Qual a função de um VJ no casamento?

Por  |  0 Comentários


Ao lado do DJ, o VJ no casamento tem um papel fundamental para deixar a pista de dança diferenciada e, como não poderia deixar de ser: animadíssima. Conheça mais sobre!

Provavelmente vocês já estão cansados de ouvir sobre a importância de uma pista de dança animada na recepção dos convidados. E se enganam se acham que vamos dizer o oposto agora. Muito pelo contrário! Assinamos embaixo dessa teoria e dizemos mais: hoje, apresentamos a vocês todo o diferencial que é ter um VJ no casamento. Nós tiramos todas as dúvidas sobre o trabalho desse profissional que tem tudo para deixar o grande dia (ainda mais) inesquecível. Vem!

A FUNÇÃO DE UM VJ

Segundo a VJ Kethy, da Moving Eventos, ele é o responsável pela programação e operação visual de um evento. Assim como o DJ é encarregado da trilha sonora, o VJ exerce o mesmo papel em relação aos vídeos e sua interação com o público. Ou seja: seu trabalho consiste na produção, seleção e aplicação do conteúdo visual transmitido em cada pista de dança.

VJ no casamento por Moving Eventos - Foto Martins Fotografia

Apesar de Alfredo Miranda Neto, da Inside Sonorização e Iluminação, classificá-lo em dois grupos – um toca clipes de músicas e outro executa imagens sem áudio, com a música escolhida pelo DJ –, ele pode assumir funções diferentes para cada acontecimento. Em nível de comparação, um VJ no casamento pode concentrar vídeos, fotos e efeitos especiais para cada momento específico da festa. Afinal, é o responsável por operar todas as mídias exibidas nos telões – fotos do making of e homenagens gravadas anteriormente são bons exemplos. Enquanto em outros eventos sociais, a especialista conta que o VJ colabora utilizando imagens para acompanhar o DJ e também o iluminador.

ESTRUTURA NECESSÁRIA

“Com a ajuda de um laptop, uma controladora MIDI e um bom programa de edição, ele domina a exibição das imagens sem comprometer a luminosidade do salão, visto que um painel mal operado pode tirar o aconchego que a luz traz ao ambiente” Alfredo

Como é responsável por alimentar os vídeos e efeitos de imagens, o VJ trabalha necessariamente com painéis de LED, televisões e projetores nos mais diversos tamanhos e disposições – todos esses detalhes alinhados com os noivos. Alfredo também relembra uma possibilidade para inovar: a projeção de conteúdos em superfícies brancas como paredes, colunas, forrações e até mesmo bolos. “As imagens são projetadas e recortadas, iluminando os objetos da forma como o cliente deseja. Fica mais caro, mas é uma opção exclusiva para personalizar o evento”, complementa.

VJ no casamento por Inside Sonorização e Iluminação  - Foto Divulgação

DJ x VJ

A principal diferença entre um DJ e um VJ está relacionada diretamente à ferramenta que usam. O primeiro, domina a música; o segundo, o vídeo. “São formas distintas de expressão, que possuem um impacto igualmente diferente nas pessoas. Contudo, eles se complementam quando falamos de sentidos, afinal estimulam sentidos complementares, que geram sensações nas pessoas”, complementa Kethy. A semelhança, por sua vez, se fixa no formato de seus trabalhos, já que um cria uma playlist e o outro um videolist, conforme pede cada ocasião. “Um exemplo é a hora de servir o jantar. O DJ vai optar por músicas com volume mais baixo e o VJ por imagens menos agressivas, sem muito movimento, ou algo que as pessoas precisem prestar atenção paradas”. Alfredo também relembra um ponto importantíssimo: a integração com a festa em geral. “Ambos tem que estar alinhados com o repertório de músicas e imagens, bem como suas transições, para tornar harmonioso tanto o que se ouve, como o que se vê”.

SOBRE VALORES

Segundo a VJ Kethy, a contratação costuma ser igual ou um pouco inferior a de um DJ, mas suas variações estão diretamente ligadas ao tipo de serviço que o VJ vai prestar.

VJ no casamento por Moving Eventos  - Foto Deu Chic

DICA DE EXPERT: “O custo de um DJ é diferente de um VJ, bem como a necessidade de se ter um. Se vocês optaram em ter um painel de LED no casamento, o serviço se torna essencial. Então se forem contratar um VJ, que seja com referencia e indicação” Alfredo

OS MAIS PEDIDOS PELOS NOIVOS

É unânime: a solicitação mais comum dos noivos para um VJ no casamento é a de que os vídeos estejam dentro do contexto da festa, mas principalmente que colaborem para a animação dos convidados.

“Há festas que na playlist do DJ existem músicas para dançar a dois ou de décadas passadas, gerando vídeos relacionados a isso. Em outros casos, os noivos gostam mais de músicas eletrônicas ou pop, vídeos abstratos e de efeitos aleatórios são mais utilizados” Kethy

5 VANTAGENS DE TER UM VJ NO CASAMENTO

  1. Programação e operação visual do evento dominada por um profissional especializado e completamente voltado para isso
  2. Organizam, ao lado do cerimonialista, as mídias produzidas seguindo os protocolos e o timing do evento
  3. A pista de dança ganha uma energia diferenciada através dos painéis de LED, TVs e projetores
  4. Os vídeos e efeitos incrementam a decoração do casamento
  5. Proporcionam um plano de fundo diferenciado para a filmagem e fotografia do casamento

 Curtiu a ideia de ter um VJ no casamento? Conta pra gente nos comentários!


CRÉDITOS

1 e 2. Fábio Martins Fotografia | 3. Divulgação | 4. Deu Chic | 5. Art Imagem | 6. Nattan Carvalho | 7. Marcio Ferraz Fotografia

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Uma sagitariana que tem a alegria como dom. É carioca, jornalista, tem 20 poucos anos e adora ser chamada de Duda. Como uma amante incurável de sorrisos e amores, espera que seu grande dia seja repleto deles. E que, assim como ela, você se torne uma multiplicadora fiel dessa dupla!