Músicas para casamento: top 4 melodias para a entrada da noiva

Por  |  1 Comentário


O repertório musical do seu casamento começa pela canção da entrada da noiva. Trata-se de uma escolha muito preciosa! Vamos dar um giro pelas top 4 melodias que mais fazem sucesso. Vem!

A entrada da noiva é sempre (sempre mesmo!) desconcertante! É um desfile triunfal. Cada passo até o altar arranca suspiros que vem da alma. Porém, existe um segredo por trás da magia daquele momento. Dou-lhe uma. Dou-lhe duas. Quem acerta? Dou-lhe três. Tempo esgotado! A resposta é uma só: a melodia. Seja instrumental ou cantada, a canção que acompanha o encontro dos noivos no grande dia é decisiva.

E por ser decisiva, vale a pena pensar com carinho no repertório de músicas para casamento, principalmente quando o assunto é a entrada da noiva. O desafio do roteiro musical é transmitir a sintonia da história e da personalidade do casal. Dentre as melodias clássicas, já perceberam que os hits internacionais também estão fazendo muito sucesso? Vamos juntos relembrar as top 4 melodias para tornar a entrada triunfal ainda mais inesquecível.

Músicas para casamento: entrada da noiva - Foto Ricardo Hara

 1. CLÁSSICA E TRADICIONAL MARCHA NUPCIAL DE MENDELSSOHN

Uma verdadeira peça musical! Difícil não se apaixonar por ela, já que a harmonia entre o tom, os acordes e os arranjos da marcha nupcial fazem um conjunto emocionante. Ela é a campeã para a entrada da noiva. Segundo o Maestro Vito, a melodia está no topo das mais pedidas. Geralmente, ela é mais comum nas cerimônias realizadas na igreja, mas nada restringe de tocá-la em outros lugares também.

Não importa se ela tem o acompanhamento apenas do piano, do violino ou da orquestra completa. A marcha nupcial virou uma tradição familiar oficial. Quando todos nós pensamos em casamento qual é a primeira música que vem à mente? É ela.

Músicas para casamento: equipe do Maestro Vito - Foto Dani Batista

“De fato, é o grande “hino” das noivas. A marcha é uma música de altíssimo impacto, faz muita presença na entrada. As primeiras notas já causam uma ansiedade e expectativa no noivo e em todos os convidados. A soma desta expectativa e ansiedade com a música acontecendo, potencializado pelo visual da noiva entrando, isto gera uma emoção em todos os presentes. Já vi até cerimonialistas chorando! O que eu sempre é que  não teremos outro momento na vida para escolhê-la, a não ser em sua entrada do seu casamento” – Maestro Vito

2. AVE MARIA

Conhecida como a oração principal da Igreja Católica, o original da canção  Ave Maria foi escrita em latim. A música acabou sendo traduzida para vários idiomas e é baseada no evangelho de Lucas, da Bíblia. A versão de Charles Gounod é uma das mais famosas para a entrada da noiva. Rita Del Chiaro, maestrista do Coral Del Chiaro, categoriza a melodia como uma das mais pedidas, sem dúvidas. E, de fato, ela é sensacional.

Música para casamentos: violinista do Coral Del Chiaro - Produtora 7

“A música escolhida é que vai dar a atmosfera da entrada. É como a trilha sonora de um filme: se a cena é de felicidade, a música deve ser leve, alegre. Se a noiva deseja uma entrada triunfal, a música deve ser de impacto. Se deseja uma entrada delicada, a música deve ser leve” – Rita

3. A THOUSAND YEARS

É proibido dizer que ela é clichê. Essa trilha conquistou o nosso coração! E não precisa nem ser fã da saga Crepúsculo para admitir que ela é maravilhosa, certo? Uma melodia leve, romântica, com acordes capazes de arrebatar qualquer um. E o que dizer da tradução? Ela exalta a eternidade do amor de forma profunda e cativante. Quem reviste a uma entrada da noiva tão linda?

Músicas para casamento: Entreatto Coral e Orquestra - Foto Klacius Ank Fotografia

Seja cantada ou apenas instrumental, vale a pena! Fernanda Schelder do Entreatto Coral e Orquestra aposta nas músicas cantadas. “É interessante que elas sejam cantadas para causar ainda mais impacto. Nos casamentos feitos pela EntreAtto, temos duas canções que ficam muito especiais na voz –  são elas She e A Thousand Years. Haja lenço para os convidados!”

4. MIX DA MARCHA NUPCIAL + A CANÇÃO DO CASAL

Cada vez mais comum hoje em dia, essa opção é para os que não abrem mão da introdução da marcha nupcial, mas ao mesmo tempo, querem inovar e mesclar com uma melodia especial, que traduza a história do casal.

Maestro Vito afirma que esse “mix” entre as músicas é o que ele mais faz nos últimos oito anos. “Tocamos o tema inicial, que é o principal, e depois tocamos uma outra música.  As noivas optam dessa maneira para não deixar de ter a marcha em seu casamento. Temos várias questões nisto: colocam a marcha  por tradição, ou a família pede para ter ou então quando não gostam dela como um todo, somente do trecho inicial”, explica.

Músicas para casamento: partitura da música - Foto Rodrigo Sack

O repertório não acabou. Existe uma infinidade de trilhas sonoras que marcam em grande estilo a entrada da noiva. Então, inspire-se com as dicas abaixo sobre músicas para casamentos e faça a melhor escolha para eternizar um dos dias mais especiais da sua vida.

“As músicas tradicionais não perdem seu brilho. Ainda tem a questão que algumas igrejas colocam muitas restrições com relação à escolha do repertório musical” – Vito

 “Se você faz questão de um repertório atual, o ideal é fazer sua cerimônia em casa de festas. A maior parte das igrejas restringem o repertório a músicas sacras. Embora a maior parte das escolhas sejam as músicas clássicas românticas, cada casal tem um estilo musical e, com a nosso direcionamento na escolha das canções os repertórios, ficam lindíssimas” – Fernanda

“Recomendamos sempre que o casal pense na cerimônia como um todo. Se é um casamento tradicional, numa igreja, as músicas clássicas e tradicionais são parte desse momento. Quando o casal realiza a cerimonia fora da igreja, as músicas podem fugir um pouco do tradicional, sempre tomando cuidado com a letra, para que seja condizente com a celebração” – Rita

♥ “A música da saída precisa ser a mais animada de todas! É momento de comemorar a união do casal! Essa escolha é bem variada, não tem uma mais pedida” – Fernanda

Músicas para casamento: Coral Del Chiaro -Foto Castelhano StudiosMúsicas para casamento: equipe do Maestro Vito - Foto Ronaldo CorreaMúsica para casamentos: dupla da Entreatto - Foto Lenine SerejoMúsicas para casamento: violinista do Peteri Coral & Orquestra - Foto Ricardo HaraMúsicas para casamento: flautista do Peteri Coral & Orquestra - Foto Ricardo Hara

Veja outras dicas do dj André Werneck para o repertório do seu casamento!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Jornalista por paixão e vocação. Cativante, a carioca é dona de uma vida agitada e não nega ser romântica de alma, incurável. Adora casamentos e, desde que disse SIM para o amor da sua vida numa linda cerimônia ao ar livre, vive ainda mais encantada por esse universo.