Organização de Casamento: planejamento dos sonhos

Por  |  0 Comentários


Texto Anna Carolina Amaral

Dicas de noivas e profissionais para a organização do casamento perfeito. Veja! 

Toda mulher sonha com a sua festa de casamento, mas transformar essas ideias em realidade não é uma missão fácil. Depois do noivado inicia-se um processo de planejamento infinito, que vai desde questões macro como lugares, convidados e mobiliário, até os mínimos detalhes, como a forminha dos doces e o bordado do vestido.

“Os três passos iniciais para toda a noiva são: definir a data, pesquisar a cerimonialista, que será imprescindível para que o planejamento seja prazeroso e organizado, e reservar assim que possível o local da cerimônia e da recepção”, afirma Lela, cerimonial da Lela Eventos. A noiva Mariana Freire de Sousa Lima, reservou a data na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Rio de Janeiro, com dois anos de antecedência. “No dia que abriu a agenda de 2015, chegamos na Igreja às onze horas da manhã e vários meses já estavam lotados. Mas, felizmente, conseguimos a data que queríamos”, conta.

organizacao-casamento-casal-rafaelle-ruhle-e-thiago-marques

A pesquisa é fundamental para que os noivos tenham uma ideia concreta do que querem para o grande dia, e a consultoria de um profissional pode ser uma grande ajuda nessa etapa. Para a noiva Rafaelle Ruhle Marques, a cerimonialista foi essencial nesse processo. “Todos os dias de planejamento com a Rossana Lazzarotto foram muito especiais, dávamos muita risada juntas. Posso dizer que ela me acompanhou em todo momento e isso fez toda a diferença.” Juliana Sampaio Lima, da Festività, tenta em um primeiro momento entender o que os noivos esperam deste grande dia, qual é a expectativa do casal e da família! “Quanto mais informações tivermos neste primeiro encontro, por meio de referências do que os noivos curtem, momentos especiais do casal, lugares que marcaram sua história, mais fácil será ajuda-los na busca do local ideal para a realização do casamento. Outro ponto importante é terem uma ideia de quanto imaginam gastar, pois com essa informação já conseguimos adequar o cenário ao budget.” Em São Paulo, os locais mais concorridos para festas grandes são o Hotel Unique, a Casa Fasano e o Leopolldo, alerta Juliana.

organizacao-casamento-assessoria-festivitaDepois de definida a data do casamento, o local da cerimônia e o número de convidados é hora de correr atrás dos fornecedores. Para Flavia Ricobello, da Les Amies Cerimonial, a partir do local definido e cerimonial contratado, o importante é definir a fotografia e filmagem, o cabeleireiro e o maquiador, o celebrante (padre ou juiz de paz) e o DJ. “Esses são itens que dependem de data do profissional e devem ser vistos logo no começo.” Em seguida é hora de contratar a orquestra para a cerimônia e o buffet, caso o local da festa não ofereça. O próximo passo é a decoração e os fornecedores estruturais, como manobristas e seguranças, gerador, limpeza, toldo, etc. “O vestido e os convites aconselhamos começar a ver com seis meses de antecedência.”

organizacao-casamento-cerimonial-Les-Amies

Dica do Profissional

“O primeiro passo para uma noiva que não conhece o mercado é contratar um profissional de cerimonial. Ele vai poder ajudá-la com referências e dividir com ela seu conhecimento do mercado para contratar cada fornecedor no momento certo. Em Brasília, o ideal é começar a organizar o casamento com um ou um ano e meio de antecedência, pois os locais para cerimônia religiosa e recepção são muito concorridos.”

César Serra, cerimonialista do Grupo César Serra, com 30 anos de experiência no mercado

organizacao-casamento-cerimonial-cesar-serra

Dica para Destination Wedding

“Primeiramente a contratação de  uma cerimonialista de confiança e que tenha know-how no assunto. As necessidades das noivas brasileiras são diferentes, temos nossas tradições, mesmo que o casamento aconteça em outro país e uma organização de fora não vai ter facilidade em compreender isso. Se o lugar já tiver sido decidido, ótimo, caso contrário uma vasta pesquisa e até visitas em algumas opções são recomendadas. Sempre aconselho fazer duas viagens para casamentos internacionais, uma para pesquisa e escolha, e a segunda para definições.”

Lela, cerimonialista da Lela Eventos, com escritórios no Rio de Janeiro, Paris, Nova Iorque e Florença

organizacao-casamento-cerimonial-Lela-Eventos

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr