Vídeo de casamento: 30 detalhes que você não pode deixar passar

Por  |  0 Comentários


Reunido aqui e agora: tudo o que não te contaram (e que você precisa saber!) sobre o vídeo de casamento. Vem!

Pre-wedding, love story, save the date, same day edit, imagens aéreas, equipamentos de primeiro mundo e outras tantas propostas transformaram a indústria de vídeo – que durante décadas se limitou a apoiar a câmera no tripé e apertar o REC, resultando em filmes longos e sonolentos. Há um leque enorme de serviços quando falamos em vídeos de casamento e escolher qual dessas é a melhor pedida pode não ser a tarefa mais fácil do seu checklist. Considerando que a principal variação entre os profissionais da imagem é a linguagem e a narrativa, o modo de contar uma história, pontuamos aqui questões imprescindíveis para validar sua contratação.

CONTRATAÇÃO X CONTRATO

Procure empresas que combine com o perfil de vocês! Não adianta um casal tradicional contratar uma equipe de filmagem com linguagem alternativa ou vice-versa ()

Fechou a data e o local? Foto e vídeo devem ser priorizados. Normalmente a contratação é feita um ano e meio para meses mais concorridos e se o casamento for realizado em uma sexta-feira ou domingo a procura é menor, então com um ano de antecedência é suficiente (TLD Vídeos)

Assista diferentes vídeos da empresa: um único filme não é suficiente para avaliar o trabalho de uma empresa. A princípio todos podem aparentar certa homogeneidade, mas sempre haverá diferenças nas narrativas, no conteúdo emocional ou na falta dos dois. Analise suas preferências! (History Films)

Validando dados: o contrato bem elaborado é essencial par ambas as partes. Consulta os órgãos de defesa do consumidor, veja se o CNPJ esta ativo e se quem esta assinando representa e responde legalmente pela empresa (Yuppie Vídeos)

Cláusulas. Certifique o que será gravado, por quanto tempo, o que e como será entregue o resultado final. Quantas câmeras serão usadas, quais formatos serão entregues também são pontos importantes, além de clausulas prevendo rescisão de ambas as partes com suas penalidades, multas e prazos (TLD Vídeos)

TRILHA SONORA

A intervenção dos noivos é totalmente liberada. Solicitar sugestão de músicas,  cantores e estilos que prefiram é uma ótima. Músicas  ativam lembranças e é essencial fazer escolhas significativas aos noivos, fungindo de trilhas neutras! (TLD Vídeos)

Fuja das modinhas! Escolher a trilha é uma das tarefas mais difíceis da edição e envolve inúmeros testes, já que precisam comunicar junto com as imagens. O objetivo é que a música “sobreviva” ao tempo, por isso hits do momento podem não ser a melhor opção ()

Hora da lista: é essencial que os noivos listem uma série de músicas que gostem muito. A partir daí a equipe de edição faz os testes para descobrir qual será a melhor opção (History Films)

PRODUÇÃO DO VÍDEO

Start: ela já começa antes do casamento com os anseios do casal, perspectivas, olhar e habilidades do profissional. O trabalho é longo e pode durar de 40 a 60 horas (TLD Vídeos)

No dia: tudo depende do tipo de casamento. Cada um tem um planejamento diferente, por isso é importante fazer um levantamento de todos os detalhes, conhecer o lugar, saber se é grande ou pequeno, se haverá deslocamento da cerimônia para a recepção, analisar as condições de iluminação nos horários previstos… São muitos pontos! ()

Dica para os noivos: reserve um tempinho para fazer imagens depois da cerimônia ou durante a recepção e valorize o tempo da entrada, a troca de alianças e o beijo final (History Films)

Segredo de um bom vídeo: sair do formato registro. Entregar um vídeo com conteúdo elaborado e linguagem adequada. Para isso, boa captação de áudio, uso de flight cam, slyder, mine grua e drone (onde a locação possibilita imagens aéreas) (Yuppie Vídeos)

Iluminação é tudo! As luzes do projeto decorativo do casamento não garantem boa imagens. É muito importante analisar o projeto para ver onde terão pontos de luz e a partir daí programar-se com outros equipamentos, já que uma iluminação ruim coloca a qualidade totalmente em cheque ()

Duração: o tempo ideal é aquele que prenda a atenção de quem assiste – ou seja, não existe um tempo ideal. As empresas passarão o resto de suas existências discutindo isso e não deverão (e nem precisam!) chegar a um acordo. Voto na duração média de 30 minutos (TLD Vídeos)

Não pode faltar! A história do casal, making of do noivo, cerimônia religiosa ou civil e a festa/recepção (TLD Vídeos)

Cenas bem-vindas! Abuse de tomadas espontâneas com muita expressão, usadas especialmente no trailer (Yuppie Vídeos)

Como vai ser o vídeo? Se a contratação foi um vídeo resumido, aposta-se em tomadas mais criativas e artísticas como forma de valorizar os momentos mais importantes. Já vídeos na íntegra pedem uma edição cronologicamente linear ()

Depois do casamento: solicita-se os materiais necessários para a finalização, como trilhas sonoras, créditos, peças do ensaio fotográfico, peças da lua de mel e uma aprovação com os mesmos antes de gravar a mídia (Yuppie Vídeos)

Formatos. O DVD e Blu-Ray andam com dias contados. Hoje, a mídia vencedora é o pen drive. O backup é feito de forma fácil, a mídia não costuma apresentar problemas de leitura e toda TV como entrada USB que abriga um pen drive com arquivos de foto, vídeo, música, etc… pela praticidade, portanto, pen drive ganha de longe das demais mídias disponíveis hoje (TLD Vídeos)

Alta definição: o “melhor” formato é o arquivo 4k, mas não comportam nas mídias usuais das empresas de filmagem, além de exigir uma TV com resolução 4k para a exibição ()

Prazo para entrega: 120 dias é um bom prazo médio, de mercado, podendo ser pouco menor ou maior (TLD Vídeos)

Planejamento: a partir do contrato finalizado distingui-se o planejamento para cada etapa prevista até o produto final  (Yuppie Vídeos)

História dos noivos: é de extrema importância entender o caminho percorrido pelo casal até o altar, já que com essas refências elabora-se uma pauta mais completa. Uma boa produção precisa de um bom! (Yuppie Vídeos)

Para sair bem no vídeo: a técnica, neste caso, é entender os melhores momentos para extrair as melhores imagens – de preferência de forma espontânea – e fazer uma boa direção de fotografia junta (Yuppie Vídeos)

Não existe Photoshop! Na filmagem não tem como corrigir imperfeições e manipular imagens. O que conseguimos é orientar coisas tipo: levantar o queixo para não aparecer a papada e chorar sorrindo para não sair com cara de choro sofrido (risos) ()

TENDÊNCIAS

Em alta! Same day edit, filmagem com flight câmera… (TLD Vídeos)

Imagens aéreas: faz tempo que os drones estão em alta, mas hoje, quando o espaço perimite, é possível trabalhar imagens dinâmicas para perspectivas diferentes no vídeo. Esse recurso tem baixo custo e dá um toque cinematográfico (History Films)

First Look: essa tendência nasceu no exterior e está sendo aceita no Brasil. Os noivos se vêem a sós antes da cerimônia, quebrando o rito tradicional do noivo só ver a noiva no altar. É diferente e rende imagens contagiantes! (History Films)

Na prática: vale lembrar que nenhuma tendência ou suporte substitui O CONHECIMENTO, CRIATIVIDADE  E O COMPROMISSO de um bom produtor (Yuppie Vídeos)

Ainda não visitou os vídeos de casamento publicados no IC TV? Veja aqui!


CRÉDITOS

Foto: 1. Glênio Dettmar | Vídeos: 1 e 4. TLC Vídeo 2 e 3.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Jornalista mineira, dona de uma coleção de sonhos e apaixonada pelo o que é leve. Nunca subiu ao altar, mas nutre a certeza de chegar lá com seu amor da vida. Adora combinar palavras para contar histórias e assume ter uma queda por casamentos ao ar livre.