WhatsApp na organização do casamento

Por  |  2 Comentários


Times have changed! Iphones, 1001 aplicativos, mundo conectado 24/7. Você – provavelmente – faz parte desse time e vai se interessar pelo assunto

Desde que o App surgiu e invadiu as telas dos nossos celulares fica difícil imaginar alguém que não tenha aderido à rotina suas funcionalidades (exceto eu, que me aventuro há dois meses totalmente off do aplicativo). Devaneios pra lá! Durante os preparativos do casamento, a ferramenta que facilita a comunicação e otimiza tempo, não escapa do checklist das noivas.

Bate-papos entre profissionais, grupo com madrinhas para a despedida de solteira, outro para o chá bar ou para formalizar “regras” quanto à cerimônia ou look. R.S.V.P., cartão de agradecimentos, tira-dúvidas. Motivos não faltam (e na verdade sempre sobram)! Pensando nisso, nossa ideia aqui é mostrar como usar o App a seu favor, trazendo suas praticidades para vida real.

DICAS PARA NÃO SER UM BRIDEZILLA NO WHATSAPP: 

  • BOM SENSO COM HORÁRIO: Você envia a hora que quiser e quem recebe te responde quando puder e quiser. Para ser ainda mais linda, respeite o horário comercial! Mas se sua rotina não permitir, envie e aguarde na disciplina. A dica é do mestre
  • I NICE TO MEET YOU! Se for conversar pela primeira vez vale lembrar que, provavelmente, seu contato não está salvo. Peça licença e se apresente. Ah! Faça isso também em dias úteis ou horários comerciais
  • SEM ABUSO NO ÁUDIO, MIGA! Seja objetiva e, vamos combinar? Áudio com mais de 01 minuto NÃO!
  • OI, TUDO BEM, ENTÃO, QUERIA SABER… Se cada mensagem é um bip ou uma vibrada isso significa que pode formular frases ao invés de mandar várias mensagens. Né?
  • SE FOR URGENTE, LIGUE! Se a pessoa não respondeu, esqueça aquele papo de cobrar resposta e nem envie mil interrogações. Anote essa: se for urgente, ligue, mas não seja inconveniente!
  • CUIDADO COM O QUE COMPARTILHA! Essa quase não é preciso falar. Isso é chato e cabe só no grupo da família (=P). Em grupos do casamento ou com fornecedores relacionados a ele, compartilhe referências, seu save the date, o site, ou algo que tem a ver com o casamento de assunto de vocês. Dê um desconto para os fornecedores, eles merecem!
  • MANTENHA O FOCO. Não seja loka a ponto de encher a todos com mil perguntas sobre o casamento. Confie em você, procure as respostas dentro de você e se ainda assim continuar confusa ou indecisa: vai lá! Tá liberado! Se joga no Whats e use o app a seu favor!

 RELACIONAMENTO PROFISSIONAL X NOIVA

 A maioria das noivas quer alguém que entende do assunto para validar suas escolhas e decisões. “Será que isso pode? Vai ficar bom assim? Mas e se fizermos de outro jeito?”. Se de um lado há dúvida e insegurança do outro existe profissionais experientes cheios de vontade de ensinar o que sabem e mostrar para vocês que, na verdade, praticamente tudo pode! Só precisa fazer sentido e ter um propósito real.

Segundo a decoradora Eugênia Guerrera, as noivas falam com ela antes mesmo de orçar ou fechar contrato.

“Elas querem mostrar as referências para me mostrarem o que gostam, o que vão querer. No fundo confesso ser um pouco enlouquecedor porque são muitas e elas conversam não só sobre decoração, mas também sobre outros itens como vestido, bolo, maquiagem. Acabo gostando porque através dessas referências mais distintas entendo realmente a personalidade de cada uma”, confessa.

BATERIA SEMPRE NO 100%! Em função da liberdade que se cria entre noivas e fornecedores, até no final de semana a conversa rola solta. Prints de orçamento, depósito, áudio, contrato com outros fornecedores para serem validados sob outros olhares e até previsão do tempo. Eugenia tem o hábito de responder diariamente. “Mas quando elas mandam algo sábado ou domingo, também respondo. Meu marido até sugere que eu responda só durante a semana, mas sei o quanto são apreensivas e prefiro responder na hora”, admite.

GRUPO DE WHATSAPP COM NOIVOS + PADRINHOS E MADRINHAS + DJ

WhatsApp e pista de dança parecem incompatíveis à primeira vista, mas a combinação também está sendo usada com sucesso pelo DJ Danny Dee, da Rastropop Records, em casamentos. Conhecido por dominar tecnologias de discotecagem e produção, ele usa o aplicativo a seu favor para conhecer melhor o gosto musical dos convidados.

Funciona assim: no domingo anterior à festa, ele cria um grupo no WhatsApp com os convidados escolhidos pelos noivos, normalmente padrinhos, que são informados sobre a ação do DJ e, a partir daí, a lista com músicas que curtem entra em cena.

“Dependemos deles para a animação ser total. Com o uso do WhatsApp, fico uma semana conectado com os noivos e com alguns convidados para pegar o clima da pista”, conta Danny Dee.

foto-frederico-marques-fotografia-celular

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

 VALE AGRADECER O PRESENTE PELO WHATSAPP? Sim! O App também ganha função de cartão de agradecimento quando o assunto é casamento. Portanto, o que tem acontecido muito é os noivos agradecerem os presentes – e a presença dos convidados – por WhatsApp. É mais atual e prático, embora cartões escritos à mão também tenham seu charme. ♥

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

RELACIONAMENTO ENTRE FORNECEDORES NO WHATSAPP

 Sem questionar sua praticidade, nesse caso o app agiliza orçamentos, dúvidas e além disso diminui a incansável troca de e-mails ou reuniões que poderiam e-mails (risos!!). Para a decoradora, o aplicativo melhorou muita sua rotina de trabalho.

“Antes eu precisava me reunir com todos os fornecedores para alinhar tudo. Hoje, quando conheço e confio, trato tudo por Whats e só formalizado por e-mail o contrato. No meio de uma reunião com a noiva, enquanto converso com ela já vou enviando mensagens e pedindo orçamentos ou tirando dúvidas específicas com gerentes de mobiliários, floristas, iluminação e afins. Por mais que o excesso de informação me consuma muito, é impossível não reconhecer como otimiza nosso tempo. Resolve muita coisa instantaneamente!”, enfatiza Eugenia.

Quanto ao alinhamento entre fornecedores, ela prefere formalizar por e-mail sempre na semana do evento, com timing e roteiro da festa (onde está incluso horário de montagem e desmontagem, projeto da festa e instruções para cada fornecedor). Grupo entre fornecedores de cada casamento? Nã-nã-ni-nã-não! Workholic hoje já virou cafonice!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Jornalista mineira, dona de uma coleção de sonhos e apaixonada pelo o que é leve. Nunca subiu ao altar, mas nutre a certeza de chegar lá com seu amor da vida. Adora combinar palavras para contar histórias e assume ter uma queda por casamentos ao ar livre.