Negócio entre mãe e filha

Por  |  3 Comentários


No Dia das Mães, a pauta é dedicada totalmente a elas! Não bastou serem mãe e filha, o trabalho veio para uni-las ainda mais.

Mãe é mãe. Muitos dizem que elas só mudam de endereço, repetindo sempre os mesmos bordões. Fato é que cada uma tem sua personalidade e, no fundo, só estão pensando no melhor para seus filhos e filhas. Abrem mão de suas próprias necessidades para atender aos sonhos da família e correm atrás do que for possível para vê-los felizes.

Em homenagem a essas mulheres especiais, neste Dia das Mães, conversamos com profissionais do mercado de casamentos que, além de arrasarem no que fazem, trabalham – ou em algum momento já trabalharam – ao lado de seus filhos. Prontos para se emocionarem? 

SABOR E FLOR – 3 EM 1! 

dia-das-maes-casa-sabor-e-flor-rogerio-portoAs mães, muitas vezes, tornam-se o ícone no qual as filhas se espelham. Nesse trio goiano, Yandara foi tão inspiradora para Verônica e Gabryela que ambas abraçaram o que a matriarca faz de melhor. A liderança inerente à mãe se mesclou com a criatividade de uma e a capacidade administrativa da outra. E pronto: nasceu a Casa Flor e Sabor. Ao falar da mãe, Verônica demonstra toda a sua admiração. “Temos uma visão de super-heroína porque ela consegue ser uma fortaleza, mas não perde o carinho e a sensibilidade”, emociona-se.

As discussões existem, mas levá-las para casa é um modo de resolvê-las, pelo menos assim acredita Verônica. “Não tem como separar a relação profissional da pessoal. Encaro como uma vantagem nossa, pois nos conhecemos tanto e somos tão parceiras que se eu estiver com projetos em casa ou passando mal, a outra vai para empresa fazer o trabalho dela e o meu.” No esquema de uma mão lava a outra, elas vão comandando o negócio e fortalecendo o convívio.

O fato de serem mulheres liderando a casa de festas e o buffet ajuda na hora dos primeiros contatos com a noiva. “Elas se sentem seguras quando percebem que quem está fornecendo os serviços para o casamento tem os mesmos sonhos. Volta e meia eu troco ideias do que eu usei no meu matrimônio. Então se sentem compreendidas porque o que é importante para elas também é para mim”, conta.  

dia-das-maes-casa-sabor-e-flor-foto-Prime-Foto-Cinema

ECILA ANTUNES BUFFET – ADMIRAÇÃO MÚTUA PARA FAZER ACONTECER 

dia-das-maes-ecila-v-rebel-cinema-oneHá 20 anos, quando Ecila Antunes fundou o buffet que leva seu nome, sua filha tinha apenas 18 anos e trabalhava na área comercial de uma marca de roupas. Ainda assim, viajava com a mãe e ajudava em alguns eventos. “Ela me levava para ver como tudo funcionava e a gastronomia tem uma coisa encantadora e foi me fisgando aos poucos”, conta Carolina. Dez anos mais tarde ela vestiu a camisa do time e, desde então, participa de todas as etapas do processo – desde a compra de material até a criação de novos pratos e coordenação dos eventos.

Perguntamos às duas qual a característica mais marcante da outra e adivinhem? Elas nem pestanejaram antes de disparar: determinação. “Com amor parece que tudo flui. É muito bom voltar para casa de madrugada com a sensação de missão cumprida. Eu tenho essa necessidade e a Carol também, afinal a gente trabalha levando felicidade para os outros”, explica a matriarca. Carolina, que agora experimenta a maternidade com sua filha de três anos, torce para que ela tome gosto pela gastronomia e um dia assuma os negócios da família.  

dia-das-maes-ecila-antunes-gastronomia-juliana-pessoa

100% EVENTOS – PARCERIA PARA ALÉM DO MERCADO 

dia-das-maes-100-eventosNem todo mundo sabe, mas existe uma dupla imbatível por trás do sucesso da 100% Eventos. E não estamos falando de apenas sócias ou companheiras de trabalho. A relação de mãe e filha fez com que a empresa se tornasse uma das mais especializadas da América Latina em aluguel de móveis de altíssima qualidade. Por que? Simplesmente porque Paola Picciotto, 60, e Flavia Picciotto Terpins, 39, acreditam que a sensibilidade feminina faz toda diferença e, juntas, elas somam habilidades de criatividade, administração e liderança melhor que ninguém.

Amigas, companheiras e confidentes, a parceria no trabalho não foi premeditada. A dificuldade de achar móveis e cadeiras de qualidade para locação acendeu uma luz para este nicho no mercado. “Minha filha queria uma sócia e decidi que seria eu por achar sociedade uma relação difícil”, conta Paola. E deu muito certo! A cumplicidade é exemplar e a relação familiar não atrapalha em nada. Só acrescenta! Enquanto Flavia é objetiva e mais centrada, Paola tem um senso de estético ímpar e uma capacidade incrível de se colocar no lugar do outro – seja funcionário, fornecedor ou até noiva.

 

LONARTE + LONA CRISTAL – COMPANHEIRISMO QUE ULTRAPASSA EMPRESAS

dia-das-maes-lonarte-lona-cristalÉ costume de toda criança visitar o trabalho dos pais. No caso de Danielle Thomas Telles, porém, o encantamento de conhecer cada detalhe da organização de festas e eventos foi ficando maior à medida que os anos passavam. Ela adquiriu know-how e aí não tinha mais volta: se apaixonou. Hoje, mãe e filha trabalham em empresas diferentes – Danielle à frente da Lona Cristal (especializada em locação de móveis) e Maria Rita comandando a Lonarte.

“Ainda assim, continuamos com a mesma parceria quando o assunto é realizar o sonho dos nossos clientes. O bacana é que em certos momentos os clientes escolhem as duas empresas e aí surge mais uma oportunidade de estarmos juntas”, explica. A proximidade das duas chega a ser um diferencial dos dois empreendimentos. Nas palavras de Danielle, que admira a garra de sua mãe no ambiente profissional, a troca constante de ideias e opiniões ajuda na busca de soluções tanto para uma quanto para a outra. Inspirador!

dia-das-maes-lona-cristal-lonarte-Foto-Filico

D.A. GASTRONOMIA – EXPERIÊNCIA E INOVAÇÃO UNIDOS PELO AMOR MATERNO

dia-das-maes-da-gastronomiaDóris Abrantes deixou as salas de aula, em 2001, e começou a organizar eventos para família e amigos por hobby. Aos poucos, começou as atividades da D.A. Eventos, que englobava gastronomia e cerimonial de eventos. As duas vertentes tomaram proporções tão grandes, que fizeram a empresária se dedicar apenas ao buffet. Em 2007, nasceu a D.A. Gastronomia e, com ela, o reforço especial de Monique Abrantes.A filha de Dóris resolveu abandonar o mundo coorporativo depois que teve sua primeira filha e viu na empresa da mãe um excelente desafio para recomeçar. Monique não sabia fritar nem um ovo na época, mas decidiu se especializar e fez pós-graduação em gastronomia para atuar ao lado de Dóris. Até Melissa, filha de Monique, – hoje, com nove anos – já se interessa pela cozinha.

“No início, foi muito difícil separar o profissional, pois ela sempre achava que, por ter autoridade de mãe e mais experiência, era mais capaz de tomar decisões e assumir responsabilidades. Por outro lado, sempre achava as atitudes dela pouco profissionais. Trabalhei muitos anos no âmbito empresarial e não entendia a maneira de ela agir com o coração. Às vezes, precisamos ser racionais para preservar a todos. Aos poucos, minha mãe entendeu que nos completávamos e isso era positivo para o negócio. Agora ela tem mais tempo de viajar para fazer pesquisas e trazer ideias novas. Ela sente segurança para deixar que eu fique à frente de tudo”

O irmão de Monique também trabalha na empresa, é responsável pelos setores administrativo e financeiro. Mas verdade seja dita: a sensibilidade feminina faz diferença no relacionamento com as noivas. “Mulher geralmente é mais detalhista e isso é muito importante na apresentação de sabores, cores, formas e aromas”, ressalta Monique. A admiração é mútua entre as duas. A filha enaltece a didática da mãe para explicar tudo nos mínimos detalhes aos noivos. Já Dóris valoriza a capacidade de relacionamento de Monique, sempre proativa.

dia-das-maes-da-gastronomia-hamburguer-foto-divulgacao

NAMESTER – RESULTADO DA UNIÃO FAMILIAR 

dia-das-maes-namesterO pai é fotógrafo. A mãe, produtora de eventos. Juntos eles fundaram uma empresa que é referência no segmento de fotos e vídeos no Paraná, a Namester Produções. Por convivência ou personalidade, as filhas não poderiam seguir outro caminho: Natalie criou a Natalie Chris Convites Especiais e Stefanie a Pistas De Dança.Com, especializada em pistas de dança personalizadas. Para a matriarca Janete Laska, o contato com o segmento desde a infância fez com que elas tomassem gosto pelo trabalho.

“Conseguimos separar muito bem a família do trabalho. Às vezes nos almoços ou em uma reunião de família, acabamos falando das festas, é inevitável, mas sempre na tentativa de encontrar soluções. Eu admiro muito a determinação das minhas filhas. Quando elas colocam algo na cabeça vão atrás até o fim. Fico orgulhosa delas serem assim”, conta Janete. Stephanie também lembra com carinho do tempo em que trabalhavam na mesma empresa e “davam boas risadas no escritório”.

Ela diz que aprendeu muito com a mãe como profissional, principalmente no que diz respeito à qualidade do trabalho. “Ela só chegou aonde chegou por seu profissionalismo. Ela vende um trabalho de qualidade, o que faz com que o cliente retorne e seja sempre fiel. Atender com amor… Isso eu também aprendi com ela”, afirma Stephanie.

dia-das-maes-namester

ROSSANA LAZZAROTTO EVENTOS ESPECIAIS – CUMPLICIDADE E SINTONIA

dia-das-maes-rossana-lazzarottoAmigas, companheiras, mãe e filha e porque não colegas de trabalho? O amor de mãe transborda e, na história de  e Maria Isabel, ocupou todas as áreas da vida. Foi ele que fez a advogada trocar os tribunais pelo escritório da produtora de eventos, onde é responsável pela área administrativa.

Já são quatro anos de muita parceria, que deu mais do que certo, com muita troca e crescimento. “As vezes você esquece que está lidando com a sua chefe, mas nós sempre conversamos muito e resolvemos todas as discordâncias”, conta Isabel.

A cumplicidade é tanta, que fica claro para todo mundo. As clientes já chegam ao escritório pedindo “faça o casamento como se fosse para a sua filha”. E de tanto produzir festas com o carinho de mãe, Rossana vai enfim poder planejar o grande dia da filha, que casará no ano que vem. “Eu admiro muito o profissionalismo, carinho e perfeccionismo com que ela realiza seu trabalho. Confio totalmente no seu bom gosto” contou a advogada sobre os preparativos.

dia-das-maes-rossana-lazzarotto-foto-diogo-pisante

JALFIM EVENTOS – DE MÃE PARA FILHA

dias-das-maes-jalfim-eventos-foto-nattan-carvalhoA empresa de decorações Jalfim Eventos começou em 1996, inicialmente sendo comandada apenas por Iara Jalfim. Neste mesmo ano, sua filha Roberta estava entrando na faculdade de arquitetura sem sequer pensar que um dia iria trabalhar lado a lado de sua mãe.

Com o passar dos anos, a demanda de clientes da Jalfim cresceu e, com isso, Iara começou a sentir a necessidade de um  trabalho mais técnico, e quem melhor para isso do que sua filha arquiteta? A primeira vez que elas trabalharam juntas foi em um casamento para 600 pessoas e o resultado não poderia ter sido melhor, mesmo com o espaço pequeno para comportar o número de pessoas da festa. Com o sucesso do evento, trabalhar juntas deixou de ser uma eventualidade e acabou se tornando uma necessidade. Com a parceria, elas mostraram uma nova maneira para trabalhar com eventos, com muita técnica, criatividade e – é claro – emoção!

Apesar de terem duas mulheres tão unidas à frente da empresa, elas não veem o negócio como algo essencialmente feminino e sim uma atividade onde emoção, criatividade, coaching e sensibilidade andam juntos. Sendo homem ou mulher, o sucesso é certo tendo esse perfil para o segmento.

Não só como mãe e filha, mas como profissionais, a admiração é mútua. Os clientes costumam elogiar a transparência entre as duas e por respeitarem suas divergências de opiniões e sempre chegarem a um consenso. O sucesso da empresa é a junção dos 20 anos de experiência de Iara e toda a técnica da arquiteta Roberta. “Ela está sempre atualizada e tem grande facilidade de relacionamento com os clientes”, ressalta Iara. Quanto à admiração que tem pela filha, ela ressalta sua doação, interesse e carinho pelo cliente. “Costumo brincar dizendo: Eu quero ser tua noiva”, completa. Quando é a vez de Roberta falar da mãe, ela não poupa elogios: “Minha mãe tem o feeling e o carisma, é apaixonada pelos detalhes e criteriosa em tudo. Brincamos que eu fico com o macro e ela com o micro”, conta.

dia-das-maes-jalfim-eventos-ART-iMAGEM-Producoes

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr