Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Som e iluminação: 6 dicas infalíveis do DJ Marcos Mamede

Por  |  0 Comentários


Você sabia que a combinação da escolha do DJ + som e iluminação + playlist pode ditar do sucesso da sua festa? Há diversos fatores que influenciam e são essenciais, por isso separamos seis dicas que podem ajudar a ter a pista de dança dos seus sonhos. Confira!

Sonorização e iluminação são trabalhos verdadeiramente artísticos. Ambos caminham juntos e são as ferramentas mais poderosas de um DJ, que está longe de ter sua função limitada à mera operação do áudio ou de ordenar uma playlist. Como o DJ Marcos Mamede gosta de dizer, “ele é o maestro que rege a orquestra (que, no caso, é a pista de dança)”. O lugar de extravasar a alegria e os melhores sentimentos dos noivos e dos convidados. Quase um paraíso de hits, cores e sensações!

O DJ Marcos Mamede está há mais de trinta anos no mercado de som e iluminação de eventos. Entre a sua coleção de episódios e histórias para contar, imprevisto é uma palavra que simplesmente não existe em seu vocabulário. Por quê? Porque com talento e experiência, o profissional aprendeu a driblar circunstâncias com sua bagagem de repertórios musicais capazes de surpreender todos os públicos. Embora ele se considere um “DJ old school”, é totalmente aberto ao planejamento e adaptação do que os noivos desejam. A palavra-chave é sensibilidade.

Som e iluminação: Marcos Mamede operando a mesa de som - Foto Divulgação

Porém, como toda categoria, há especificidades de som e iluminação essenciais para o sucesso de uma festa. E quando dizemos sucesso, falamos de sintonia, leveza, euforia. É o entretenimento em sua plenitude. Por isso, é preciso pensar em cada detalhe:

  • localização da pista de dança
  • equipamentos
  • repertório musical
  • jogo de luzes
  • recursos de entretenimento
  • atração especial

E é exatamente sobre esses seis tópicos que vamos abordar aqui com a ajuda do DJ Marcos Mamede. Vamos lá!?

1. LOCALIZAÇÃO DA PISTA DE DANÇA

Não importa se você vai casar numa fazenda ou num hotel de luxo. Embora existam casas de festa que dispõem de lugares específicos para arquitetar uma pista de dança, para o DJ Marcos Mamede a regra é clara: a localização ideal é onde as pessoas estão. “Os convidados não devem ficar num ambiente e a pista em outro, separados por um muro ou escada”, opina.

Som e iluminação: pista de dança ao ar livre - Foto Clara Sampaio Fotografia

O ideal é que seja um espaço convidativo a todos os que desejam dançar. Quando a pista de dança é ao ar livre, por exemplo, a amplitude do som fica mais difusa e o espaço menos limitado aos que quiserem se achegar. Nesse caso, Marcos Mamede alerta sobre a importância de colocar um toldo para garantir a segurança. Caso o orçamento não permita, a sugestão é migrar para um espaço coberto para não ter prejuízos.

Outro ponto é a proteção dos convidados, do som e iluminação contra a chuva. “Equipamento não pode pegar água, nem os convidados querem se molhar”.

2. EQUIPAMENTOS

É uma via de mão dupla. Não adianta ter uma pista maravilhosa com uma qualidade de som ruim. Não adianta termos recursos incríveis de animação, se a amplitude sonora não alcança todo o ambiente. Sendo assim, os equipamentos são fundamentais para o trabalho do DJ. Então, vale – sim! – apostar em instrumentos de boas marcas de áudio. Marcos Mamed pontua que utiliza um sistema de pista JBL, caixas bose para ambiente,  os melhores multiplayers do mercado e o CDJ 2000 Nexus, por exemplo.

UM LEMBRETE IMPORTANTE: “Agora, é fundamental utilizar caixas de distribuição para outros ambientes além do sistema principal da pista, se o local for muito grande. Do contrário, as pessoas mais afastadas não vão ouvir nada”, alerta Marcos.

3. REPERTÓRIO MUSICAL

Isso é muito pessoal e não há regras, já que depende do perfil, gosto e personalidade cada casal. Além da proposta de cada casamento também. Explico: geralmente na reunião inicial com os noivos o desenho do repertório musical já começa a ganhar vida. “É a música X que não pode faltar, aquele gênero musical que ele detesta e etc… Procuro me adaptar a cada estilo de festa. O DJ deve fazer a leitura correta dos convidados. Num casamento existem gerações diferentes, ao contrário da festa de aniversário. Por isso, às vezes, tenho até três versões diferentes da mesma música. Tudo depende do momento de execução ou perfil do público”, explica Marcos Mamede. Por isso, a importância de um leque variado permite ao DJ transitar pelas mais variadas possibilidades. “O evento é como um organismo em movimento. Dependendo da situação, é como uma novela com finais diferentes”.

Som e Iluminação: Vestido de Noiva Rendado - Foto


Leia mais

+ Marcos Mamede e sua incrível munição musical

bg-divisoria

+ Som e iluminação: eles podem ditar o sucesso da sua festa

bg-divisoria

+ Músicas que prometem agitar a pista de dança


4. JOGO DE LUZES

Ah! Quem não gosta daquele show de iluminação da pista conforte a intensidade da música? A atmosfera fica indescritível! Mas não se trata de deixar apenas um pisca-pisca no piloto automático do início ao fim da festa. A iluminação também é o feeling de saber operar a pista de acordo com as nuances de cada ritmo.

Som e Iluminação: jogo de luzes - Foto DivulgaçãoSom e iluminação: fumaça de gelo - Foto Rodrigo Sack

“A iluminação de pista é fundamental para a ambientação da festa e ajuda a dar o ‘clima’, assim como a iluminação de pista. Por isso mesmo, iluminadores e decoradores andam de mãos dadas. Adoro os globos espelhados, moving heads, estroboscópios, lasers, etc”.

5. RECURSOS DE ENTRETENIMENTO

Depende também de cada contexto, mas quando falamos em recursos de entretenimento, estamos nos referindo plaquinhas divertidas, distribuição de balões, bebidas volantes servidas na pita de dança, fumaça de glicerina, corte da gravata, rodas de estilos musicais, entre outros. Geralmente, após a valsa dos noivos e a parte dos agradecimentos, os noivos abrem a pista de dança e quando há atrações criativas “pelo meio”, fica ainda mais difícil de sair da pista de dança. O que é muito prazeroso para qualquer DJ. “Quando as pessoas respondem aos estímulos transmitidos por nós, dançam de tudo e vão dormir alegres e felizes. A sensação de dever cumprido é gratificante!”, confessa. Então, vale apostar em tudo o que deixar o clima ainda mais animado!

Som e iluminação: noivo animado - Foto Amanda Nunes FotografiaSom e iluminação: Ideia Criativa Casamento - Foto por

6. ATRAÇÃO ESPECIAL

Está em alta contratar bandas ao vivo, saxofonistas, violinistas, percursionistas, MCs, escolas de samba, por exemplo, para somar com a pista de dança. Segundo Marcos Mamede, é sempre preferível trabalhar com atrações que agregam valor. “Bandas cover, MCs e escolas de samba são muito bem-vindos, pois cobrem apenas um nicho musical. Agora, se a opção escolhida for uma atração que vai tocar somente hits e as mesmas músicas do DJ, isso é um problema”.

DICAS DO DJ

1- Nem sempre o mais caro tem o perfil mais indicado. Às vezes os noivos assistem o trabalho de alguém que funcionou muito bem para determinado tipo de festa, mas infelizmente não percebem que a coisa pode fluir de modo diferente em outras situações. Por favor, conversem sem compromisso com dois ou três profissionais. Busque informações através dos cerimoniais ao invés de restringir a conversa através de e-mail ou WhattsApp

2- A fumaça de glicerina é interessante para efeito visual do som e iluminação na pista de dança, mas deve ser usada moderadamente, já que em excesso atrapalha os fotógrafos e afasta o pessoal mais velho

3- A função do gerador é proteger o contratante de eventual queda ou oscilação de energia. Imagine um casamento sem som e iluminação. Socorro!!! Dentro das grandes cidades é desejável contratar gerador, mas não é obrigatório. Em cidades de menor port , locais de praia ou montanha, acho indispensável

Som e iluminação: Luzes da festa - Foto Amanda Nunes Fotografia

Gostaram?! Fique por dentro desse universo de som e iluminação aqui!

_________________________________________________________________________________

CRÉDITOS

1 e 4- Divulgação | 2- Clara Sampaio Fotografia  |  3 e 7-  |  5- Rodrigo Sack  |  6 e 8- Amanda Nunes Fotografia  |

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Jornalista por paixão e vocação. Cativante, a carioca é dona de uma vida agitada e não nega ser romântica de alma, incurável. Adora casamentos e, desde que disse SIM para o amor da sua vida numa linda cerimônia ao ar livre, vive ainda mais encantada por esse universo.