Guia para montar o mapa de assentos da mesa imperial

Por  |  0 Comentários


As grandes bancadas inspiradas na realeza tem sido cada vez mais comuns nos casamentos. Confira aqui como distribuir os convidados na mesa imperial e garantir maior interação e conforto na sua recepção.

Texto Renata Rodrigues

Depois da lista de convidados, distribuí-los nas mesas é outra tarefa complicada. Uma tendência internacional que vem ganhando o coração dos brasileiros nos últimos anos é a mesa imperial. Também conhecida como mesas comunitárias, a mesa imperial pode ser uma opção a ser considerada pelos pombinhos na hora de montar o mapa de assentos dos convidados.

Nessa organização, a variedade de mesas redondas e quadradas dão lugar a uma única mesa que reúne todos os convidados em uma grande confraternização aconchegante. Abraçando de recepções mais intimistas aos grandes eventos, a mesa imperial garante elegância, uma decoração diferente e promove a interação dos presentes. Uma ótima alternativa para os eventos em épocas de distanciamento social.

Além disso, os noivos podem optar por dividir os grupos de convidados em mais de uma mesa imperial sendo elas paralelas, contínuas, em formato U ou L. Geralmente, na distribuição das mesas os noivos garantem um lugar privilegiado ao centro. Enquanto os convidados são distribuídos por alguns critérios como afinidade ou necessidades especiais. Confira abaixo como montar o mapa de assentos da mesa imperial.

Guia para montar o mapa de assentos da mesa imperial

Foto: Angélica Marques Fotografia

Casais unidos permanecem unidos!

O primeiro ponto a ser considerado na disposição dos convidados é manter os casais próximos. Para isso, no mapa de assentos da mesa imperial eles podem estar sentados frente a frente ou lado a lado.

Deixe os filhos por perto

Da mesma forma que é necessário manter os casais próximos para não provocar dores de cabeça desnecessárias, os filhos também devem manter-se perto, principalmente se forem crianças. Isso ajuda com que os pais fiquem de olho neles e que eles não corram para muito longe.

Pense na possibilidade de colocar crianças da mesma faixa etária perto próximo às saídas. Dessa forma, você também garante a distração dos pequenos e a fácil mobilidade dos responsáveis.

Guia para montar o mapa de assentos da mesa imperial

Foto: Pro Photos

Grupos de afinidade

É natural que o núcleo familiar fique próximo. Mas essa não é uma regra. O importante é manter grupos que possuem afinidade próximos. Faça isso também com o núcleo de amigos, do trabalho, de adolescentes e conhecidos. Assim, você garante que todos os núcleos interajam sem necessidade de aumentar o tom de voz, deslocamento ou assuntos genéricos como clima e a décor do casamento.

Distribua os solteiros!

Assim como os núcleos de afinidade, você deve pensar com cuidado na distribuição dos convidados que não estão em um relacionamento. Para que eles não vejam os noivos como casamenteiros, dê preferência por colocá-los próximo a grupos que eles já possuem afinidade. Evite deixa-los sozinhos ou em grupos desconhecidos.

Distribua também os extrovertidos!

Em todos os eventos há um grupo de pessoas que puxam papo. Aquelas que se socializam com facilidade e possuem forte habilidade de conversar sobre qualquer assunto. Para manter a galera animada e entretida, disponha os extrovertidos entre os grupos.

Guia para montar o mapa de assentos da mesa imperial

Foto: Hugo Carneiro

Convidados com necessidades especiais

Pense nas extremidades das mesas como pontos que podem facilitar a mobilidade de convidados que possuem necessidades especiais. Então, dê preferência nas pontas das mesas para os pais com crianças pequenas que precisam sair com maior frequência. Além disso, cadeirantes e idosos também fazem parte do grupo que talvez precise se ausentar do salão mais vezes.

Pensando com carinho considerando os pontos críticos, como distanciar convidados que possuem desentendimento e aproximar os que já possuem afinidade, montar o mapa de assentos não vai ser uma tarefa tão difícil. Agora é só esperar a chuva de fotos incríveis que a festa vai render por toda décor!

Conhece nosso Guia de Fornecedores? Veja quem são os profissionais mais indicados pela Inesquecível Casamento e acerte na escolha!

Foto: D51

Foto: Lile Ruiz

Foto: Marina Fava

Foto: Nattan Carvalho

Foto: Pro Photos

Foto: Rodrigo L Santos

Foto: @schultzkeijocs

Foto: Tulio Couto

Foto: Rodrigo L Santos

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr