O legado dos Ribas

Por  |  0 Comentários


A Ribas Foto e Vídeo é uma empresa familiar, que existe há quase 65 anos e, em sua terceira geração, continua a conquistar noivos e noivas mundo à fora.

Está no DNA do clã Ribas o talento para eternizar momentos especiais. Afinal, a Ribas Foto e Vídeo existe há quase 65 anos, atingindo sua terceira geração, e não tem a menor pretensão de parar por aí. São mais 200 eventos realizados ao ano, com os cinco Ribas (Eduardo, Guillermo, Jorge, Larissa e Floria) seguindo uma única linha de raciocínio (ou sentimento, se falarmos de coração): achar que o próximo trabalho tem (e deve) ser melhor que o último, pois isso os leva  a uma constante atualização e abre as portas para lançarem cada vez mais novidades. Conheça mais!

A Ribas Foto e Vídeo é uma empresa familiar de muita tradição no mercado carioca. Como teve início toda essa história?

Nossa história tem início por volta de 1953 com o velho Ribão fotografando famílias no Rio, e em seguida se tornando o fotógrafo exclusivo das Embaixadas, ficando muito querido pela alta sociedade carioca. O caminho para as mais importantes e grandes festas da época de ouro estava aberto. A paixão pelos registros foi herdada naturalmente pelos seus filhos, Eduardo, Jorge e Floria, e hoje já está na terceira geração com o Guillermo.

ribas-foto-e-video-fotografia-para-casamento-foto-ribas-foto-e-video (15)

Atualmente quem está por trás das câmeras?

Na fotografia somos quatro principais (Eduardo, Guillermo, Jorge e Larissa) que podem se dividir com suas equipes para atender mais de um evento por dia. O vídeo conta com equipe especializada, e Floria cuida de todos os bastidores da produção.

Quais são as opções de serviços oferecidos pela empresa?

Além da foto e vídeo de casamento, oferecemos registros das famílias como fotos de gestantes, partos, batizados, aniversários, Bar Mitzvá, 15 anos e outros momentos importantes. Cuidamos também de arquivos pessoais, organizando, digitalizando, restaurando fotos e vídeos, sendo do nosso acervo antigo ou do próprio cliente.

Como fazem para manter a excelência do trabalho oferecido e, ao mesmo tempo, continuar se destacando como uma das empresas mais consagradas no ramo?

Somos extremamente exigentes no controle de qualidade, não só nos produtos que oferecemos, como também entre nós. Com isso, temos um sentimento que nos rege: achar que o próximo trabalho tem que ser melhor que o último, o que nos mantem em constante atualização e sempre lançando novidades. Ao mesmo tempo, nossos mais de 60 anos de mercado fazem do nome Ribas – sinônimo de confiança e carinho com nossos clientes e fornecedores.

Com base em todos os casamentos realizados, é possível definir a empresa com um estilo e/ou uma linguagem específica?

Desde o início, o estilo é de fotojornalismo clicando da forma mais discreta, leve e espontânea possível, adaptando nosso trabalho a cada evento.

Então a equipe acompanhou a evolução da fotografia e hoje faz fotojornalismo de uma forma muito bacana. Como isso funciona?

Na verdade, sempre fizemos fotojornalismo, e lutamos muito para que esse estilo se consagrasse em eventos sociais, onde antes as fotos eram sempre posadas. Isso tudo muito antes da chegada da tecnologia digital, que popularizou esse estilo.

Como fazem para que tanto as fotos, como os vídeos, tragam uma linguagem que tenha um caráter único, mas complementar?

Trabalhamos com as equipes sempre com pensamentos alinhados e em muita sintonia. Um de nós fica sempre responsável pelos detalhes e por ditar o ritmo do trabalho para ter um resultado com a mesma linguagem. Esse cuidado se estende na pós-produção, onde asseguramos nosso padrão.

O que os noivos podem esperar dos Ribas? Qual o segredo para realizar um bom trabalho?

Eles encontrarão profissionais apaixonados pelo que fazem e preocupados com um atendimento personalizado, que os deixarão confiantes do início ao fim do processo. O segredo é executar tudo isso com muito carinho, não abrindo mão da tecnologia, mas sabendo que ela é apenas uma ferramenta, porque na verdade o registro é feito com o coração e o olhar.

Como captam a personalidade dos clientes para entregar a eles o que realmente esperam – mas que muitas vezes não sabem que esperam?

Fazemos muita questão de atender pessoalmente os noivos desde o primeiro contato, criando um relacionamento mais estreito com uma reunião em nosso escritório, em que definimos os detalhes através do extenso portfólio que podemos apresentar, e ainda assim damos liberdade de apresentarem inspirações e referências.

Quantas fotos, em média, são feitas por cada casamento? E vídeos? É um dado variável?

Quantidade de fotos e tempo de vídeo são muito variáveis. Vai depender do estilo do casamento e número de convidados e atrações. Em média, entregamos entre 1500 e 2500 fotos, sendo a qualidade mais importante que a quantidade. Todas já selecionadas e tratadas.

No vídeo, entregamos três edições diferentes.

Como funciona um álbum produzido pela marca, tanto no quesito estrutura física, como no prazo de entrega?

Oferecemos diversos tipos de álbuns e acabamentos, sendo hoje em dia o álbum panorâmico de lâminas diagramadas o que tem mais aceitação. Após a escolha dos noivos, designers especializados montam a diagramação, e uma vez aprovada, o álbum físico é entregue em até 60 dias.

ribas-foto-e-video-fotografia-para-casamento-foto-ribas-foto-e-video (11)

E quanto aos vídeos produzidos, como, quando e em quais formatos são entregues aos clientes?

Para maior agilidade, a primeira entrega é feita via link para download e uma vez aprovadas as edições, seguem em pen drive. Os prazos de entrega são: na semana seguinte ao casamento liberamos uma pequena versão para redes sociais, e ao longo de 45 dias três edições (teaser, versão reduzida e versão longa). Opções de formatos em Full-HD e 4K.

Quais são as tendências de fotografia e vídeo que estão bombando nos álbuns atualmente?

Fotografia e vídeo de casamento são muito variáveis em cima da personalidade dos noivos, por isso fica difícil responder uma tendência fechada. De forma geral, fotos e vídeo que captem com descontração a emoção vivida no grande dia.

Com quanto tempo de antecedência os clientes precisam entrar em contato para encontrar a data ideal?

O ideal é pelo menos com um ano de antecedência.

ribas-foto-e-video-fotografia-para-casamento-foto-ribas-foto-e-video (8)

MAIS SOBRE RIBAS FOTO E VÍDEO

  • O que os noivos sempre perguntam?

São vocês mesmos que vão?

As fotos de família demoram muito?

Vocês ficam até o final?

  • Qual a média de casamentos por ano?

Média de 80 casamentos por ano e ao todo mais de 200 eventos.

  • Qual a média de preço do trabalho?

Orçamentos variáveis e personalizados. Não trabalhamos com tabela.

  • Trabalham com hora extra?

Não! Ficamos do início ao fim.

ribas-foto-e-video-fotografia-para-casamento-foto-ribas-foto-e-video (7)

  • Arriscam fotografar mais de um casamento por dia?

Como somos quatro Ribas, é comum fechar mais de um evento por dia, sem riscos!

  • O que é deselegante para um fotógrafo?

Achar que é mais importante que os donos da festa.

Não saber a hora de se retirar se preciso.

  • Não pode faltar na reunião com os noivos:

Portfolio abrangente.

Empatia.

Respeito e cumplicidade com seus sonhos

  • Celular x casamento:

Adoramos! Tiramos muito proveito da situação.

ribas-foto-e-video-fotografia-para-casamento-foto-ribas-foto-e-video (2)

  • Projetos futuros:

Investir mais na ampliação do mercado para outros estados e países.

Dividir nossa experiência e conhecimento com outros fotógrafos através de workshops e cursos

DICAS INFALÍVEIS PARA CONQUISTAR AS FOTOS PERFEITAS

  1. Empatia com os noivos
  2. Viver o momento junto com eles
  3. Percepção e antecipação dos fatos

DICAS INFALÍVEIS PARA CONQUISTAR O VÍDEO PERFEITO

  1. Empatia com os noivos
  2. Entender e sentir os noivos
  3. Buscar excelência na edição

ribas-foto-e-video-fotografia-para-casamento-foto-ribas-foto-e-video (10)

Gostou? Acompanhe mais novidades sobre a Ribas Foto e Vídeo aqui no site!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


ic indica

avatar

Uma sagitariana que tem a alegria como dom. É carioca, jornalista, tem 20 poucos anos e adora ser chamada de Duda. Como uma amante incurável de sorrisos e amores, espera que seu grande dia seja repleto deles. E que, assim como ela, você se torne uma multiplicadora fiel dessa dupla!