Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Lavecia: o cuidado que o seu vestido de noiva merece

Por  |  0 Comentários


Quer lavar o vestido de noiva, mas tem medo de estragá-lo? Hoje vamos te indicar – de olhos fechados! – uma empresa totalmente especializada neste serviço. Afinal, todo cuidado é pouco quando falamos da roupa mais importante que você vai vestir na vida!

Lavagem, restauração e preservação de vestidos de noiva. São esses os três pilares que diferenciam a de qualquer outra lavanderia do país. Hoje amplamente reconhecida por sua especialização e recomendada por estilistas do mundo wedding, essa história começou há 12 anos, quando a empresa entrou no setor já com o cuidado de roupas finas em seu DNA.

Mas foi só em meados de 2015 que seus proprietários começaram a vislumbrar uma lacuna a ser preenchida no mercado. Afinal, não havia ninguém em todo o Brasil que realmente olhasse com exclusividade para os vestidos de noiva após o tão esperado sim. Neste sentido, entender suas particularidades e desenvolver uma técnica capaz de cuidar da peça a longo prazo passou a ser o grande objetivo da marca.

O caminho de aprendizado passou por inúmeras feiras internacionais, em locais como Milão e Frankfurt – além dos Estados Unidos, onde conheceram a Association of Wedding Gown Specialists (AWGS), maior entidade norte-americana quando o assunto é o cuidado com os vestidos de noiva. Pioneira, a foi a primeira lavanderia brasileira com o certificado concedido pela AWGS.

“E a diferença entre nós e as outras lavanderias é exatamente essa: a especialização. O seu não será mais um vestido no balcão. A cliente vai continuar sendo tratada como noiva, mesmo depois do casamento”, explica Carlos Pacheco, que administra a ao lado de sua esposa Monica Figueiredo e de sua filha Caisa Figueiredo.

Lavar o vestido de noiva - Foto Aszmann

COMO FUNCIONA O SERVIÇO DA LAVECIA

De tão personalizado, o atendimento não conta com nenhum roteiro pré-pronto. O primeiro passo é definir quais dos três principais serviços você irá escolher: lavagem, restauração ou lavagem com preservação. De acordo com Carlos, a restauração se aplica a vestidos antigos que já estão amarelados e precisam de reparo, enquanto a preservação tem como objetivo preparar a peça para ficar muito tempo guardada, sem amarelar.

Após essa escolha, é só deixar o vestido em uma das unidades de empresa (na Barra ou na Tijuca), para que um especialista analise os esforços necessários para deixá-lo impecável outra vez. Afinal, cada modelo possui um tecido e, enquanto alguns contam com pedrarias e bordados, outros trazem renda francesa e plumas.

Lavar o vestido de noiva - Foto Aszmann

“Não existe um processo específico. Às vezes, em um mesmo vestido, nós aplicamos de quatro a cinco técnicas de lavagem diferentes”, explica Carlos.

Nesta etapa ele também passa pela inspeção de uma costureira especializada em vestidos de noiva e é fotografado de vários ângulos. Isso para que o orçamento chegue para a cliente com o máximo de detalhes possível. “Em geral, demoramos cerca de cinco dias para enviar a proposta e 30 para a lavagem”, avalia o proprietário.

Lavar o vestido de noiva - Foto Aszmann

DÚVIDAS COMUNS

1. Em até quanto tempo após o casamento eu posso levar o meu vestido para a lavanderia?

“O ideal, claro, é levá-lo o quanto antes. Mas, com a experiência que nós temos, isso não faz tanta diferença. A maneira como a noiva guarda acaba sendo mais importante. Se estiver molhado, por exemplo, o melhor é deixar secar naturalmente, fora da capa plástica, para não mofar.”

2. Como preservar a peça após lavá-la?

O processo de preservação da segue os mesmos procedimentos utilizados por museus do mundo inteiro. Após a lavagem, o vestido é acomodado na Preservation Box (uma caixa importada dos EUA, livre de ácido e PH neutro) e envolvido em papel de seda – que também é colocado nas dobras do vestido, a fim de amortecer rugas e vincos.

Acompanha o serviço um par de luvas brancas 100% algodão, para que você possa manipular o vestido sem danificá-lo, sempre que quiser. Antes disso, porém, é importante lavar as mãos porque o óleo natural da pele pode levar a manchas que a princípio não são visíveis, mas aparecem com o passar do tempo.

Lavar o vestido de noiva - Foto Aszmann

3. Quanto custa a lavagem de um vestido?

A resposta para essa pergunta vai depender do nível de serviço que você está buscando. No mercado existem lavanderias dispostas a cobrar qualquer preço pela lavagem dos vestidos, mas sem a especialização e cuidado que são regra na . Hoje esse serviço custa, em média, R$ 1100 na empresa, mas isso também pode variar de acordo com cada modelo.

Gostou de saber um pouco mais sobre como lavar o vestido de noiva? Entenda melhor – e em detalhes! – o processo de lavagem da !

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


ic indica

avatar

Nascida em Minas, criada em Recife e apaixonada pelo Rio. Viajar o mundo é seu sonho, o que torna luas de mel e destination weddings um caso de amor à parte. Escolheu o jornalismo pela inquietante vontade de transformar em palavras histórias que mereçam ser contadas.