10 dicas para personalizar o álbum de fotos de casamento

Por  |  1 Comentário


Entre os (muitos!) itens que valem a pena priorizar no orçamento do casamento, de fato, a fotografia é algo muito precioso. Confira nossas dicas de personalização!

O grande dia é realmente inesquecível e só quem já desfrutou dele pode afirmar com propriedade: o desejo de revivê-lo é eterno! E, graças à tecnologia (e aos fotógrafos!), existem meios cada vez mais viáveis de proporcionar esse presente para os noivos. O álbum de fotos de casamento é um deles.

O álbum de casamento deve ser personalizado de acordo com o sonho dos noivos. Como se trata de um objeto atemporal, nem sempre é preciso seguir o estilo da festa. Cada casal tem liberdade para escolher o melhor produto para guardar as recordações. É como uma narrativa com a seleção dos melhores momentos. Separamos algumas dicas específicas sobre a confecção do produto. Veja!

1. TIMELINE

Já sabemos que o objetivo do álbum é montar uma linha do tempo com os highlights do casal. Do making of ao fim da festa, certamente há uma bagagem de fotos preferidas que não podem ficar de fora. A principal orientação é que os noivos escolham sempre as MELHORES imagens. Difícil, né?!

Fotos de casamento: estilo de diagramação - Foto

Algumas possuem um valor simbólico, outras uma qualidade estética, outras estão espontâneas… Uma série de fatores pode servir como “uma peneira” para decidir. Essa é uma das partes mais desafiadoras, pois o objeto possui um limite de espaço. Mais adiante falaremos sobre os tipos de fotos que não podem faltar!

2. INVISTA SEM PENA!

Não há dúvidas de que o álbum é um investimento essencial. Afinal, ele vai perpetuar de geração em geração. Como uma “relíquia”, filhos, netos e bisnetos terão referência do casal no futuro. Para Anna Quast e Ricky Arruda Fotografia, o objeto é precioso tanto para os noivos quanto para o fotógrafo. “É assim que o casal, lá na frente, terá suas recordações avivadas, cada momento relembrado e revivido. Além disso, a foto impressa em um lindo álbum adquire um valor, uma simbologia e uma afetividade maior. Ele também é importante para o fotógrafo pois, claro, é através dele que seu olhar se perpetua e se espalha”, pontua Ricky.

Fotos de casamento: capa de álbum preto e branco - Foto Anna Quats e Ricky Arruda

3. MENOS É MAIS

Muitos casais têm muitas ideias de personalização, que são válidas e criativas. Mas é preciso ter cuidado para não enfeitar demais e tornar o produto confuso. “Você não pode entupir um álbum de cor, pois, na verdade, quem vai ditar a alegria dele são as fotos. As fotos traduzem a emoção e o álbum só é um meio de mostrar. Não pode mascarar!”, alerta Marcelo de Mattos Fotografia

4. DIAGRAMAÇÃO

Marcelo de Mattos Fotografia também esclarece que cada fotógrafo tem um perfil de diagramação. Sendo que cada caso é um caso e, assim, o design do álbum de casamento pode – ou não! – ser feito conforme o  estilo da festa. Mas não é regra. “Existe uma incrível diversidade de público, então, isso é muito subjetivo. A gente monta um álbum baseado no nosso projeto de diagramação”, explica. O profissional alerta que, com a mudança no mercado não se pode impor um padrão de personalização. É preciso atender ao gosto do cliente em vez de oferecer tudo pronto.

Fotos de casamento: página do álbum de casamento - Foto

5. INOVAÇÃO

Você sabia que é possível fazer a capa de um álbum com o tecido do vestido de noiva? Segundo John Kirchhofer, da , não é algo muito comum no Brasil, por ser uma moda gringa. “Existe uma variedade incrível de personalização que as noivas podem fazer nos seus álbuns. Há a possibilidade com vários tipos de tecido, couro, letras em alto ou baixo relevo com o nome dos noivos…”, comenta.

Fotos de casamento: capa de madeira  - Foto


Leia mais

+ Fotografias X direitos autorais: tudo o que você precisa saber

bg-divisoria

+ 5 dicas infalíveis para sair bem nas fotos de casamento

bg-divisoria

+ Fotos criativas para tirar com padrinhos e madrinhas


6. CLÁSSICO QUE NÃO SAI DE MODA

Uma sugestão para um dos estilos mais tradicionais de festa é, independentemente da cor escolhida, tanto a capa como o álbum podem ser mais clean, sem muitas artes nem uma explosão de cores. “O clássico está baseado no simples, na cor. Acho que ou branco ou preto, não cabe muita mistura de cores e texturas”, opina o fotógrafo Marcelo de Mattos Fotografia.

Fotos de casamento: álbum delicado - Foto Anna Quats e Ricky Arruda

7. EXISTE UM LAYOUT IDEAL?!

Diálogo é tudo. Cada noiva tem um desejo e um estilo. O álbum é um objeto atemporal e, nem sempre, precisam seguir exatamente as características do casamento. Por exemplo, não é porque os noivos tiveram uma festa com decoração vermelha que precisam ter um com uma capa da mesma cor. Liberdade é palavra de ordem na hora de personalizar. Para John Kirchhofer, não existe um layout ideal. “Nem sempre a noiva quer seguir o estilo do casamento. Eu gosto de dialogar com a noiva para saber o que ela quer. Não é um produto fechado. Temos muitos manuais de tipos de projetos que podem compor um álbum”.

Fotos de casamento: foto dos noivos - Foto

8. EXCLUSIVIDADE

Ricky Arruda acha que é importante que o álbum do casamento tenha harmonia com o estilo do casal e da festa. Diante de um universo de possibilidades – linhas, formatos, tamanhos, acabamentos e conceitos – a customização varia de acordo com o que os noivos querem. “Nós nos dedicamos bastante para produzir álbuns bem exclusivos, bonitos e bem feitos. Cuidamos desde a diagramação, que é feita internamente, até todos os processos de produção. Todos os nossos álbuns têm nossa assinatura, nosso DNA, nossa forma de pensar a fotografia”.

Fotos de casamento: álbum delicado - Foto Anna Quats e Ricky Arruda

SUGESTÕES DE CAPA – POR ANNA QUAST E RICKY ARRUDA

  • Capa de couro
  • Capa semelhante a livros de arte
  • Capa de acrílico

9. DE OLHO NA IMPRESSÃO!

Ricky Arruda alerta que muitos fotógrafos imprimem as fotos em gráficas, pois é mais econômico. Porém, como o profissional valoriza a qualidade do papel fotográfico. A diferença é perceptível!  “Nós imprimimos nossas fotos em papel fotográfico, em laboratório. Usamos gramatura 800, que basicamente são duas folhas de papel fotográfico coladas com uma cartolina no meio. Ou então gramatura 400, que são apenas as folhas de papel fotográfico. Podemos imprimir também no papel algodão, alemão ou francês, com tintas de pigmento mineral e qualidade museológica, que é o que de mais nobre e especial existe”, explica.

Fotos de casamento: estilo de álbum de casamento - Foto Anna Quats e Ricky Arruda

10. VALORIZANDO CENÁRIOS

Para destacar as características de cada celebração, o álbum de casamento deve ilustrar os pontos fortes de cada detalhe. “Quando os noivos são mais religiosos, o álbum pode ter mais fotos da cerimônia do que um casamento sem cerimônia relevante. Casamento com noivos mais ‘festeiros’ pode ter mais fotos da recepção do que quando o casal é mais conservador. Casamentos com decorações espetaculares podem ter mais fotos da decoração do que uma celebração com o cenário mais simples”, sugere Ricky Arruda.

Fotos de casamento:diagramação - Foto

TIPOS DE FOTOS QUE NÃO PODEM FALTAR

  • Making of
  • Ensaio da noiva pronta antes da cerimônia
  • Cerimônia
  • Fotos protocolares: os noivos devem escolher se vão colocar os padrinhos, famílias, damas, melhores amigos….
  • Corte do bolo
  • Primeira dança dos noivos
  • Festa
  • Eventuais shows
  • Hora de jogar o buquê

 Fotos de casamento: album personalizado pela  - Foto

Créditos

1, 2, 4, 5, 6 e 12 –   |  7, 8, 9, 10 e 11 – Anna Quast e Ricky Arruda Fotografia

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Jornalista por paixão e vocação. Cativante, a carioca é dona de uma vida agitada e não nega ser romântica de alma, incurável. Adora casamentos e, desde que disse SIM para o amor da sua vida numa linda cerimônia ao ar livre, vive ainda mais encantada por esse universo.