
Tradições e culturas casamenteiras
Você conhece as origens das famosas tradições dos casamentos? Recorde algumas das principais e saiba como elas têm se reinventado no mundo contemporâneo. Veja!
Um brinde às tradições! Elas nunca morrem e estão sempre se reinventando. Cá entre nós, quem não gosta? Cheios de simbolismos diferentes, os rituais dão mais sentido ao GRANDE DIA e trazem inspirações, uma atmosfera de pura diversão e as melhores energias do mundo aos noivos, afinal, eles merecem!
É por isso que vamos fazer uma retrospectiva das principais tradições mais reproduzidas, que acompanham os casamentos – desde os mais simples até os mais luxuosos e sofisticados – e que variam de acordo com a cultura de cada lugar. Vem com a gente!
♥ JOGAR O BUQUÊ
Empurra pra lá, empurra pra cá. Alvoroço, gritos, alegria e empolgação. Esse é um dos momentos mais esperados do casamento. Por quê? É a hora da noiva dividir a felicidade com as amigas solteiras. Quem sabe a premiada pode ser a próxima a casar? Ou não. Há quem diga, por experiência própria, que pegar o buquê dá azar. Verdade ou mentira ninguém sabe. O que importa é que a tradição continua de pé, firme e forte.
UPLOAD: para as noivas que quiserem inovar esse momento, vejam outras inspirações de diferentes formas de jogar o buquê e “abençoar” a mulherada.
♥ CHUVA DE ARROZ
A tradição nasceu na China, mas acabou contagiando o mundo inteiro e atravessou milênios. No país, o arroz é o símbolo da prosperidade, saúde e felicidade. Ou seja, o ato de jogá-los nos noivos, geralmente no fim da cerimônia, significa fartura e fertilidade.
UPLOAD: para repaginar a tradição, existem outras opções de “chuvas” com a mesma simbologia. Chuvas de arroz em formato de coração, pétalas de rosas, bolinhas de salão, balões de gás, sparkles, sky papers, pompons e até borboletas. Leia mais sobre cada uma!
♥ TRADIÇÃO INGLESA: something old, something new, something borrowed, something blue
Quatro detalhes de uma vez só! Calma que a gente explica! O ditado é britânico, mas a tradição ganhou muita força nos Estados Unidos e algumas adeptas no Brasil. A simbologia funciona assim: no dia do casamento, a noiva deve usar algo velho (significa a continuidade com a família dela e a ligação com o passado), algo novo (representa o futuro com sorte e esperança para a nova vida de casado), algo emprestado (simboliza a amizade e que pessoas queridas estarão sempre por perto) e algo azul (a cor, que representa a fidelidade na Roma Antiga, traz a ideia de pureza).
COMO FUNCIONA NA PRÁTICA?
Something old – pode ser um véu, um terço ou uma joia de família
Something new – um milhão de possibilidades desde uma simples grinalda até o vestido de primeiro aluguel
Something borrowed – véu também serve e quaisquer objetos emprestados por amigos ou pela família
Something blue – sapatos, fitas, laços, lingeries, cor do esmalte (apesar de não ser tão comum), maquiagem… O detalhe só precisa ter a cor e pronto!
Leia a matéria que explora mais o assunto e traz ideias para se inspirar!
♥ NOME DAS AMIGAS SOLTEIRAS NA BARRA DO VESTIDO
Outra tradição famosa! Não é simpatia nem superstição. É uma brincadeira que, assim como jogar o buquê, privilegia algumas amigas da noiva. Trata-se de escrever os nomes das companheiras em uma fita e colar ou pendurar na barra do vestido.
UPLOAD: para as noivas mais detalhistas, a opção de bordar os nomes também está em alta. Sequência de pequenos corações com os nomes escritos também fazem sucesso. Na Inesquecível Casamento, 90% das noivas aderem à tradição. Divirta-se com a nossa matéria que explorou muito bem esse assunto!
♥ BEM-CASADOS
Que os bem-casados são os doces mais famosos de todo casamento, nós já sabemos. Não importa o estilo da festa. Eles estarão sempre lá, dando mais charme à decoração e adoçando o paladar dos convidados. Campeão entre as antigas tradições, o doce representa duas partes que se unem e são seladas pela cumplicidade e respeito. Reza a lenda que todos que o saborearem abençoarão os noivos com sorte e felicidade.
UPLOAD: bem-casados com embalagens personalizadas, enfeites com pérolas ou brilhos na fita que envolve o doce fazem muito sucesso com o visual!
♥ CORTAR A GRAVATA
Outro tipo de brincadeira muito comum e BRASILEIRA é o corte da gravata do noivo na festa. O objetivo é arrecadar um dinheirinho extra para a lua de mel do casal. Geralmente, quem se encarrega desse papel são os amigos dos noivos, que passam de mesa em mesa “abordando os convidados”.
UPLOAD: Para quebrar o gelo e deixar a festa ainda mais divertida, que tal presentear os convidados que contribuírem com a brincadeira? Balões personalizados ou adesivos estão na moda.
♥ CORTAR O BOLO DE CASAMENTO JUNTOS
Poucos sabem dessa tradição! Quando os noivos cortam o bolo de casamentos juntos, eles fazem um acordo de uma vida única prestes a ser compartilhada com a sociedade. Para garantir a fertilidade, a noiva deve comer o primeiro pedaço.
UPLOAD: hoje em dia é comum observar bolos com vários andares. Na verdade, cada andar tem um significado. Para os bolos artísticos de três andares, eles simbolizam o compromisso, o casamento e a eternidade.
♥ COLOCAR UMA NOTA DE DINHEIRO NO SAPATO
Para os que acreditam em superstições, anotem aí. O ato de esconder uma nota de qualquer valor no sapato direito quer dizer que, ainda que os noivos enfrentem dificuldades financeiras, nunca ficarão sem dinheiro. Quanto maior for o valor, melhor. Fica a dica!
♥ UM GIRO PELAS TRADIÇÕES CASAMENTEIRAS DO MUNDO AFORA
China
COR: o vermelho é sempre muito importante
SIMBOLOGIA: alegria e amor
TRADIÇÃO: a cor está presente na decoração, nos convites e até no vestido da noiva.
CURIOSIDADES: a noiva chinesa chega a ter pelo menos três modelos para usar na festa.
Índia
TRADIÇÃO: na cerimônia do Mehndi Rat, as mãos e os pés da noiva são tatuados com hena. Os desenhos são muito detalhados, que demoram horas até ficarem prontos.
CURIOSIDADES: a noiva indiana deve estar adornada com muitas e muitas joias.
Israel
TRADIÇÕES: as cerimônias e as festas judaicas são recheadas de simbologias e metáforas que fazem referência ao Antigo Testamento da Bíblia. Cada detalhe tem todo um contexto e um significado de acordo com o judaísmo. Veja:
- o noivo entra antes da noiva
- a quebra do copo de vidro, por exemplo, é a mais conhecida. O noivo quebra com o pé direito um copo para lembrar a destruição do Templo em Jerusalém. O vidro representa a reconstrução e o ritual simboliza que o homem é mortal.
- o chuppah é tipo uma tenda onde acontece a cerimônia religiosa. Ele representa o novo lar que os noivos vão construir juntos. Ele é uma proteção que representa a bênção infinita de Deus e a harmonia conjugal.
- no chuppah, a noiva e os pais dão sete voltas ao redor do noivo. Isso faz referência aos sete dias da criação do mundo.
- no fim da cerimônia, os convidados gritam “Mazel Tov”, que significa “boa sorte” em hebraico.
Rússia
TRADIÇÃO: há um momento na hora da festa de casamento russo em que todos atiram as taças de vidro no chão. Isso traz sorte para os noivos na nova vida a dois.
Grécia
TRADIÇÃO: em vez de taças como na Rússia, os convidados quebram pratos durante a celebração. O ritual também promete sorte. Imagina a bagunça?
Japão
TRADIÇÃO: um dos fortes traços da cultura japonesa é homenagear os antepassados, inclusive, nas cerimônias de casamentos. A lembrança é feita com enfeites com os nomes dos avós dos noivos e de amigos já falecidos.
DECORAÇÃO: buquês, arranjos e enfeites de origamis não podem faltar para deixarem o clima ainda mais oriental na festa.
Leia a matéria completa sobre casamento no Japão no nosso site!
Arábia Saudita
TRADIÇÃO: as cerimônias muçulmanas são cheias de simbolismos em cada momento celebrado. Tudo é registrado, assinado e oficializado para selar a união. A chegada do noivo é acompanhada de tambores e outros instrumentos musicais. Assim como na cultura indiana, as noivas também são tatuadas com hena. Dois dias antes da cerimônia, elas recebem uma massagem feita com uma basta à base de açafrão, sândalo e óleo de jasmim. Veja o casamento de Samira e Alex com algumas tradições árabes.
E aí? Qual tradição você vai adotar para o seu casamento?