17 perguntas que você deve fazer ao cerimonialista

Por  |  1 Comentário


Pronta para se jogar de cabeça no mundo dos preparativos do casamento?

Não é invenção nossa: o cerimonialista será o seu melhor amigo durante os preparativos do casamento. Então, mais que organizado e superprofissional, você quer achar um cerimonialista que você possa confiar com todo o seu coração e que torne tudo leve. Acredite!

É verdade que um bom assessor terá mil perguntas para você, mas o combo cerimonialistas Claudio Tironi e Boutique de Três + ex-noivas Renata Labruna e Camila Borelli se reuniu aqui para listar, junto com a gente, 17 perguntas que você deve fazer para entrar no mundo wedding com o pé direito e nada passar despercebido. Até porque, quando o assunto é cerimonial, é must você ter espaço para tirar as suas dúvidas. Tá anotando já?

Preparativos do casamento - Perguntas para fazer para o cerimonialista - Foto Franco Rossi

1. “COMO FUNCIONA O SEU TRABALHO? O QUE ESTÁ INCLUSO NO VALOR DO CONTRATO? VOCÊ ESTÁ DISPONÍVEL NESSA DATA?” Claudio Tironi

É o básico. Lembre-se que, além de saber tudo o que está sendo oferecido pelo valor que vai pagar, para fechar o contrato é fundamental que você tenha empatia pelo cerimonialista: ele será o seu braço direito nos preparativos do casamento – e no dia também! Para participar de um momento tão especial, é preciso que vocês se gostem.

2. “A ASSESSORIA SERÁ PASSADA POR VOCÊ OU POR SUA EQUIPE DE ESCRITÓRIO?” Claudio Tironi

Isso muitas vezes não fica claro e você pode acabar perdida. Pergunte diretamente se você será atendida por ele – telefone, WhatsApp, reuniões e o que mais tiver direito – e se será sempre ele quem estará a frente das resoluções. Assim, você sabe a quem se reportar para tornar tudo mais fácil e rápido!

3. “VOCÊ JÁ FEZ ALGUM CASAMENTO NO LOCAL ONDE SERÁ O MEU CASAMENTO?” – Renata Labruna

A experiência dele no local pode te ajudar bastante a decidir um milhão de coisas, do espaço onde acontecerá a cerimônia (caso não vá casar na igreja) à disposição das mesas. Ou seja, ela é sempre bem-vinda. Conte isso como um ponto a favor.

4. “QUEM ESTARÁ PRESENTE A FRENTE DO CERIMONIAL NO DIA DO CASAMENTO?” Claudio Tironi

Nem sempre o cerimonialista principal tem a data do seu casamento disponível na agenda e por isso é sempre bom ficar atenta. Para evitar estresses futuros, coloque em contrato se você tem exclusividade da presença dele. Problema resolvido.

Preparativos do casamento - Cerimonialista na igreja - Foto Patrícia Figueira

5. “VOCÊ CONHECE BEM O FORNECEDOR Y?” Claudio Tironi

Pergunte ao seu assessor o que ele acha de cada profissional que resolveu contratar. Mesmo. Se ele souber de algo que não é bacana sobre o fornecedor, ainda que ele não te passe detalhes do problema, ele certamente irá pensar com você outras opções de profissionais que tornem a fase de preparativos do casamento uma delícia e não uma preocupação sem fim.

6. “SE EU RESOLVER CONTRATAR ALGUM FORNECEDOR QUE EU GOSTE E VOCÊ NÃO CONHECE, VOCÊ TRABALHA COM ELE MESMO ASSIM?” – Boutique de Três

Lembrando que, nesse caso – claro! –, a responsabilidade sobre tal profissional é inteiramente sua. Existem alguns cerimonialistas que preferem não trabalhar com fornecedores que eles não conhecem. É sempre bom checar.

7. “TEMOS UM LIMITE DE REUNIÕES?” – Camila Borelli

São muitas coisas para resolver e é lógico que nem todas elas precisam ser ao vivo. No século XXI, manter um diálogo por e-mail, WhatsApp ou telefone é a coisa mais comum do mundo, mas não é a mesma coisa de uma conversa pessoal. Se algo estiver fora dos trilhos pra você, será possível encontrar seu cerimonial quantas vezes quiser? Pergunte.


Leia mais

+ 10 perguntas para fazer ao DJ do casamento

bg-divisoria

+ Surpresa! 11 coisas que ninguém te conta
sobre os preparativos do casamento

bg-divisoria

+ 10 situações desconfortáveis que todos os noivos passam


8. “COMO FUNCIONA O CRONOGRAMA DE FECHAMENTOS?” Claudio Tironi

Existem alguns serviços que precisam ser fechados com antecedência e outros que nem adianta se preocupar sobre se ainda faltam dois anos para o casamento. Alinhe com o seu cerimonial o cronograma e confie nele. Isso é o mais importante!

♥ APROVEITA E ANOTA AÍ: o que realmente precisa ser fechado primeiro são os serviços em que o profissional estará fisicamente no evento – já que se você perder a data dele, terá que se contentar com uma segunda opção. DJ, fotografia, filmagem, maquiagem, orquestra para a cerimônia e decorador devem estar no topo da lista. Dica do Claudio Tironi!

9. “VOCÊ CUIDA DOS PEDIDOS DE ORÇAMENTO DE TODOS OS ITENS DA FESTA?” – Boutique de Três

E quando dizemos “todos” queremos realmente dizer “todos” (com todas as letras). São muitos detalhes – alguns que você vai descobrir no meio do caminho – e precisa ter a garantia de que nada do que deseja vai ser esquecido. Se algo não estiver na lista do seu cerimonial, coloque no seu checklist.

Preparativos do casamento - Checklist para casamento - Boutique de Três - Foto Everson Vilela

10. “QUANTO TEMPO DEPOIS DA CONTRATAÇÃO EU VOU ESTAR COM TODOS OS ORÇAMENTOS EM MÃOS?” – Camila Borelli

Se você pretende ficar dentro do budget, precisa ter uma visão do orçamento do casamento como um todo para então começar a fechar os contratos e negociar valores e descontos. Sem essa visão, não consegue priorizar os itens e certamente corre o risco de estourar o orçamento – já que pode ser que receba alguns orçamentos bem em cima da data do casamento.

11. “NO FECHAMENTO DE QUAIS SERVIÇOS VOCÊ VAI ME ACOMPANHAR?” – Boutique de Três

Tem cerimonialista que acompanha a noiva pra tudo, tem cerimonialista que não. É bom saber para evitar surpresas em um futuro próximo. O que é mais comum é a noiva contar com a companhia do assessor na degustação do buffet e nas reuniões com os decoradores e provas de flor, até para dar ideias no projeto.

12. “O PROJETO QUE TENHO EM MENTE É FUNCIONAL? É ATUAL? COMBINA COM O ESTILO QUE ESTAMOS PENSANDO PARA A FESTA?” Claudio Tironi

Aproveite a experiência dele! E não fique triste se receber uma resposta negativa. Ele certamente saberá o que é melhor para o tipo de festa que está pensando e, lá na frente, você não vai se arrepender de ter dado ouvidos a ele. 100% de certeza que tudo vai ficar ainda mais lindo!

13. “VOCÊ ME AUXILIA COM A DOCUMENTAÇÃO DO CASAMENTO CIVIL?” – Boutique de Três

Porque (pode ser que ainda não saiba, mas…) você vai ter que correr atrás de alguns documentos específicos para o casamento civil e, na fase de preparativos do casamento, quanto menos preocupação, melhor!

Preparativos do casamento - Casamento civil - Foto Jorge e Larissa Ribas

14. “VOCÊ CONTROLA O TRABALHO DA CALÍGRAFA E A ENTREGA DE CONVITES?” – Boutique de Três

Entrega de convites também é uma mão de obra! É preciso toda uma logística para coordenar o que você entrega em mãos e o que é enviado. Sempre bom que tenha alguém que não você fazendo isso – você já vai estar fazendo muitas outras coisas.

15. “O RSVP ESTÁ INCLUSO?” Claudio Tironi

Faz parte da pergunta de “como será essa assessoria?”, mas vale frizar: está incluso o RSVP ativo e receptivo? A equipe de recepção está prevista no orçamento? São coisas extremamente importantes de ficarem claras para o projeto #casamentosemsurpresas!

16. “VOCÊ ACOMPANHA A MONTAGEM DA DECORAÇÃO?” – Camila Borelli

A mágica vai acontecer enquanto você estiver se arrumando, então é legal que o cerimonial esteja lá para ver se tudo está indo como planejado. A essa altura do campeonato, a confiança nele vai ser tal que uma resposta positiva para essa pergunta pode ser a sua garantia de um dia da noiva sem nem pensar na montagem!

17. “VOCÊ ME AJUDA A ORGANIZAR O ENVIO DO CARTÃO DE AGRADECIMENTO?” – Boutique de Três

Se você acha que o fim do dia do casamento é o fim do casamento em si… Acabamos de te provar o contrário! E é sempre bom contar com uma ajudinha para finalizar a tarefa, então também entra na lista de perguntas fundamentais.

Preparativos do casamento - Perguntas para fazer para o cerimonialista - Foto The Kreulichs

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Uma combinação de sonhadora incansável e romântica incurável. Encontrou nas palavras sua forma de fazer do mundo um lugar mais colorido. Admite habilidade especial para enxergar magia, leveza e doçura em cada segundo da aventura que é viver. E que a perdoem as pessoas pés no chão, mas o amor está no ar – e também nos casamentos no campo: ou alguém consegue pensar em algo mais bonito?