11 coisas que ninguém te conta sobre os preparativos do casamento

Por  |  1 Comentário


Spoiler: as próximas linhas contém as surpresas que os preparativos do casamento te reservam e como lidar de forma tranquila com elas.

Você pode ser a noiva mais organizada do universo e ser melhor amiga do cerimonialista: algumas surpresas durante os preparativos do casamento são inevitáveis. Mas é claro que você sempre pode estar preparada para encará-las da melhor forma possível. E é claro que a gente te ajuda nessa missão, falando sobre:

  1. A fase de planejamento do casamento
  2. As referências que deve usar com os fornecedores
  3. O budget do casamento
  4. Como evitar estresses com o noivo e com pessoas próximas
  5. Como dividir as tarefas com o noivo

1. ORGANIZAR UM CASAMENTO MENOR E MAIS DESPOJADO DÁ TANTO TRABALHO QUANTO FAZER UMA MEGAFESTA SUPERCLÁSSICA

Não importa se os guardanapos serão mais simples ou feitos de uma seda Francesa, ou até mesmo se vai optar por um jantar empratado ou um menu degustação. Você vai ter que cuidar desses detalhes de qualquer forma! É uma ilusão achar que um miniwedding é de fácil execução. Já anota isso na mente pra não esquecer, ok?

♥ PARA NÃO TER ESTRESSE: colocar isso na cabeça já é meio caminho andado. A outra metade é se jogar de cabeça nos preparativos sem medo e sem estresse, e não perder o timing da festa. Independentemente do estilo, um ano é um bom tempo para planejar.

Preparativos do casamento - Miniwedding - Foto Chá das Duas

2. AS PESSOAS VÃO SE CANSAR. VOCÊ ESTÁ FALANDO DE CASAMENTO MUITO MAIS DO QUE PENSA!

Eventualmente, você irá flagrar a sua melhor amiga com uma cara de tédio enquanto estiver contando as vantagens e desvantagens da pasta americana no bolo de casamento. E até a sua mãe vai achar que tem alguma coisa de errado com você e todas as fotos de buquês que carrega pra cima e pra baixo no celular. Elas não estarão tão erradas assim!

♥ PARA NÃO TER ESTRESSE: aceite que realmente não dá para dar pause na missão preparativos do casamento. Noiva é estado de espírito! Você está empolgada e isso é bom. Mas, ao invés de dividir cada detalhe com duas ou três pessoas, escolha mais alguns amigos para se tornarem ouvintes oficiais.

3. PALAVRAS COMO “CLÁSSICO” SÃO ALTAMENTE SUBJETIVAS

E quando você dá essa definição para alguma coisa, existe um mundo de possibilidades para o que a pessoa pode ter entendido. Ou seja: a imagem na sua cabeça pode ser completamente diferente da que aparece na cabeça do seu decorador ou estilista.

♥ PARA NÃO TER ESTRESSE: uma imagem vale mais que mil palavras. Separe referências de fotos que traduzam o que o “clássico” é para você e leve nas reuniões com os fornecedores. Só assim tem a garantia de que tudo sairá como imagina!


Leia mais

+ O que fazer nos últimos 7 dias antes do casamento

bg-divisoria

+ 11 regras de etiqueta
de um casamento no mundo conectado

bg-divisoria

+ 7 frases que os noivos não devem dizer durante os preparativos


4. VOCÊ VAI CHORAR DE ESTRESSE POR ALGUMA COISA BEM PEQUENA

Seu decorador fala para você que não é a melhor época para usar copos-de-leite. Sua mãe está estressada porque uma madrinha quer usar a mesma cor que ela. Você não consegue decidir entre dois estilos de caligrafia. E bum! Lá está você se debulhando em lágrimas.

♥ PARA NÃO TER ESTRESSE: é normal. Chore e depois deixe que tudo passe. Nada é o final do mundo. Talvez seja a hora de dar um break e pensar um pouco em outra coisa por um tempo.

5. VOCÊ VAI CHORAR DE FELICIDADE POR ALGUMA COISA BEM PEQUENA

Você acabou de enviar os convites, todos lindos. Sua mãe te mostra o acessório de cabelo que ela decidiu usar. Seu sapato é a coisa mais maravilhosa do mundo. E bum! Lá está você se debulhando em lágrimas de tão perfeito que tudo está.

♥ PARA NÃO TER ESTRESSE: aproveite isso! Por mais clichê que pareça, são justamente esses momentos que você se lembrará para sempre depois que a festa passar.

Preparativos do casamento - Chorar de felicidade - Foto Felipe Rezende

6. PELO MENOS UMA DESPESA EXTRA NÃO-TÃO-BARATA-ASSIM VAI APARECER

Seja a previsão do tempo te obrigando a contratar uma cobertura ou algum detalhe que roubou seu coração durante os preparativos do casamento, alguma coisa que você não planejava vai entrar de última hora no orçamento.

♥ PARA NÃO TER ESTRESSE: por menor que seja seu budget, você precisa reservar desde o início um pouco de dinheiro para “despesas extras”. 5% do total já deve ser suficiente para que essa surpresa não se torne um grande problema incontornável.

7. ALGUMAS DISCUSSÕES IDIOTAS VÃO SURGIR

Você se sente extremamente decepcionada porque ele disse que odeia doce de nozes. Ele diz que você não coloca muito dele no casamento porque você disse que não gostaria que tocasse rock na festa. Epa, calma!

♥ PARA NÃO TER ESTRESSE: não tem como evitar, mas é fácil de esquecer quando vocês estão jogando no mesmo time e se lembram o motivo de estarem planejando o casamento. Terem alguns momentos juntos em que o assunto “festa” está fora da pauta também ajuda bastante, assim como muita compreensão e carinho na hora que pisarem na bola.

8. O NOIVO NÃO VAI LIGAR MUITO PARA COISAS QUE VOCÊ JURAVA QUE ELE IRIA

Do menu a música, você sente ele desinteressado até para resolver o que você considera a “parte legal” dos preparativos. Afinal, essas são as coisas que você tinha certeza que ele ia amar escolher – então, o que pensar sobre a “parte não-legal” que ainda espera por vocês?!

♥ PARA NÃO TER ESTRESSE: pergunte a ele em qual parte ele gostaria de participar e escute. Talvez ele não esteja tão desinteressado assim – mas pensa que você é mais capaz ou até que sua expectativa é maior que a dele e, por isso, você quer resolver tudo. Vocês podem decidir em paz as funções e tarefas de cada um (afinal, o papel dele é ser um bom marido e não um bom party planner).

Preparativos do casamento - Diálogo entre os noivos - Foto The Kreulichs

9. O NOIVO VAI LIGAR MUITO PARA COISAS QUE VOCÊ JURAVA QUE ELE NÃO IRIA

A identidade visual da papelaria ou as flores da decoração aérea do bar. Vai ser totalmente inesperado e vai fazer com que você fique com cara de chocada por um tempo. E talvez (pensa só) seja um choque pra ele também!

♥ PARA NÃO TER ESTRESSE: não se mexe em time que está ganhando, certo? Um brinde às surpresas da vida!

10. TODO MUNDO (LITERALMENTE) TEM UMA OPINIÃO

Sobre a banda, o vestido ou o bolo. Que pena que tem que gostar de tudo são vocês, né? É só falar de “casamento” que sempre tem um para dar um pitaco. Em qualquer lugar. Tendo intimidade ou não. Mesmo.

♥ PARA NÃO TER ESTRESSE: é só lembrar que cada um tem sua opinião – então, nada mais justo que usá-las no seu próprio casamento, certo? Se apegue no que você e o noivo querem. Ouça somente quem for muito importante. O dia é de vocês e de ninguém mais!

11. VOCÊ PROVAVELMENTE TERÁ UM MOMENTO BRIDEZILLA

Pode ser só por um momento ou durar semanas, mas terá um ponto em que você perderá um pouco a noção das coisas. E é provável que, nessa hora, você ache que chegar de unicórnio é uma das coisas básicas em um casamento. Sério.

♥ PARA NÃO TER ESTRESSE: não é um estado muito fácil de identificar em si mesma, então é hora de chamar alguém que confie muito para contar o que anda querendo fazer. Se a resposta for “você está maluca?!” dê uma pausa e repense tudo. A boa notícia é que acontece com (quase) todo mundo e, depois do break, dá para voltar ao normal e até rir junto do noivo. Ufa!

Preparativos do casamento - Surpresas que ninguém conta - Foto Photo Duo

Agora já sabe, né? Se o seu medo ainda é o inesperado, a gente já dividiu por aqui 10 desastres que não dá para prever e como lidar com eles numa boa. Clica!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Uma combinação de sonhadora incansável e romântica incurável. Encontrou nas palavras sua forma de fazer do mundo um lugar mais colorido. Admite habilidade especial para enxergar magia, leveza e doçura em cada segundo da aventura que é viver. E que a perdoem as pessoas pés no chão, mas o amor está no ar – e também nos casamentos no campo: ou alguém consegue pensar em algo mais bonito?