O bê-a-bá das músicas da cerimônia

Por  |  0 Comentários


Quer contratar uma orquestra de casamento? Veja aqui dicas fundamentais e sugestões de músicas para incluir na sua cerimônia!

Pensar nas músicas do casamento é entoar em acordes os lindos versos de uma paixão. E quando a trilha sonora da cerimônia entra em sintonia com o estilo e história dos noivos… Ah, aí o nível de emoção vai lá em cima e cada momento se torna ainda mais inesquecível! E para tratar do assunto, ninguém melhor do que os profissionais do setor – especializados em encontrar os arranjos perfeitos para o sim de cada casal. Vamos com a gente?

QUESTÕES TÉCNICAS

  • Papo de profissional! A sonorização de uma orquestra é algo complexo. Necessita de muito mais do que conhecimento de montagem e operação, pois cada local possui suas particularidades (Delfim Moreira Coral e Orquestra)
  • Por exemplo: falando de um modo mais genérico, em locais fechados (como templos e salões) geralmente não há a necessidade de muitas caixas de som. Já ao ar livre, sim (Delfim Moreira Coral e Orquestra)
  • Timing é tudo! Chegamos ao evento cerca de seis horas antes, para montar a orquestra segundo o planejado pelo decorador e calcular o posicionamento de cada equipamento (Delfim Moreira Coral e Orquestra)
  • Ensaio final: após garantir que as caixas estejam posicionadas de maneira uniforme, a passagem e equalização do som são marcadas para quase três horas antes do horário do convite ()

UM POUCO SOBRE VALORES – E BUROCRACIAS!

  • Per capita! Ao contrário da maioria das bandas de casamento, por exemplo, o valor da orquestra costuma ser calculado de acordo com o número de profissionais envolvidos (Os Violinos Mágicos de Murillo Loures)
  • E mais! O tempo que esses profissionais ficam disponíveis para a cerimônia é sempre com uma boa margem a favor dos noivos (Violinos Moza)
  • Evitando dores de cabeça! Um item essencial é a solidez da empresa. Consulte sites como o Reclame Aqui e só faça contrato com pessoas jurídicas. (Delfim Moreira Coral e Orquestra)
  • Todo cuidado é pouco! Pesquise a competência e idoneidade do grupo. Se for barato demais, desconfie (Violinos Moza) 
  • Particularidades: muitas orquestras terceirizam o serviço de sonorização, embutindo o custo no orçamento ou repassando-o aos noivos. Outras, como nós, possuem o seu próprio sistema (Delfim Moreira Coral e Orquestra)
  • Por que trabalhar assim? Eu prefiro sempre utilizar o meu sistema de sonorização porque me sinto mais seguro. Sei que tudo vai soar exatamente como o planejado! (Delfim Moreira Coral e Orquestra)

Orquestra de casamento: RJ - Foto Victor Miguel Fotografia

UMA ORQUESTRA PARA CHAMAR DE SUA

  • Antes de escolher um fornecedor… Ouça seu cerimonialista, procure referências em todas as partes e peça a opinião de alguém próximo que seja músico ou apreciador (Delfim Moreira Coral e Orquestra)
  • Checklist de 5 passos: analise o mercado e os vídeos disponíveis na internet; verifique depoimentos sobre as orquestras; selecione os fornecedores com os quais tiver empatia; solicite um orçamento; e faça uma visita para conhecer melhor a orquestra a ser contratada ()
  • Corra com a definição! Há fornecedores do mercado com agenda bastante concorrida, por isso – embora existam exceções – o ideal é fechar contrato com ao menos um ano de antecedência (Os Violinos Mágicos de Murillo Loures)
  • Por outro lado… Há empresas, como a nossa, que conseguem fazer mais de um evento por dia porque contam com vários profissionais (músicos e cantores) à sua disposição (Os Violinos Mágicos de Murillo Loures)

DEFININDO A TRILHA SONORA

  • Existem regras? Não! A definição e ordenação das músicas são feitas em alinhamento com os noivos, seu assessor e a orquestra. Afinal, cada casal tem um cortejo diferente ()
  • Média de canções por casamento: dadas as variações de cada evento, costumam ser cerca de 20 músicas – dez para receber os convidados e dez para o cortejo e cerimônia (Os Violinos Mágicos de Murillo Loures)
  • Personalizando sonhos! Há vezes em que certa música faz parte da trajetória do casal, mas não a temos em nosso repertório, então montamos um arranjo especial, deixando a cerimônia ainda mais emocionante ()
  • Por exemplo: já ouve até a necessidade de se fazer o arranjo para uma música escrita pelo próprio noivo. A ideia é construir uma trilha sonora que ligue cada parte da cerimônia, como se fosse um filme (Violinos Moza)

Orquestra de casamento: igreja - Foto Victor Miguel Fotografia

AS MAIS PEDIDAS EM CERIMÔNIAS CLÁSSICAS

  • Fica a dica! Nas igrejas só são permitidas músicas eruditas (barrocas, sacras e clássicas). Marcha nupcial (Mendelssohn), Pompa e circunstância (Elgar), Ave Maria e obras de Bach são as mais solicitadas (Delfim Moreira Coral e Orquestra)
  • Indo além: outras opções de grande impacto são músicas como Clarins de Roma (Max Stainer), March with me (Montserrat Caballé) e Concerto N.1 (Tchaikovsky). A lista é infinita! (Delfim Moreira Coral e Orquestra)

AS MAIS PEDIDAS EM FESTAS DESPOJADAS

  • Atemporais! Mesmo em cerimônias mais descontraídas, as músicas atemporais costumam estar presentes! Alguns dos artistas mais pedidos são Beatles, Frank Sinatra, Tom Jobim, Fred Mercury e Led Zeppelin (Delfim Moreira Coral e Orquestra)
  • Em alta! Canções românticas de Bruno Mars, John Legend e A Banda Mais Bonita da Cidade (vale conferir a música Oração!), entre outras, estão cada vez mais populares entre os noivos (Delfim Moreira Coral e Orquestra)
  • Em casamentos na praia: músicas da Bossa Nova são muito frequentes, em especial Só tinha de ser com você, Wave e Eu sei que vou te amar (Violinos Moza)
  • De olho nos detalhes! No caso de cerimônias ao ar livre, vale montar a orquestra em um local mais protegido do vento e lançar mão de prendedores para fixar as partituras (Os Violinos Mágicos de Murillo Loures)

Orquestra de casamento: cerimônia ao ar livre - Foto Victor Miguel Fotografia

Gostou dessas dicas sobre orquestra de casamento? Veja agora como escolher a banda do casamento!


Créditos

1, 3 e 4- Alcides Martins | 2- Victor Miguel Fotografia

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Nascida em Minas, criada em Recife e apaixonada pelo Rio. Viajar o mundo é seu sonho, o que torna luas de mel e destination weddings um caso de amor à parte. Escolheu o jornalismo pela inquietante vontade de transformar em palavras histórias que mereçam ser contadas.