Fotografia de casamento com personalidade

Por  |  0 Comentários


Não se engane! Essa não é mais uma matéria simples sobre um fotografia de casamento. Hoje o papo é com ele: Alexandre Rechtman, o cara que capta momentos memoráveis e surpreendentes e faz uma fotografia de casamento com personalidade!

Quando você vê as fotos, não resta dúvidas de que são do Alexandre Rechtman! Ele tem um olhar irreverente e um talento inigualável, e faz da fotografia de casamento com personalidade um novo modo de enxergar a fotografia de casamento… Confira a entrevista que fizemos com ele e veja com seus próprios olhos o quanto esse cara é fora do normal – ele vai além do que você quer!

– Como você definiria seu estilo?

 
Minha fotografia não anda muito de mãos dadas com regras e nomes que possam caracterizá-la. Não gosto de denominações como fotojornalismo, fotografia documental, dentre outras. Eu brinco que minha fotografia é uma espécie comédia romântica, onde a gente se emociona e dá boas risadas. E no final todos vivem felizes para sempre haha. Pra mim, fotografar um casamento não é sobre contar histórias, mas acima de tudo fazer parte delas.
 

– O que te motiva e inspira?

 
Talvez possa parecer um pouco óbvio, mas trabalhar com o que eu mais amo nessa vida e fazer a diferença na vida das pessoas me motiva e me inspira a cada dia.
 

– Você tem algum ídolo (alguém que vc se espelha?)

 
Meus pais são meus ídolos. Me ensinaram inúmeros valores como respeito, gratidão, humildade e acima de tudo amor ao próximo. Tudo que sou como homem e como profissional eu dedico a eles.

 

– Há quanto tempo está no mercado?

 
Vou te contar algo que poucos sabem. Estou neste mercado desde os meus 14 anos quando disse pros meus pais que queria ser DJ. Deu certo, pois tive uma carreira de DJ até os meus 21 anos (tá explicado esse meu amor por fotografar casais animados como eu). Em 2001, criei a Zoomfoto, empresa especializada em fotografia instantânea (hoje administrada pelo meu irmão) e por incentivo dele, criei minha marca em 2013 e mergulhei fundo como fotógrafo de casamento.
 

– Quantos casamentos faz em média por ano? Pega só 1 por dia?

 
Tenho feito nos últimos 3 anos de 40 a 42 casamento por ano.

 

– Você faz alguma entrevista com os noivos para entender o que é importante para eles?

 
Não fotografo casais sem entender a história e as expectativas de cada um. Essa conexão é essencial.
 
– Qual seu diferencial?
 
Meus clientes não me contratam apenas pelas minhas fotos, até porque tem muito fotógrafo tão bom ou melhor do que eu. Sou contratado por ser o Rechtman, um profissional  e um ser humano que não tem medo de ser ele mesmo, que faz da sua autenticidade sua marca e que nao cria personagens para fechar contratos. Sei quem é meu cliente e tenho orgulho de falar a mesma linguagem que ele.
 

– Tem algum lugar e estilo de cerimônia que você adora fotografar?

 
Cerimônias durante o dia em contato com a natureza são a minha paixão mas aonde tiver amor e gente animada é só chamar que eu tô dentro.

 

– Os noivos já te procuram sabendo do seu estilo divertido de fotografar?

 
Sempre. É a minha essência. Como nao quero atrair noivos diferentes de mim, faço questão de deixar isso mais do que evidenciado na minha comunicação nas redes sociais, no meu orçamento que envio por email e acima de tudo nas reuniões presenciais.
 

– Qual o momento mais emocionante de fotografar num casamento? (o momento que você mais gosta)

 
A troca dos votos. Costumo de dizer que a maior religião do mundo deveria ser o amor e essa troca de energia na hora da cerimônia “quebra” com o fotografo aqui.
 

– Você já se emocionou em algum casamento em que trabalhou?

 
Inúmeras vezes devido a esse grau de conexão que crio com cada casal. Minha equipe já sabe o manteiga derretida que tem aqui. Quando eu viro de costas pro celebrante eles já sabem que ” caiu um cisco no meu olho” e é hora deles ficarem mais atentos rs.
 

– Quantas pessoas tem na sua equipe?

Tenho muito orgulho de ter uma equipe fixa formada por 3 fotógrafos. Sao pessoas que fazem parte do meu dia a dia, que tenho muito orgulho de fazerem parte da minha família. Sao profissionais com a minha vibe e que possuem os mesmo ideais de vida..
 

– Você também faz as fotos clássicas e posadas ou isso só se o casal pedir?

Essa pergunta é frequente aqui haha. Não abro mão das fotos protocolares pois são momentos importantes que precisam ser registrados. Porém, sempre digo: Fotos posadas não precisam ser chatas nem demoradas.

 

– Quanto tempo você fica com a noiva/noivo e na festa?

Como faço muitos destination weddings, as festas costumam ser longas, com uma media de 7 horas de duração. No making of dos noivos costumamos ficar em media 4 horas com o casal antes da cerimônia.
 

– Com quanto tempo antes os noivos precisam entrar em contato com você?

 
Depende dos meses do ano. De abril até novembro, por exemplo, minha agenda lota com um ano de antecedência em média.
 

– Quanto tempo normalmente para os noivos ansiosos verem as fotos rs?

Em contrato, 60 dias corridos, mas temos conseguido entregar todas as fotos editadas em até 15 dias após o casamento.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Letícia é jornalista, tradutora e leonina. Escrever é o que ela gosta de fazer! Passou anos morando nos Estados Unidos, onde estudou e trabalhou em alguns jornais e revistas. Voltou para o Brasil, pois não conseguia viver longe da família e dos amigos. Ela ama tudo relacionado à moda, gastronomia, cinema, decoração, viagens e festas de casamento, mas a sua grande paixão mesmo é uma Border Collie chamada Sophie.