Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Palacete do Batel: casamento com história

Por  |  0 Comentários


Gravata: Curitiba ganha espaço para casamentos em um palacete do início do século XIX

As noivas curitibanas acabam de ganhar mais uma opção de espaço para realizar a festa de casamento. Para quem ama história e sonha com uma festa clássica, cheia de elementos tradicionais, esse lugar, tombado pela Coordenação do Patrimônio Cultural do Estado do Paraná, fará o coração bater mais forte. Localizado em um bairro nobre da cidade, o Palacete fica na Avenida do Batel, 1387, ao lado do , outro local de destaque na região. Atualmente os dois espaços possuem a mesma gestão realizada pela Eventos.

A casa apresenta elementos da arquitetura francesa, mas com certo ecletismo, que reúne uma variedade de estilos, do art nouveau ao barroco. O imóvel foi projetado pelo arquiteto René Sandrensky; e logo depois, executado entre os anos de 1912 e 1914. Um verdadeiro patrimônio, símbolo da época dos ciclos da erva-mate e da madeira, tornou-se residência de Ildefonso Rocha e sua família.

AO LONGO DOS ANOS

Em 1922, aproximadamente 10 anos após a conclusão da obra, a residência foi comprada por Benedito Bandeira Ribas, que quatro anos depois vendeu para Hildebrando de Araújo, passando o imóvel após a sua morte à sua esposa, Leopoldina Conceição de Castro Araújo. A residência pertenceu a esta família por cerca de 60 anos e durante esse período foi muito enriquecida com uma vastíssima biblioteca e diversas peças de arte. Neste período, o Palacete ganhou também um pomar junto ao muro do quintal para facilitar às crianças da rua acesso aos frutos. Essa atmosfera de cultura, alegria e benfeitoria paira pelos corredores do imóvel, transformando-o no lugar ideal para o início de uma linda história de amor.

No ano de 2003 foi elaborado o projeto de restauro do Palacete e nos anos de 2009 e 2010 foi realizada a execução do projeto, possibilitando a transformação dessa residência milenar em um espaço para eventos completo e cheio de história.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Carioca apaixonada pelo Rio de Janeiro, mas curitibana de coração. Jornalista por vocação, adora escrever sobre moda, beleza, viagens e decoração. Fascinada pelo universo das festas, sonha com um casamento nas Maldivas.