Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Tipos de cerimônia: rituais e simbologias

Por  |  0 Comentários


Uma cerimônia de casamento é um universo de representações, símbolos e tradições. Venha ver algumas delas e inspire-se para o seu grande dia!

Quando o assunto é casamento, nada representa mais a união do casal do que os votos trocados diante do celebrante e todas as simbologias que envolvem cada tipo de cerimônia. Por mais que a festa seja o momento em que todos os convidados curtem juntos e compartilham a alegria dos noivos, nada substitui a emoção de subir ao altar, não é mesmo? É por isso que nós separamos os principais tipos de cerimônia, e destacamos o que cada ritual representada dentro de cada religião. Venha se inspirar para o seu grande dia e faça com que o seu  “sim” tenha um significado ainda mais especial!

União de cores – e amores

Uma boa pedida para casais de países e culturas diferentes, principalmente se a cerimônia for à beira-mar! O ritual das areias une o melhor de cada um nessa nova família que está se formando. O casal segura, cada um, um vaso com areia colorida de duas cores diferentes, depositando juntos o conteúdo em outro vaso, misturando as cores de uma maneira inseparável. Os noivos ainda podem aproveitar e usá-lo como parte da decoração de sua nova casa, para lembrarem todos os dias desse momento inesquecível!

Cerimônia das Areias - Foto: Carol Mattos

Um brinde aos noivos

Outra inspiração para a sua cerimônia é o rito do vinho. Nela, o celebrante pede duas taças, uma com vinho tinto e outra com vinho branco, para serem misturadas, formando uma nova bebida, que representa a união do casal. Depois disso, os noivos bebem o vinho misturado, envolvem a taça em um tecido e a quebram com o pé. Isso simboliza que daquele vinho, ninguém mais beberá!

Ritual do vinho - Foto: Everton Rosa

Uma luz que nunca se apaga

Cada noivo segura uma vela e – juntos – com essas velas, pouco antes do casamento ser oficializado, acendem uma terceira, ainda maior, que fica no altar. As outras duas velas são apagadas, representando a vida de solteiro que ficou para trás. Esse gesto simboliza que, dali para frente, os noivos serão um só.

Ritual das velas - Foto: Marina Lomar Fotografia

Xô energia negativa!

Inspirada na cultura celta, nessa tradição as mãos dos noivos são lavadas com água e sal. A água, representando a transparência da conexão do homem com Deus, o sal, por sua vez, já representa uma catalisador da negatividade

Lavagem das mãos - Foto: Franco Rossi

 Deixa queimar!

No casamento de Juliane e Carlos Eduardo, uma parte em especial chamou a atenção: o ritual do fogo! Veja o significado nas palavras da noiva:

Optamos por uma cerimônia que fosse uma celebração da nossa escolha de vida, do início da nossa família, independente de religiões. Escrevemos em um papel sentimentos e o celebrante colocou no fogo, e junto despejou vários elementos que correspondiam a desejos, para concretizá-los. Acho esse tipo de celebração algo muito lindo!

Ritual do Fogo - Foto: Franco Rossi


Leia mais

+ 10 ideias de passadeiras para a cerimônia de casamento

bg-divisoria

+ Cerimônia e festa no mesmo lugar: veja nossas dicas!

bg-divisoria

+ Que tipo de noiva é você? Venha descobrir!


União e respeito

E se os noivos são de religiões diferentes? O que fazer? Existe uma maneira de unir as tradições e simbologias de ambas de forma especial e única na cerimônia ecumênica. Dessa forma, as duas crenças convivem em harmonia no grande dia, destacando o melhor de cada uma. Assim foi o “sim” de Adriana e Antonio, unindo o judaísmo ao catolicismo. Confira o que a noiva tem a dizer sobre a experiência:

Nossa preocupação era extrair o essencial de cada religião (católica e judaica), ressaltando sempre o principal, que era a celebração do amor. Ao invés de destacar as diferenças culturais, demos ênfase aos valores que as religiões têm em comum, a importância do amor, da família e do respeito como as bases do casamento. Ao mesmo tempo uma cerimônia com chupá, as sete voltas, vinho e quebra do copo, quisemos também o cortejo dos padrinhos, troca de votos, alianças e cerimônia das velas característicos da cerimônia católica

cerimonia-ecumenica-casamento-modernoadriana e antonio v rebel sete voltasadriana e antonio v rebel vinho

FIQUE DE OLHO

Pensa que acabou? Nada disso! A cerimonialista Raquel Abdu deu várias dicas preciosas de tipos de cerimônia no seu livro “Casando na praia”. Confira algumas:

  • Rito da caixa: O celebrante da cerimônia leva uma caixa e cada casal de padrinhos junto com os pais, leva cartões com mensagens positivas, conselhos e tudo o que desejarem ao casal. Os noivos fazem a promessa de sempre recorrerem a essa caixa quando as dificuldades na vida à dois surgirem, lendo juntos alguma dessas mensagens para lembrarem dos votos feitos diante do altar
  • Rito da árvore:  Nesse caso, os padrinhos colocam adubo, os pais plantam a semente, e – por último – os noivos vem regar esse vaso. Além da árvore plantada com tanto carinho, por pessoas importantes, em meio a desejos de prosperidade, o casal ainda pode distribuir sementes para para os convidados, complementando a ideia

Gostou? Veja também nossas dicas de etiqueta na cerimônia de casamento e seja a convidada perfeita!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Canceriana que se apaixona facilmente por pessoas e lugares. Seu sobrenome não poderia descrever melhor o que a motiva. Romântica incurável por um acaso da astrologia, sonha desde criança com seu vestido de princesa, cerimônia no campo e o que o destino lhe reserva.