Fotografia de casamento: arte + emoção

Por  |  2 Comentários


Emprestar o olhar para captar o momento e escrever pelas imagens o que será eternizado: ou, em outras palavras, as especialidades de Marcelo de Mattos – que dividiu com a gente todo seu know-how em um bate-papo imperdível sobre fotografia de casamento

Fotografia de casamento - Marcelo de Mattos - Fotografia casamento RJReza a lenda (e confirma) que fotografia é arte – e passa por conexão, sentimento e muito treino no olhar. Junte isso ao momento único de um casamento e todos os sonhos, desejos e expectativas dos noivos. Voilà: temos fotografia de casamento, aquela permeada por emoções a todo instante. Aquela que você vai guardar para sempre. Aquela que tem como missão captar toda a grandiosidade do seu dia.

Por isso, se ainda não sabe, vamos contar (especialmente para aquelas que estão #AProcuraDoFotógrafoPerfeito): empatia com o fotógrafo é tudo! Tem que rolar identificação e – principalmente – conhecimento de causa sobre o trabalho dele. E, segundo Marcelo, “não existe fórmula mágica, mas nada melhor que feeling de noiva para perceber isso, na reunião e no bate-papo”.

Reunião e bate-papo: importantes, mas resolvemos adiantar o seu lado. Leia aqui até o final. Tire três minutos para olhar as fotos. Vai que já dá vontade de mandar um e-mail para ele?

Fotografia de casamento - Fotografia de decoração - Foto Marcelo de Mattos - Fotografia casamento RJ

MARCELO DE MATTOS RESPONDE

  1. Ensaio fotográfico: in ou out?

“Ensaios fotográficos são muito importantes, pois são neles que conheço um pouco mais do casal, além de ser a oportunidade de terem mais um material bonito e bacana além das fotos do dia do casamento. O ensaio deve sempre ser livre: eles ditam como querem. O fotógrafo pode dar opiniões também, mas o mais importante é a satisfação do casal: o momento é deles”

  1. Para noivos tímidos, o segredo é…

“Não deixá-los muito tempo de frente para a lente: quanto mais rápido você for para fotografar cada cena, melhor. Para os tímidos, posar é sempre um problema – e por isso não seguro os noivos muito tempo nas cenas ajeitando detalhes e preparando demais a foto. O lance é pegar a espontaneidade, me posicionando do modo mais discreto que puder”

  1. Captar o momento sem atrapalhar o momento: desafio?

“Trabalho sempre com uma equipe coordenada e conectada entre si: com poucos sinais, nos entendemos e sabemos o que podemos e devemos fazer. Nenhum de nós entre no quadro ou na posição do outro, temos o feeling e confiança na equipe. Sabemos previamente o que está programado para o evento (através do cerimonial), então já vamos procurando posições que não atrapalhem o olhar do público. Nesse ponto, o olhar artístico do fotógrafo dita o trabalho, com o talento retratando as cenas e momentos, conforme vão sentindo necessidade”

Fotografia de casamento - Fotos espontâneas casamento - Foto Marcelo de Mattos - Fotografia casamento RJ


Leia mais

+ 10 dicas para personalizar o álbum de fotos

bg-divisoria

+ 24 fotos espontâneas para tirar no casamento

bg-divisoria

+ 5 dicas para sair bem na foto


+ SOBRE MARCELO DE MATTOS

A descoberta do amor pela fotografia aconteceu quando ainda criança – primeiro com a paixão por captar e guardar em imagens, como em uma coleção, observando e tentando entende-las. Foi nesse momento que, ao invés de apostarem nos carrinhos, seus pais acertaram no presente e o brinquedo preferido se tornou Xereta, uma pequena câmera portátil da Kodak que passou a acompanhar Marcelo.

E foi assim, xeretando todos os ângulos, paisagens e momentos, que ele descobriu seu mundo. Mais tarde, o início da carreira profissional foi como assistente de fotógrafos renomados e consolidados no mercado – o que rendeu algumas boas experiências trocadas e técnicas aprendidas. Na hora de adentrar o mundo wedding, muita força de vontade + olhar e estilo.

Estilo esse – diga-se de passagem – adquirido ao longo do tempo. Nas palavras de Marcelo, estilo é “um acúmulo de bagagens da vida: viagens, lugares, culturas e formas de arte. Estou sempre conectado com arte e cultura, e transfiro isso para as fotos. A fotografia precisa ser sentida antes do clique. É uma forma de emprestar meu olhar, que exprimo tudo isso que faz parte dessa bagagem a que me refiro”.

Fotografia de casamento - Ensaio noiva - Foto Marcelo de Mattos - Fotografia casamento RJ

Por isso, anota aí: é ideal procurá-lo com um ano de antecedência para a data do casamento. “Após o fechamento do contrato [que inclui cobertura fotográfica do making of, cerimônia e festa], nos reunimos para tirar dúvidas sobre o andamento e cronograma do casamento, pessoas e cenas que os noivos gostariam que fossem registradas, o que eles esperam, seus gostos e desejos para o evento. É importante ouvi-los, conhecer um pouco da personalidade e estilo do casal: assim, vamos quebrando o gelo e encurtando relações. As fotos fluem muito melhor sob esses aspectos”, conta.

Fotografia de casamento - Ensaio de fotos com noiva - Foto Marcelo de Mattos - Fotografia casamento RJ

♥ UM PLUS!

Marcelo de Mattos cursou Desenho Industrial na Faculdade da Cidade. Por lá, colocou no currículo conhecimentos teóricos de enquadramento, composição, profundidade de campo, etc. Ainda na faculdade travou conhecimento com experientes fotógrafos de decoração. Hoje, quando não está registrando os noivos, também trabalha nos bastidores dos casamentos e faz, com maestria, fotografia de decoração – daquelas indispensáveis aos profissionais do mercado. #FicaADica da IC para os nossos parceiros!

Fotografia de casamento - Fotografia de decoração - Foto Marcelo de Mattos - Fotografia casamento RJ Fotografia de casamento - Fotografia de decoração - Foto Marcelo de Mattos - Fotografia casamento RJ

Ajudamos na missão? O site da IC está cheio de dicas sobre fotografia de casamento. Fica por aqui!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Uma combinação de sonhadora incansável e romântica incurável. Encontrou nas palavras sua forma de fazer do mundo um lugar mais colorido. Admite habilidade especial para enxergar magia, leveza e doçura em cada segundo da aventura que é viver. E que a perdoem as pessoas pés no chão, mas o amor está no ar – e também nos casamentos no campo: ou alguém consegue pensar em algo mais bonito?