Os 20 erros mais cometidos nos preparativos do casamento

Por  |  0 Comentários


Aproveitamos a experiência de Daniele Maio, cerimonialista do , para destacar os principais pontos nessa missão que dos preparativos do casamento. Confira!

Nos preparativos do casamento alguns erros são comuns de serem cometidos. Isso é até justificável pelo simples fato de que, ao decidirem por esta celebração, na maioria das vezes é a primeira vez que os noivos estão se casando. Então surge um mundo novo de opções – e ao mesmo tempo, de dúvidas para aqueles que estão com o pé no altar.

Mas não se preocupem não! Hoje em dia existem diversas alternativas que são utilizadas para minimizar cada uma dessas questões que pode assolar os corações e pensamentos angustiados. No , por exemplo, as atividades oferecidas já possuem produtos e serviços dos principais profissionais do mercado de casamentos do Rio de Janeiro, sendo uma garantia e segurança de que o que está sendo contratado será cumprido com muita qualidade. Além disso, o local é um dos poucos que disponibiliza em todos os seus pacotes os serviços da assessora de casamentos Daniele Maio, que mensalmente atende aos casais, tirando dúvidas quanto à etiqueta, fornecedores e planejando em detalhes o grande dia.

E por falar na cerimonialista… Aproveitamos sua experiência de mais de 15 anos de mercado para reunir para vocês os 20 erros mais cometidos nos preparativos do casamento. Confira!

Preparativos do casamento: cerimônia de casamento no  - Foto Marlon Macosa

CASAR COM UM TEMPO DE PREPARAÇÃO MUITO CURTO

Um tempo bom para preparação do casamento é em torno de 10 a 12 meses. Esse tempo proporcionará, além de uma organização e planejamento financeiro dos gastos, uma melhor seleção de profissionais, como também de locais para cerimônia e recepção.

ORGANIZAR O CASAMENTO SEM AJUDA PROFISSIONAL

Lembrem-se: existe grande probabilidade de vocês estarem casando pela primeira vez. Os organizadores de evento, por outro lado, já organizaram milhares. Ou seja: a chance de errarem é muito maior. Para organizar, preparar e executar o dia mais importante da vida de vocês, é importante que tenham um profissional qualificado e adequado a seus perfis. Ele vai acompanhá-los passo a passo, antes, durante e até depois do casamento, para vocês aproveitarem essa data inesquecível. E lembrem-se: problemas vão acontecer, mas o importante é que sejam resolvidos de forma rápida e inteligente – por isso estes profissionais são tão importantes.

ESCOLHER O LOCAL SEM LEVAR EM CONTA O NÚMERO DE CONVIDADOS

A primeira coisa que vocês devem providenciar para o evento é a lista de convidados. Ela irá influenciar todos os outros itens do casório: bebidas, doces, convites, local, etc. Os locais para realização, inclusive, não podem ser nem grandes e nem pequenos demais. “Ao escolher a igreja para a cerimônia e o local para a festa, tenha sempre em mente o número aproximado de convidados. É extremamente desagradável para os noivos ver aquele corredor imenso e vazio. Mas o contrário também é complicado: superlotação e convidados de pé”, relembra Daniele. “Na recepção, então, é pior: às vezes os cerimoniais têm que solicitar para os garçons, no meio da festa, montarem mesas extras, obviamente sem a decoração das demais”.

CONVIDAR UM NÚMERO MAIOR DE PESSOAS CONTANDO QUE ELAS NÃO IRÃO AO EVENTO

Quem faz isso costuma passar aperto por não ter programado a festa para um número maior de pessoas. Este é um grande erro. Muitas casas de festa inclusive só permitem uma demanda não programada de 10% de convidados (isso mesmo: convidados podem ser barrados na entrada!).

Preparativos do casamento: decoração da cerimônia de casamento no  - Foto Thiago Sant'Anna

CONVIDAR UM NÚMERO DE PESSOAS PARA A CERIMÔNIA RELIGIOSA E SELECIONAR, POR ALGUM MOTIVO, OUTROS CONVIDADOS PARA A RECEPÇÃO

Esta é uma situação extremamente desagradável para a pessoa que não foi convidada para comparecer à recepção. Por mais que se tenha discrição, essa informação pode acabar vazando e o convidado selecionado apenas para uma etapa do evento vai se sentir desprestigiado e com certeza decepcionado com os noivos.

DEIXAR DE FAZER CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA

A confirmação de presença é imprescindível. Ela determinará o número de pessoas que irão ao evento com maior probabilidade de acerto. Com base nesta lista vocês comprarão bebidas, doces e até mesmo farão o último acerto com o buffet. Uma festa sem esse controle poderá causar problemas e/ou prejuízos financeiros.

FAZER A CERIMÔNIA EM LOCAL MUITO DISTANTE DA RECEPÇÃO

Neste caso, vocês correm o risco de ter uma cerimônia ou uma recepção vazia, ainda mais em dias chuvosos.

CONTRATAR PROFISSIONAIS SEM UM PLANEJAMENTO PRÉVIO ADEQUADO AO SEU ORÇAMENTO

Controlem todos os gastos e o distribuam adequadamente por todos os serviços contratados. Em nada adianta vocês gastarem uma grande soma nos trajes, se não sobrar dinheiro para a decoração ou para o serviço de bufê. Um planejamento prévio de quanto se pretende (ou melhor, se pode gastar com o casamento) é muito importante para vocês iniciarem uma etapa nova na vida com tranquilidade e sem dívidas. Comprem uma agenda bem completa ou peçam ajuda ao assessor/cerimonial – ele pode ajudar a montar essa previsão de gastos.

Preparativos do casamento: decoração casamento no  - Foto Thiago Sant'Anna

PROCURAR O CONVITE MAIS BARATO

Vocês já devem ter ouvido: “convite todo mundo joga fora, peguem o mais barato”. Mas saibam: se seguirem essa regra, o risco de ver convidados de calça jeans no seu casamento aumenta. Vocês não precisam gastar “rios” de dinheiro, mas o convite é a porta de entrada do evento, e deve, assim, mostrar um pouco da personalidade do casal e o que os convidados devem esperar da festa (uma festa formal e elegante, uma festa descontraída, etc).

ECONOMIZAR NA FOTO FILMAGEM

Não esqueçam que foto e vídeo são para a vida toda. Se o valor está muito abaixo da média do mercado, desconfiem. A probabilidade de vocês se decepcionarem é alta!

Preparativos do casamento: fotos dos noivos no  - Foto Thiago Sant'Anna

CHAMAR UM AMIGO PARA PRESTAR ALGUM SERVIÇO

“Tenho uma amiga que faz bolo”.  “Tenho um primo que é DJ”. “Tenho uma tia que vai fazer meu cerimonial”.  Às vezes, mesmo sem querer, os noivos acabam impondo uma responsabilidade ao familiar ou amigo que não está acostumado a sofrer, por mais que trabalhe na área de eventos. Ou em outros casos, quando o “conhecido” se propõe a dar de presente o serviço que executa, prefiram dizer que já foi contratado! Na maioria das vezes, infelizmente, esta pessoa não está acostumada com o universo de um casamento e com suas responsabilidades, ou caso esteja, não leva tão a sério como deveria levar por conta de ser “tudo em família”. Os resultados, invariavelmente, poderão ser fotos com iluminação incorreta, bolos tortos ou atrasados, festa desanimada ao som de um DJ perdido.

CHAMAR PARA O CORTEJO DAMAS E PAJENS MUITO NOVOS

As crianças com menos de cinco anos são sempre uma surpresa: podem entrar lindas, mas também podem não entrar ou voltar na metade, ou chorar assustadas com o barulho e a quantidade de pessoas. Se ainda assim vocês fazem questão de crianças bem pequenas, pelo menos não deem a responsabilidade das alianças para elas.

NOIVA ATRASAR MUITO

Isso fica bonito apenas nos filmes. A noiva deve ser pontual para não atrasar a festa, estressar o padre e não gastar mais ao ultrapassar o tempo de salão contratado.

BASEAR-SE NA MODA

Modismo normalmente lhes custará mais caro. Não esqueçam que “mais é menos” na decoração!

Preparativos do casamento: decoração própria do  - Foto Thiago Sant'Anna

NÃO FAZER LISTA DE PRESENTES

A lista de presentes, ao contrário do que se pode pensar, é um conforto para os convidados, pois eles ficam sempre naquelas incertezas: “o que será que eles estão precisando?”, ou “onde será que encontro um presente bonito e que agrade os noivos?”. Quando a lista existe, fica tudo mais tranquilo para o convidado e para os noivos, facilitando inclusive as futuras trocas.

ESCOLHER PRESENTES CAROS

Façam a lista de presentes com várias opções de itens e de preços também, pois assim dará mais liberdade aos convidados na hora da escolha e da compra do presente.

RESTRINGIR O CARDÁPIO COM BASE APENAS EM SEUS GOSTOS

Nunca pensem em restringir o cardápio aos seus gostos, pois isto será no mínimo indelicado. Lembrem-se sempre que o bufê precisa agradar aos mais diversos paladares, por isso é importante que tenham alternativas gastronômicas, como opções para os vegetarianos ou para aqueles intolerantes à frutos do mar, por exemplo.

EXAGERAR NAS BEBIDAS E MISTURAS

Noivos e convidados que bebem além da conta causam confusões e acabam esquecendo este dia tão importante. Por isso evitem uma quantidade e variedade grande de bebidas!

DETERMINAR PARA OS ESTILOS DE MÚSICAS QUE DEVEM OU NÃO DEVEM SER TOCADOS

Nem sempre o que vocês gostam é o que o convidado gosta. Apesar de vocês não gostarem desse ou daquele estilo de música, deixem o músico tocar um pouco de tudo – eles vão sentir o que está agradando mais vendo a pista mais cheia. Afinal, o melhor para vocês é ver o salão bem animado! “Casais que contratam uma banda que toca apenas um estilo musical durante horas, por exemplo, aumentam a probabilidade de uma pista de dança desanimada”.

ENTREGAR CAIXINHAS DE DOCES VAZIAS PARA OS CONVIDADOS

O casal pode imaginar que todos são educados e irão se servir no final da festa com os doces remanescentes na mesa, na quantidade certa da caixinha. Entretanto, normalmente este é o primeiro item a ser atacado, logo na abertura da mesa de doces, e os convidados se servem sem rodeios, a ponto de elaborarem verdadeiros “sanduíches” de caixas de doces (elas mal se fecham de tanto doce!). Resultado: a mesa de doces desaparece em questão de minutos, deixando famílias dos noivos e os idosos a ver navios…

Preparativos do casamento: decoração da mesa do bolo em casamento no  - Foto Divulgação

Gostou das dicas sobre os preparativos do casamento com o ? Deixa sua opinião nos comentários!


CRÉDITOS

1 e 2. Marlon Macosa | 3, 4, 5, 6. Thiago Sant’Anna | 7. Divulgação

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Uma sagitariana que tem a alegria como dom. É carioca, jornalista, tem 20 poucos anos e adora ser chamada de Duda. Como uma amante incurável de sorrisos e amores, espera que seu grande dia seja repleto deles. E que, assim como ela, você se torne uma multiplicadora fiel dessa dupla!