse caso, o importante é que seja fácil de ser encontrado e que os convidados possam ter acesso ao seu mapa de localização, além de fora de áreas de risco para evitar problemas com a segurança. 

A Inesquecível Casamento selecionou dentre seu guia de fornecedores, alguns locais de excelência e que são considerados dos mais concorridos do Rio de Janeiro, para facilitar sua escolha: 

A foto que abre esta matéria é da . Construída em 1700, a passou por várias transformações até chegar a estrutura atual. Antes servia como hospedagem que chegou a abrigar até mesmo D. Pedro II, sendo  palco de diversos eventos históricos. O nome foi dado pelo italiano Osvaldo Riso, que criou eventos culturais muito concorridos na década de 1920, mas só a partir dos anos 1980 que sua filha retornou ao Brasil para tornar a mansão em um dos mais sofisticados locais para festas do Rio de Janeiro.

Foto Patricia Figueira

Foto Patricia Figueira

Foto Patricia Figueira

Belmond Copacabana Palace

O histórico hotel em frente à Praia de Copacabana, foi inaugurado em 1923 e é considerado um patrimônio histórico federal, estadual e municipal. Mesmo com quase cem anos, o local mantém as mesmas características clássicas e as mesclam com a modernidade necessária para manter o conforto de seus frequentadores. 

Os casamentos realizados no Belmond Copacabana Palace usufruem de todo o glamour do local. O hotel possui diversos espaços para cada tipo de evento e quantidade de convidados, com estilos diferentes entre si. O serviço inclui o aluguel do local, bufê, bebidas e a suíte do casal. Para os convidados que desejarem se hospedar, há valores especiais. Pela grande procura, o ideal é fechar a data com pelo menos um ano de antecedência. 

Museu Histórico Nacional

Dedicado à história do Brasil e localizado na Praça XV, no Centro do Rio, o Museu Histórico Nacional foi inaugurado em comemoração aos cem anos da independência do Brasil e possui o maior patrimônio museológico do país. O prédio foi ampliado e remodelado a partir da Ponta do Calabouço, antiga Casa da Pólvora. 

O espaço reservado para casamentos é o Pátio Minerva, com capacidade para até 500 convidados, assim como uma passagem pelo Pátio dos Canhões e a exposição de carruagens. As cerimônias podem ser realizadas no Pátio Gustavo Barroso, que deve ser alugado a parte. O local possui estacionamento para 25 carros e o período garante a locação de toldos e limpeza. É um ótimo espaço para grandes festas e para quem não abre mão da beleza arquitetônica. 

MAM

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro está localizado no Aterro do Flamengo e oferece aos noivos e convidados uma belíssima vista da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar.  O espaço reservado para casamentos é a Sala Lygia Clark, onde é possível apreciar parte do espaço arquitetônico dos anos 1970 projetado pelo arquiteto Affonso Reidy. Flexível, o MAM pode ter diversas formatações e receber eventos diurnos ou noturnos. 

As plantas com todos os detalhes do espaço são disponibilizados aos noivos e fornecedores, para que tenham uma total noção do espaço. Indicado para eventos grandes com média de 500 convidados, não falta requinte para todos os presentes. 

Foto: Felipe Lannes Fotografia

Mansão Santa Teresa

A Mansão Santa Teresa tem uma das mais belas vistas da cidade e uma arquitetura que inspira ao romantismo. As instalações são preparadas para eventos de diversos portes que vão de 50 até 800 pessoas, incluindo espaço ao ar livre com jardim e piscina, estacionamento, cozinha para o bufê, pista de dança, deck, varandas, salão de banquete, além de 4 suites disponíveis para hospedagem dos noivos.  

Foto: Renata Xavier

 

Foto: Renata Xavier

Foto: Renata Xavier

Sheraton Rio Hotel & Resort

A localização privilegiada do local é apenas um dos muitos atrativos do Sheraton Rio Hotel & Resort. Com uma praia particular e montanhas ao redor, o hotel oferece uma excelente infraestrutura e disponibiliza 15 salas capazes de comportar os mais variados perfis de casamentos e que podem chegar até 1000 convidados. 

O serviço contratado inclui o bufê próprio de sofisticada cozinha internacional, capaz de oferecer os mais diversos tipos pratos, incluindo banquetes. No valor individual estão inclusas as bebidas em esquema de open bar. Como serviços extras o hotel pode disponibilizar hospedagem para os noivos e convidados, estacionamento e música ao vivo. 

EXC

Com espaço para até 500 pessoas dispostas com conforto, o EXC é localizado no Jockey Club e tem como uma de suas paisagens o Cristo Redentor. A casa foi inaugurada em 2018 para atender a demanda de eventos de luxo da cidade, oferecendo um local bem estruturado, cheio de conexões e que mescla beleza arquitetônica com a da natureza. 

Foto: Aszmann

Foto: Aszmann

Foto: Aszmann

Casa das Canoas

Uma das mais belas e bem estruturadas casas de festas da Floresta da Tijuca, a Casa das Canoas se destaca pela sua belíssima arquitetura colonial. Com 30 anos de experiência em eventos, se tornou referência para festas sofisticadas e cerimônias em seus jardins, que ajudam a tornar os momentos inesquecíveis. 

Lajedo

Com grande tradição em festas do Rio de Janeiro, o paradisíaco Lajedo é referência em casamentos ao ar livre e qualidade dos serviços oferecidos. A entrada para a festa já é impactante, com um corredor de palmeiras imperiais. O espaço é dividido para comportar a quantidade de convidados dos noivos, que podem abrigar até 800 pessoas confortavelmente.  Os ambientes valorizam o estilo de casamento campestre, que inclui um lago e ilha de pequenas proporções, mas que dão o toque especial a cerimônia de casamento. 

Foto: Diogo Dubem

Foto: Fabiane Life

Foto: Divulgação

Solar das Palmeiras

A casa do início do século XIX foi recentemente inaugurada para eventos e oferece aos noivos uma belíssima estrutura. O casarão colonial localizado num dos bairros mais populares da zona sul carioca, mantém o glamour do período em que foi construído e é ideal para casais que não abrem mão do clássico com toques modernos. 

Foto: divulgação

Galeria Jardim

A aconchegante Galeria Jardim possui um belíssimo espaço ao ar livre, de arquitetura contemporânea e inteligente, cercada de muito verde da Mata Atlântica. O espaço é bastante flexível para a quantidade de convidados e necessidades dos fornecedores para a realização do evento, localizada na Ilha de Guaratiba. 

Foto: Giovani Garcia

Foto: Rechtmann

Grand Hyatt

O Grand Hyatt promete suprir as expectativas dos noivos que buscam sofisticação e acessibilidade. Localizado na praia da Barra da Tijuca, o espaço possui mais de 2000m² que podem ser divididos de acordo com a quantidade de convidados e proposta do evento, comportando confortavelmente até 1100 pessoas. A integração entre a natureza e a sua arquitetura moderna é uma de suas principais qualidades. 

Lamartine

Do mais tradicional ao moderno e descolado, os noivos se rendem ao Espaço Lamartine pela bela estrutura e a qualidade do serviço oferecido. São 500m² de área verde e só 40 % do local tem construção, valorizando ainda mais a beleza do espaço e dos jardins coloridos. 

Foto: Demetrius Borges

Hotel Santa Teresa

Quando veio ao Brasil a cantora Amy Winehouse preferiu se hospedar Hotel Santa Teresa e usufruir de sua bela vista para a cidade, fazendo uma excelente escolha. Com o perfil mais apropriado para mini wedding, o local é marcante, sofisticado e ao mesmo tempo informal, que ajuda muito a passar ótimos momentos apenas com familiares e amigos íntimos. O bufê é da casa e assinado pelo Chef Estaban Mateu. 

Fogo de Chão

A famosa e saborosa churrascaria também está organizando eventos de casamento. A unidade de Botafogo finalizou uma reforma que tornou o local ainda mais atraente e amplo. Um novo deck externo de mármore branco Carrara, pode ser o espaço perfeito para a cerimônia, com uma vista da Enseada de Botafogo e todo o Aterro do Flamengo. O jantar para convidados no restaurante pode ser adaptado a incluir música ao vivo, pista de dança ou até algo mais intimista de acordo com a vontade dos noivos. 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr