Os (novos) fotógrafos queridinhos das cariocas

Por  |  4 Comentários


Alinhar técnica com o olhar e o coração não é para qualquer um. Foi-se o tempo em que os fotógrafos se limitavam a fazer fotos posadas e eternizar lembranças em um ângulo só. O mundo mudou e em plena era digital foi preciso se reinventar para acompanhar a tecnologia e o exigente gosto dos jovens. Daí surgiu um novo time de profissionais, que uniu-se à velha guarda e aumentou o bom leque de opções para das noivas cariocas.

Um drone sobrevoando a cerimônia, fotógrafos distintos para os noivos, um ensaio inimaginável antes e outro ainda mais mirabolante depois. É uma superprodução! A luz exata, o clique certo, o tratamento de imagem feito meticulosamente para tudo ficar ainda mais perfeito. Foca, desfoca, corta! Transmite a cerimônia ao vivo para os convidados que não puderam ir. Eles querem sempre mais! E se os casais embarcam em novas ideias, por que parar de inventar moda? Vence o mais criativo!

No aniversário de 12 anos da IC, nosso presente são para esses jovens parceiros que formam um time de novos talentos no mercado de fotografia de casamentos cariocas. Estamos falando aqui de profissionais que ganharam projeção nos últimos 10 anos e conseguiram se estabelecer.

De tecnologia e talento todo mundo entende um pouco

Se comparado a outros tantos feras que durante anos foram hors concours e fizeram muita história por aqui, eles ainda estão engatinhando. Mas isso pouco importa, viciados em tecnologia é ela quem os mantém conectados ao que há de mais moderno nesse universo. Pós-wedding na Itália - Foto Hugo CarneiroPara a fotógrafa Marina Lomar, ela possibilita mais conforto, segurança e rapidez, além de aumentar a qualidade das impressões e desenvolver softwares para edição. Hugo Carneiro a vê como uma disseminadora em tempo real de seu trabalho, que é potencializado no dia seguinte através da internet. “Isso nos rende experiências em locais que até então não atuávamos, é fantástico!”, completa.

Heavy user do mundo digital, Reynaldo Cavalcanti a encara como um caminho ao imediatismo. As resoluções impecáveis são o que mais o encanta. Sempre aliado à tecnologia, ele abusa do que há de mais moderno, como, por exemplo o 4K, que já é uma realidade em sua empresa. Marina Fava também anda de mãos dadas com as inovações tecnológicas, mas garante que o olhar criativo e sensível é o que imprime a marca do fotógrafo.

E por que fotografar casamentos?

É paixão! Todos foram unânimes. Alguns nasceram com o duelo foto x casamento injetado na veia – histórias hereditárias –, outros descobriram nesse mercado uma oportunidade de trabalhar com o amor. Frederico Santa Rosa gosta de fotografar gente e emoção, contar histórias através de imagens e se envolver – inevitavelmente – com todas elas. Alexandre Rechtman não se contém em contar aos noivos qual é sua essência. “Um homem que ama incondicionalmente a família e se emociona com o amor verdadeiro. Mergulho nas histórias que passam por mim, amo fotografar esse encontro de almas que é um casamento”.

Marina Fava – há seis anos no mercado

Para ela, fotografar é quase um vício. Trabalhar registrando o melhor da vida é pura sorte! E não tem segredo, a parada é estar ali com vontade e se desdobrar para contar através de imagens uma história linda e profunda, com a particularidade de cada casal. Marina Fava usa a tecnologia como aliada, mas deixa claro que o seu olhar, a criatividade e a sensibilidade é o que imprime sua marca.

Fotografo de casamento RJ - Marina Fava

Estilo: romântico

Foto para ela é: sensibilidade

Momento preferido: making off

Fotógrafo que inspira: Fábio Laub

Nós escolhemos o amor e apostamos nele. Compartilhamos através de um olhar atento e sensível toda a emoção presente cada pequeno detalhe. Temos o poder de eternizar esses momentos. Tudo isso com competência, discrição, elegância e a melhor tecnologia.

Casamento ao ar livre - Foto Marina Fava

Foto diferente para casamento - Marina Fava Fotografia

Casando no Copa - Foto Marina Fava

 VRebel – há cinco anos no mercado

No início dos anos 90, Vânia Rebel trocava os passeios pelo Central Park em Nova Iorque por tardes dentro da B&H PHOTO – na época, a maior loja do mundo. A fotografia digital só vista nos filmes de ficção e, boas câmeras eram inacessíveis devido ao exorbitante valor. Após 20 anos, Vânia transformou seu suor em ouro e com intensa dedicação e estudos em softwares de edição, sua empresa nasceu em agosto de 2010. As imagens falam por si só e, além das fotos, também são produzidos vídeos de excelente qualidade.

Sapato dos noivos personalizados - Foto VRebel

Estilo: único

Foto para ela: sensibilidade

Momento preferido: entrada da noiva

A equipe V Rebel é composta por profissionais experientes, prontos a atender produções audiovisuais em tempo recorde. Nosso grande diferencial é oferecer equipamentos da mais alta tecnologia existente no mercado internacional, proporcionando imagens de qualidade e atendimento personalizado, já que para nós, cada cliente é ÚNICO.

Dia do noivo - Foto VRebel Foto clássica para casamento - Foto VRebel

Carro antigo para casamento - Foto VRebel

Marina Lomar – há quatro anos no mercado

Tratamento suave, valorização dos detalhes e principalmente dos sentimentos com imagens simples e sofisticadas. Seu estilo de fotografia de casamento é documental e mescla fotos espontâneas e retratos dirigidos. A cobertura fotográfica de Marina Lomar privilegia os momentos como eles são, mas nem só de foto espontânea vive a fotografia de casamento. Sair da festa sem fotos importantes para os noivos e familiares? Nem pensar! Se o casamento é para 15 ou 500 pessoas, a importância e a responsabilidade são as mesmas para ela.

Fotografa de casamento - Marina Lomar

Estilo: suave

Foto para ela é: inestimável

Momento preferido: todos!

Fotógrafo que inspira: Fer Juaristi

© Marina Lomar FotografiaEu me sinto honrada quando uma pessoa se identifica com o meu olhar e me convida para fotografar um dia especial da sua vida. Eu sempre imagino a seguinte cena: daqui a alguns anos, ela sentada num sofá com o álbum nas mãos, mostrando para amigos, filhos e netos, revivendo aqueles momentos em detalhes. Ser responsável por essa tarefa é algo que me emociona e me realiza.

 Sapato para noiva - Foto Marina Lomar Fotografo de casamento RJ - Marina Lomar

Reynaldo Cavalcanti – há 20 anos no mercado

Quando o assunto é tecnologia ele é um dos primeiros nomes que vêm na cabeça, principalmente se o papo for sobre foto e vídeo de casamento. Inspirado no trabalho de seu pai, João Barreto, Reynaldo está à frente da Foto Studio Equipe – empresa paulista que cada vez mais expande sua área de atuação. Com propostas inovadoras, como drones para imagens aéreas, transmissão ao vivo pela internet, álbum 10cm a 50cm, acabamentos europeus, câmera de cinema HDSLR super 35mm… eles têm ferramentas exatas para escrever as emoções da vida através de fotografias e filmes. Gostou? Hoje a empresa conta com um show room de mais de mil metros quadrados, em uma região nobre de São Paulo e também já ancorou seu escritório no Rio de Janeiro.

Fotografo para casamento SP - Foto Studio Equipe

Estilo: sentimento

Foto para ele é: amor

Momento preferido: noivo esperando a noiva no altar

Fotógrafo que inspira: meu pai, João Barreto

Foto Reynaldo Cavalcanti -Foi ao perceber a deficiência em tecnologia e criação no ramo de casamentos que senti a necessidade de inovar, de romper com aquela linguagem tradicional predominante num mercado já estagnado no Brasil. Reestruturar toda a empresa, inovar o conceito e reinventar o estilo de se fotografar e filmar não foi fácil. Mas hoje, isso resulta em uma grande notoriedade e respeito entre os profissionais.

Making of noiva - Foto Studio EquipeFoto clássica de casamento - Foto Studio Equipe

 Victor e Valério Miguel Fotografia – há 12 anos no mercado

A dupla preza por qualidade, mas isso é requisito básico né? Some então, ao pacote, um estilo único produzido por quem bebe da fonte dinâmica do fotojornalismo para criar um álbum de casamento personalizado, com as singularidades dos noivos estampadas da capa ao fim. O tratamento das imagens é feito com total dedicação e a cobertura completa do evento não tem limite de cliques. Valério Miguel vem de uma turma seleta que retocava negativos (essa palavra ficou antiga né?) e por isso tem muito conhecimento sobre o assunto. A ideia é mexer nas fotos sem transformar. Efeitos, nem pensar! Pois o modismo pode condenar o álbum a uma gaveta e isso não combina com a propostas deles.

Making ok noiva - Victor e Valério Miguel

Estilo: amor

Foto para eles é: atemporal

Momento preferido: cerimônia

Fotógrafo que inspira: Ribas Foto e Vídeo

Nós eternizamos sonhos… Todos os outros profissionais realizam o casamento, cabe a nós não deixar os detalhes se perderem. Nosso segredo é envolve experiência e sensibilidade. A questão é pensar sempre no que os noivos vão querer lembrar depois.

Área para casamento de frente pra praia Rio de Janeiro - Sheraton Hotel

Studio Queluci  – há 8 anos no mercado

Leandro Queluci começou com uma produtora de vídeo em 2005 gravando e editando shows, institucionais e até programas para TV fechada. Hoje o Studio Queluci é conhecido por ser uma empresa criativa, profissional e especialista no que faz de melhor que é eternizar momentos! Com um estilo jornalístico, Leandro que é um dos responsáveis pela empresa, consegue extrair de qualquer casal belos sorrisos e demonstrações de afeto. Pessoas comuns ganham belíssimas recordações quando posam para suas lentes. Junto de sua parceira Luciana, Leandro se coloca ao seu dispor para garantir uma das partes mais importantes do dia mais feliz da sua vida.

leandro-queluci-foto

leandro-queluci-foto

studio-queluci-foto

leandro-queluci-fotoleandro-queluciEstilo: cada momento pede um estilo

Foto para ele é: contar histórias fantásticas

Momento preferido: entrada da noiva e a troca dos votos

Inspiração: livros e filmes

“Toda noiva sonha com uma foto bem tirada, com uma iluminação perfeita, maquiagem e vestido impecável; mas também quer fotos dos olhares, os gestos de afeto que acontecem naturalmente durante uma cerimônia. Não podemos hoje ter um estilo, mas acredito que o fotógrafo deve saber fotografar com a técnica certa no momento certo para cada etapa do casamento”.

Hugo Carneiro – há cinco anos no mercado

Ele fotografa com amor, basta olhar para cada uma de suas fotos. Um dos fotógrafos premiados no Rio de Janeiro, já fotografou  nos EUA, Noruega, Dinamarca, Grécia, Argentina, México, França e Itália. Entre os títulos, um dos mais honrados foi ter seu nome relacionado no top 20 pela Wedding Photography Select | Associação Inglesa – que reúne grandes fotógrafos de casamento de todo o mundo. Usando as luzes de forma criativa, o estilo de Hugo Carneiro é clássico, clean e bonito de ser ver. Sabe aquela foto que encanta? Então, é assim. O negócio dele é fazer diferente.

Noivos na Aurora Boreal casamento - Foto Hugo Carneiro

Estilo: luz

Foto para ele é: paixão

Momento preferido: entrada da noiva

Fotógrafo que inspira: David Beckstead

Fotógrafo Hugo CarneiroUma das minhas maiores alegrias é ser o escolhido para registrar dias tão especiais e únicos da vida de cada um de vocês. A cada dia busco me aperfeiçoar mais para transformar cada fotografia, em um momento que será guardando com muito carinho no coração de admira essa arte.

Ensaio pre-wedding ao ar livre - Foto Hugo CarneiroFotografo de casamento Petrópolis - Foto Hugo Carneiro

Frederico Santa Rosa – há oito anos no mercado

Ele é expert em fotografa casamentos em Búzios e ali nas redondezas. Criado no paraíso secreto de Brigitte Bardot, Frederico conhece bem as belezas naturais do lugar e sabe os melhores horários para fotografar. Dá atenção especial e personalizada ao casal, pois se propõe a fazer poucos casamentos, garantindo muita qualidade. Dentro do pacote está incluso ensaio para “save the date”, book e DVD com 600 fotos em alta resolução para seleção. Adora incluir fotos P&B na seleção e reconhece o quanto as fotos espontâneas são essenciais para dar vida e originalidade aos registros. Para aperfeiçoar seu trabalho, sempre se conecta ao Instituto Internacional da Fotografia (SP) e Marco Ravenna (Studioday Bologna – Itália) como base orientadora.

Foto de casamento em Búzios - Frederico Santa Rosa

Estilo: espontâneo

Foto para ele é: paixão

Momento preferido: cerimônia

Fotógrafo que inspira: Alê Borges

Foto Frederico Santa Rosa 02Gosto de fotografar gente e emoção. Contar histórias com imagens me dá prazer, eu me envolvo de uma forma inexplicável!

Fotógrafo de casamento Búzios - Frederico Santa Rosa Fotógrafo de casamento em Búzios - Frederico Santa Rosa Casamento em Búzios - Fotografo Frederico Santa Rosa

Sabrina Vasconcelos – há dois anos no mercado

Ela chegou de mansinho e tem mostrado a cada dia do quanto é capaz. Sabrina entende de lentes, luzes e sabe a hora exata de disparar o flash. Sorridente, a fotógrafa se desdobra para encontrar o ângulo perfeito e prioriza a sintonia com os noivos. Sem conhecer e entender o perfil dos clientes, nada feito! Afinal, só com essa troca é possível orientar o trabalho de modo que se transmita confiança. Uma de suas últimas aventuras foram os cliques do casamento do goleiro do flamengo Paulo Victor. Ela é mais exemplo de que quando o amor impera, o resultado é sempre positivo.

Casamento ao ar livre - Sabrina Vasconcelos

Estilo: amor, emoção e cor!

Foto para ela é: arte

Momento preferido: todos

Fotógrafo que inspira: Eve Arnold

Hoje em dia só as fotos posadas não valem, todos querem retratos da emoção. Como sempre digo, o fotógrafo não pode ser apaixonado apenas por fotografia, tem que se apaixonar constantemente por seus fotografados e  devolver a eles toda essa emoção em imagens, até mesmo nos ensaios.

Sabrina Vasconcelos FotografiaFotos de casamento vintage - Sabrina VasconcelosFotografo de casamento RJ - Sabrina Vasconcelos

Marcelo de Mattos – há 12 anos no mercado

Com seu know how, ele já sabe o que os noivos querem: serem surpreendidos. E junto com seus parceiros da Momento Fotográfico tem certeza que isso pode acontecer desde o primeiro contato, na visita ao estúdio, no bate-papo e, claro, no modo como o fotógrafo faz as fotos. Marcelo de Mattos é enfático, não existe uma receita de bolo, o lance é apostar no seu feeling, no momento. Ele nasceu para fotografar e teve sua vocação aperfeiçoada com muita técnica. O resultado não pode ser ruim né?

Madrinha rodando a barra do vestido da noiva - Marcelo de Mattos

Estilo: surframes

Foto para ele é: tudo

Momento preferido: noivos na pista de dança

Fotógrafo que inspira: muitos!

 Como fotógrafo, sinto-me um instrumento que eterniza momentos. A máquina me possibilita isso. Mas o que faz a foto de fato é meu olhar. E como um olhar pode transmitir tantas variedades fotográficas!? Simples: o olhar é o foco, é o principio e é tudo.

Fotografo de casamento RJ - Marcelo de MattosAlexandre Rechtman – há seis anos no mercado

Podem chamá-lo de Xande ou Alê… como seus amigos o apelidaram. Alexandre é simpático e gosta de distribuir sorrisos. Ele costuma brincar que existem profissionais que ficam, que namoram e que casam com seus clientes. Ele é do tipo que casa, no sentido literal da palavra. Sua fotografia é humanizada, sensível, pautada no relacionamento próximo entre o fotógrafo e os noivos. O que ele preza? Pelo registro documental, estética e arte. Gosta de ir além e consegue transformar um evento num espetáculo de cores, luzes e imagens poéticas.

Dia da noiva - Alexandre Rechtman Fotografia

Estilo: emoção

Foto para ele é: amor

Momento preferido: festa

Fotógrafo que inspira: Vinícius Matos

Alexandre RechtmanO que costumam chamar de trabalho eu chamo de paixão e levo ao pé da letra a definição básica do que seja a fotografia para Henri Cartier-Bresson: “Fotografar, é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração.”

Ensaio pré-wedding - Alexandre Rechtman Fotografia Fernanda-Rafael-Alexandre-Rechtman-Fotografia-vestido

Alexandre Rechtman Fotografia

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Jornalista mineira, dona de uma coleção de sonhos e apaixonada pelo o que é leve. Nunca subiu ao altar, mas nutre a certeza de chegar lá com seu amor da vida. Adora combinar palavras para contar histórias e assume ter uma queda por casamentos ao ar livre.