Fotógrafos de casamentos: o clássico não sai de moda

Por  |  1 Comentário


Depois de conhecerem os novos fotógrafos queridinhos das noivas, a gente apresenta a “velha guarda”. Aqueles fotógrafos de casamentos que sabem onde pisam e passam total segurança ao casal só de olharem a primeira página do álbum de portfólio. Preparem-se! Vem muita história por aí!

A cada contrato fechado, uma parceria é selada: de um lado, os noivos com todos os desejos para o grande dia. Do outro, a equipe que prontamente realiza as vontades do casal. Pode parecer o gênio da lâmpada, mas não é. Eles são fotógrafos, com uma bagagem de mais de 10 anos nas costas e que fazem o que mais gostamos de ver: o registro do amor.

Com tanto tempo de profissão viram a Era do analógico acabar. Deram adeus ao filme de 36 poses e agradeceram quando os cartões de memória de 32 gigas chegaram ao mercado. Quem ouve assim, pode os chamar de “antigos”. Mas aqui, eles são classificados como clássicos, aqueles que não abrem mão das fotos importantes de um casamento – as dos noivos se beijando no altar, a tradicional foto com os padrinhos e madrinhas – mas que também não dispensam a tecnologia para surpreenderem o casal, seus familiares e convidados com o registro dos momentos espontâneos.

Daud Pacha – Há 10 anos no mercado

Ele já estampou o nosso site com um perfil exclusivo. Com formação na Associação Brasileira de Arte Fotográfica, carrega na bagagem mais de 23 cursos, atuando em alguns como palestrante e/ou instrutor. Em um casamento, ele fotografa todos os estilos, indo desde os momentos espontâneos, até os retratos dos noivos, família e amigos.

Foto Daud Pacha

Garante que a tecnologia agregou muitas possibilidades para os fotógrafos, permitindo que o trabalho fique ainda mais personalizado. Sobre o tratamento de imagens, ele é a favor! “Se você tem a possibilidade de usar os recursos disponíveis para deixar a imagem muito mais atraente, porque não fazer?”. Entretanto, dispensa os efeitos. Não vê motivos para amarelar ou envelhecer as fotografias. “Deixe que o tempo se encarregue dessa tarefa”.

Os noivos sempre procuram um profissional que se identifique com eles. Claro que todos buscam a melhor proposta de trabalho associado ao seu orçamento. Mas se sentir a vontade e confiante no fotógrafo escolhido é metade do caminho para um resultado de sucesso!

Estilo: completoDaud Pacha

Fotografia para ele é: momento

Momento preferido: cerimônia

Fotógrafo que inspira: Rafael Benevides

Existe uma alegria, uma energia positiva nos casamentos que me atrai. Não existe um casamento triste, chato de fotografar. Sem dúvida é um evento inesquecível para todos os presentes.

Daud PachaNoivosDemetrius de Mello Borges – Há 30 anos no mercado

Demetrius começou a fotografar aos 17 anos. Naquela época só se faziam fotos clássicas e com elas, ele formou sua base e história, mas sem parar no tempo. A medida que as novas tendências foram aparecendo, ele foi se moldando – com novos olhares e muita criatividade – entregando aos clientes, o que eles gostariam de ter. “Para que o resultado final não fique pautado com tendências atuais, que mais tarde podem não ser tão bem entendidas, sempre do um toque clássico no que for possível” .

Ele considera o tratamento de imagens obrigatório! Mas não gosta dos excessos e nem de transformar as pessoas. O seu segredo para surpreender os noivos é fazê-los pararem em uma página do álbum e se emocionarem com o que estão vendo. E tem como não se emocionar com tanta lindeza?

Foto Demetrius Borges

Estilo: singularDemetrius

Fotografia para ele é: olhar

Momento preferido: todos em que há emoção

Gosto de trabalhar em um ambiente feliz. Sou muito ligado a família, prezo por ela e quando pude unir minha profissão de fotógrafo, ao lado dos primeiros passos de uma família, não tive dúvidas de que casamentos seriam o meu dia a dia! 

 

 

Foto Demetrius BorgesFoto Demetrius Borges

Eduardo Ribas e Jorge Ribas – Há 42 e 32 anos no mercado

Eles são irmãos e seguiram os passos do pai, que tem o nome Ribas Foto e Vídeo no mercado há mais de 60 anos. São fieis ao fotojornalismo, mas hoje buscam juntar o clássico, romântico, moderno, arrojado e conceitual em um único trabalho. “O clássico é atemporal e nunca o abandonamos. Quando vemos fotos bem feitas dos nossos pais ou avós, poderemos achá-las antiquadas, mas gostamos por serem bonitas, bem fotografadas, sendo sempre bem atuais”.

É importante ter todos os estilos de fotos em um casamento, mas eles garantem que as escolhidas para o álbum, seja de um casal mais tradicional ou alternativo, sempre são as mais clássicas, aquelas que não podem faltar no registro como um todo.

Sobre o tratamento de imagens eles são adeptos aos pequenos ajustes. “O que está acontecendo é que todas essas possibilidades de pós-produção estão se tornando mais importante para os fotógrafos do que a própria fotografia feita”.

Ribas Foto e Vídeo

Estilo: cuidadososEduardo Ribas e Jorge Ribas

Fotografia para eles é: recordação

Momento preferido: os espontâneos

Fotógrafo que os inspira: o pai

Nascemos vendo fotos de casamentos. Nos apaixonamos pelo o que fazemos e isso garante o romantismo do nosso trabalho. Nada mais prazeroso do que deixar uma bela recordação de um dos momentos mais bonitos de um casal!

Flavia Lago – Há 10 anos no mercado

Ela migrou para a fotografia por paixão. O pai – que é dono do estúdio Flavius Fotografia há 40 anos – é fotógrafo de casamento e ela o acompanha desde que se entende por gente. Mesmo tendo feito engenharia, com MBA em marketing, Flavia não resistiu aos clicks e já participou de congressos e cursos de atualização no Brasil e exterior. “Recentemente estive em Londres, participando do curso do Jerry Ghionis, um dos que eu admiro muito”.

Flavia considera que as fotografias clássicas dificilmente serão dispensadas completamente pelas noivas. Mas, que cabe aos fotógrafos, proporem poses e atitudes diferenciadas, para que o momento não fique tão formal e tenha mais naturalidade. Para ela, o álbum de um casamento deve ser capaz de contar perfeitamente toda a história do casamento, com um diálogo coerente.

Sobre os efeitos nas fotos ela é taxativa: “eles devem ser utilizados apenas como uma cereja do bolo”.

Foto Flavius

Estilo: contemporânea

Fotografia para ela é: emoção

Fotógrafos que inspiram: Flavius e Jerry Ghionis

É um privilégio ter como trabalho eternizar um casamento. É um momento de união, de confraternização e muita alegria. Quando vejo meu trabalho materializado na forma de um álbum é como se eu tivesse finalizado um livro de uma bela história, só que com fotografias no lugar das palavras.

Casamentos por Flavius Fotografia

Giovani Garcia – Há 13 anos no mercado

“O fotógrafo clássico, mas com pegada moderna, está sempre se atualizando. Não só em tecnologia, mais em conceitos e tendências”. É com essa frase do Giovani que a gente consegue ter a certeza do motivo dele ter ganho tantos concursos de fotografia – Fearless, WPJA, AG Photojornalism, WPS e o The best of wedding. Querer aprender sempre mais, torna o profissional cada vez melhor!

Foto Giovani Garcia

Para ele, não existe forma melhor de mostrar a beleza das madrinhas, dos padrinhos, dos noivos, seus pais e convidados sem uma foto posada: “tento ser breve nessas imagens, mas elas não podem faltar”.

Estilo: autenticoGiovani Garcia

Fotografia para ele é: sua vida

Momento preferido: a primeira dança do casal

Fotógrafo que inspira: Joe Buissink

Eu adoro fotografar pessoas felizes. E o casamento é o melhor lugar para isso.

Foto de noivos feitas pelo Giovani Garcia

John Kirchhofer – Há mais de 40 anos no mercado

O John trabalha com uma equipe de cinco profissionais. Dois fotógrafos – ele e o Marcelo de Mattos – e quatro fotógrafas – Kyra Mirsky, Meg Lopes, Daniela Fusca e Vera Donato –  que formam a Momento Fotográfico. Ele aposta que as fotografias clássicas sempre terão lugar nos álbuns de casamentos e que a foto da noiva jogando o buquê é indispensável! “Muitas vezes a moda explode com re-leituras de estilos clássicos. Temos que afastar o sentimento de que o clássico é a mesma coisa que ‘antigo’ ou ‘velho'”. 

Sobre a tecnologia no mundo fotográfico, ele entende que só teve o que acrescentar. Com câmeras modernas e iluminação portátil, potente e versátil a qualidade das fotos só tem a ganhar!

Foto John Kirchhoter

John

Fotografia para ele é: expressão de um momento

Momento preferido: as lágrimas

Fotógrafos que inspiram: Jerry Ghionis, Jim Gardner e Yervant

A oportunidade de compartilhar momentos de felicidade com noivos e família é uma forma muito gratificante de trabalhar.

Noivos por Momento Fotográfico Casal

 Veja mais sobre fotografia de casamento!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Jornalista, fotógrafa e pisciana. Como ser essas três coisas e não amar casamentos? Sonha em um dia dizer "sim" para aquele que entende seus defeitos e se apaixona pelas suas qualidades.