Música sob medida para o seu casamento!

Por  |  0 Comentários


Já pensou em incluir no grande dia uma composição produzida especialmente para você e seu grande amor? Graças ao Música Sob Medida, isso (e muito mais!) agora é possível. Conheça!

Era 25 de novembro de 2016 e não foi apenas Lucas e Silvana – um casal queridíssimo de noivos – que marcaram suas vidas para sempre daquele dia em diante. Afinal, o cantor e compositor Tiago Bigode também viu, pela primeira vez, naquele casório, sua arte virar um produto de fato. É que foi bem ali que percebeu que sua canção personalizada e sob medida poderia (e deveria!) ser muito mais do que uma grande “brincadeira” – como denominou aquela homenagem aos amigos recém-casados. “A música, por ter sido super fácil de cantar, acabou virando o tema do casal… Tocou sete vezes durante o casamento! E foi a partir daí que as pessoas começaram a se interessar – e a gente, a oferecer e apresentar a cada pedido de orçamento”, explica o artista. Assim, nasceu o Música Sob Medida.

O sobrinho de Nenê Machado, dos Originais do Samba, já traz em sua bagagem profissional e pessoal muita história para contar, mas para prestar um serviço único àqueles que estão com o pé no altar, prefere utilizar-se apenas da própria história deles como fonte de inspiração. “Eu mando um formulário e peço para serem bem livres ao contar a história, tal como um celebrante que pesquisa detalhes para fazer a cerimônia ficar com a cara deles. Aí o processo que acontece é o de mergulhar nisso e procurar poeticamente setas que apontam para eles”, ressalta o intérprete. “Muitas vezes divido a assinatura com a Dani Zan – uma compositora muito criativa e amiga pessoal – e o Nando de Castro – outro amigo íntimo que produz, escreve e compõe algumas canções e/ou as lapida harmonicamente. É um exercício muito legal e um processo bem tranquilo, já que estamos ficando afinadíssimos. É chegar o briefing e jogar no grupo e… música pronta!”.   E eles só conseguem isso porque fazem questão de manter um contato bem estreito e pessoal com seus clientes – seja por telefone, WhatsApp, e-mail ou redes sociais.  “Onde a pessoa escolher chegar em mim, ou em algum dos produtos que gente representa, é nele que eu sigo. E aí segue para negociação, em que monto orçamento, marcamos um encontro e começamos um relacionamento que muitas vezes acaba se tornando uma amizade mesmo, o que é muito legal para nós”.

O que acontece na sequência, entretanto, parece magia – e não algo pensado minuciosamente por um profissional inspirado e muito talentoso. “Depois da composição pronta e personalizada em todos os sentidos – desde a letra até o estilo –, a gente grava, produz e manda somente um dia depois do casamento, porque no dia mesmo, que é quando mostro, é totalmente surpresa”. Nele, Tiago chama os noivos para o meio da pista de dança, entrega o quadro com a letra autoral, interpreta mais uma vez a composição – acompanhado de uma doce viola – e, na sequência, abre espaço também para a banda o acompanhar, enquanto tenta ensinar aos convidados pelo menos alguns trechos, a fim de criar um conexão (ainda mais) inesquecível entre homenagem e canção. “Inclusive é muito legal quando conseguimos nos ‘infiltrar’ e pedir para algum padrinho divulgar internamente a música, pois quando chega a hora da surpresa, mais gente sabe cantar junto, e se torna um momento especial da festa”, relembra. Além disso, caso autorizem, depois do casamento, os noivos podem ter acesso à essa produção em plataformas digitais de mídia, para ouvi-la novamente quando e onde quiserem.

E se engana se você acredita que o serviço, que conta com diversos formatos de apresentação (adaptáveis a praticamente todos os orçamentos), é totalmente destinado ao nicho dos casamentos. Versátil que só, o compositor faz questão de lembrar que sua arte pode alcançar muitos outros segmentos – basta ter vontade de ganhar uma música criada e inspirada em você e/ou no seu amor, seja ele qual for.  “Esse ano, por exemplo, fizemos uma promoção no Dia dos Namorados e uma condição especial e promocional que foi bem legal… Tivemos bastante encomendas! Mas consigo entregar qualquer coisa… Já fiz para criança, para dia das mães, dia dos pais, aniversários, pedido de casamento, pedido para voltar… Enfim, o que pensar a gente consegue musicar!”, completa.

“Aqui no escritório temos uma parede com todos os quadros com a foto do casal e as letras das canções, chamadas de ‘Muro do Amor’. Amo ver quantas histórias foram musicadas e eternizadas nesse muro. Acabamos de lançar todas elas no Spotify, em uma coletânea linda chamada ‘Amor sem Medida’, porque a música é sob medida, mas o amor só é amor se não tiver medida, né?” Tiago Bigode

VERSATILIDADE: A GENTE VÊ POR AQUI!

Ainda sobre outra atuação de Tiago Bigode, falamos do Clube Esquema Novo, definido por ele como uma junção de gente, propósitos, visões e muita força e vontade de trabalhar e fazer diferença. São profissionais de diversas áreas, em sua maioria músicos, que cooperam e “cowarkam” ali, naquele mesmo lugar. E diferentemente do que todo mundo pode esperar, o projeto, que teve suas origens em um bar curitibano, não surgiu com um empresário pensando em criar, segundo o cantor, a “empresa de eventos mais descolado do planeta”, mas sim da união de pessoas que estavam em um lugar certo, na hora certa e fazendo a coisa certa: música original e de qualidade para eventos. “Não querer mais uma banda de baile tradicional e escolher a gente foi uma tendência do segmento mesmo, uma escolha dos noivos. Nós, como artistas, estávamos fazendo apenas o show ficar cada vez mais legal e, de repente, fomos achados”, recorda. “Tenho certeza de que a qualidade das entregas, junto ao profissionalismo que sempre encaramos tudo, e o bom relacionamento que sempre tivemos, fizeram com que mais tarde percebêssemos que era a hora de organizar isso com uma empresa. Juntar mais gente, ter um escritório, ter um site e deixar de lado aquela pegada informal, que foi a nossa porta de entrada para o mercado de casamento”.

E que entrada! Hoje, o Clube Esquema Novo apresenta aos anfitriões de todo o Brasil um casting bastante variado – capaz de agradar a todos os gostos –, preenchido pela Bigode Groove (uma banda com estilo bem despojado e versátil, que toca sucessos que todo mundo gosta de ouvir e cantar junto), o Blokinho (um “carnavalzão” composto por um time gigante de quatro vocalistas de peso, metais e uma bateria muito sincronizada), o DJ Fefo (expert em sua playlist eclética), o Funk Pero no Mucho (um projeto capaz de não deixar ninguém parado com suas características brasileiríssimas), além de o próprio Tiago Bigode e todo seu talento. As apresentações normalmente acontecem em sets de 1h30, ou, no caso de terem mais atrações, até 45 minutos.

Assim como no Música Sob Medida, na parte de planejamento, a equipe do Clube Esquema Novo acredita que duas reuniões, com o intervalo de um ano, são suficientes para definir todos os detalhes a respeito da apresentação. “Fazemos a primeira para conhecer o casal e entender suas necessidades. Além disso, também os convidamos para irem a algum show, caso ainda não tenham visto a performance. Já para a segunda reunião acontecer, depende muito de cada noivo, porque alguns não fazem questão, mas outros preferem se sentar com a gente novamente e dar um check no cronograma”.

Já na parte mais técnica, a atitude tomada pelos artistas é a de entender as necessidades do cliente. “Faremos perguntas essenciais ao evento, como o local, a quantidade e o perfil dos convidados, etc. Nesse momento, nós nos baseamos no que o cliente responde. Caso ainda não tenha uma estrutura de som e luz, por exemplo, nós podemos oferecer este serviço também”, esclarece. “Basta uma visita técnica, junto ao técnico de som, para entender quais serão os itens exigidos pela atração contratada, no respectivo rider técnico”, complementa e conclui o produtor.

+10: O CLUBE ESQUEMA NOVO

– Média de casamentos por ano: 80+

Locais que trabalham com mais frequência: Curitiba

– Trabalhar em mais de um evento por dia: sim

– Contam com a ajuda de uma equipe ou trabalham sozinhos: uma equipe, além dos músicos, produção, roadie

– Quanto tempo necessitam para preparar uma apresentação: demanda muito tempo de preparo, mas no dia, geralmente a equipe chega no início do evento e a banda com uma hora de antecedência

– O trabalho é pago por hora ou por evento: por evento (mas há uma cláusula no contrato que possibilita fazer uma hora a mais)

– Hora extra: sim

– Tempo de antecedência para entrar em contato: um ano

– Por que amam tocar em casamentos? “Fazer parte da história das pessoas, realizar sonhos, fazer a festa, fazer parte do auge da festa… Não tem nenhum preço que pague! Acho até que não deveríamos cobrar por isso (risos)”

Gostou? Acompanhe muito mais sobre o Música Sob Medida e o Clube Esquema Novo aqui na IC!


Fotos: Reprodução da Internet

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


ic indica

avatar

Uma sagitariana que tem a alegria como dom. É carioca, jornalista, tem 20 poucos anos e adora ser chamada de Duda. Como uma amante incurável de sorrisos e amores, espera que seu grande dia seja repleto deles. E que, assim como ela, você se torne uma multiplicadora fiel dessa dupla!