Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Estilo boho em ação! É hora de quebrar as regras!

Por  |  2 Comentários


Entre os diversos estilos de casamento, o boho tem algo especial: ele enaltece a natureza com criatividade e sofisticação. Selecionamos 10 tendências e dicas para os noivos mais descontraídos que quiserem aderir ao estilo! Vem ver!

Um brinde à natureza! Ela é o nosso espetáculo, nossa aquarela que pinta paisagens incríveis que fazem – literalmente – o coração bater mais forte. Ela é exclusiva, é única, uma vitrine de beleza infinita. Para exaltá-la ainda mais, o boho style para decorações de casamentos chegou com tudo! São ornamentações cheias de delicadeza e detalhes singelos que supervalorizam as coisas naturais.  Muito encanto e simplicidade!

Vamos explicar tudo! O estilo boho nasceu nos Estados Unidos por volta do ano de 2000. Com origem do movimento boêmio, ele remete à leveza e à descontração nos ambientes, sem perder a elegância e a autenticidade, claro.   Ou seja, criatividade é a palavra-chave no casamento boho (também conhecido como boho chic). A tendência de estilo voltou com mais força nos últimos dois anos, mas nunca foi ofuscada. A decoração conta com traços hippies combinados ao romantismo.

Boho: decoração boho style - Foto Heitor Villela

Para os noivos mais descolados que querem se livrar das formalidades e deixar clássico de lado, essa matéria foi escrita especialmente para vocês. Segundo a decoradora Renata Paraíso – que, inclusive, decorou seu próprio casamento no estilo – a principal característica do boho style é não obedecer regras nem seguir protocolos.

“O importante é abusar da criatividade para que o casamento possa efetivamente representar os noivos e a história do casal. Outra característica importante é a ousadia, porque um casamento boho é marcado pela busca da harmonia entre elementos cuja mistura, a princípio, talvez não funcionaria” – Renata

Já para a decoradora Lanna Corrêa, o boho é uma mistura de um monte de coisa. Ele não tende a ser tão certinho. A verdade é que cabe aos noivos inovar e desenhar a decoração que mais combina com a personalidade do casal sem deixar de lado o clima despojado e natural.

Boho: decoração no jardim - Foto  Bia Herbstrish

 NA PRÁTICA!

 As noivas pediram e nós atendemos! Separamos 10 tópicos, que estão transbordando de dicas relacionadas às principais tendências que não podem ficar de fora do casamento boho. Aproveite para se inspirar!

 LUGARES PARA A CERIMÔNIA E RECEPÇÃO 

Como já dissemos no início, vamos explorar a natureza, ok? Tudo ao ar livre, de preferência à luz do sol, com muito verde combinado ao perfeito azul do céu. Espaços abertos e alternativos como jardins, sítios, chácaras e praias são ótimas opções.

Boho: casamento ao ar livre - Foto Franco Rossi

DECORAÇÃO

Se é para fugir do clássico, vamos ousar! Objetos decorativos como pallets, caixotes, gaiolas, caixas de madeira, molduras de quadros, maletas, livros e garrafas ou potinhos de vidros com flores são todos muito bem-vindos. Detalhes rústicos podem interagir com peças vintages sem ruídos.  O must-have é um cenário invadido pelo conforto, criando um clima bem leve.  Vale apostar em lounges com sofás de diferentes estilos, puffs, tapetes e redes.

 

Tapete vermelho tradicional pra quê? Podemos substituí-lo por um lindo caminho de pétalas. Plaquinhas com mensagens, bandeirinhas com frases e lousas também combinam com o ambiente. Tecidos floridos ou rendados trazem muito charme para a decoração.

FLORES

Para uma decoração boho delicada, é preciso ficar de olho nas tonalidades e nos estilos de flores escolhidas para o décor. Na verdade, a combinação é livre de acordo com a personalidade dos noivos. Folhagens com flores do campo estão na moda independentemente do estilo do casamento. As tonalidades devem se aliar à paleta de cores da festa. Tons pastéis garantem a delicadeza do boho style, mas nada impede de investir numa decoração colorida, alegre e viva.

Bojo: arranjos florais para casamento - Foto Arthur Foschini

TRAJES DOS NOIVOS

Para as noivas, os vestidos devem ser leves e confortáveis. Tecidos suaves – como o mousseline e o tule –, saias fluidas e bordados manuais são ideais. Além disso, mangas de renda, alças finas ou com franjas de miçanga prometem deixar o look da noiva impecável.

Já os noivos podem optar por ternos mais claros, menos formais. E os sapatos? Conforto nos pés é obrigatório! Barefoot sandals e pés descalços são ótimas dicas.

Boho: vestido boho chic de noiva - Fotos Ana Junqueira e Carolina Cattan Barefootsandal - Foto Bruno Lemos & Keale LemosBoho: roupa do noivo - Foto Franco Rossi

Boho: trajes dos noivos -  Foto Yuri Sandenberg e  Aninha Monteiro

PENTEADOS

Que tal apostar num estilo despojado? As noivas podem optar por penteados soltos ou presos. Cachos bem largos, tranças soltas e coques trançados ou desformes estão em alta. Mas atenção! Nada de desleixo, hein?!

Boho: acessórios para penteados - Foto Rejane Wolff Boho: acessórios para penteados boho - Foto Renata Xavier

ACESSÓRIOS

No lugar do véu, guirlandas, voillets e flores fazem uma combinação perfeita com o boho style. E mais: as headbands – tiaras que passam pela testa – e tocas de renda fazem sempre sucesso por terem um aspecto leve e natural.

Boho: acessórios para penteados boho chic - Foto Aline Spezia Boho: making of da noiva - Foto Layla Eloah Boho: acessórios para penteados - Foto Michel Castro

Quanto às joias, a fórmula é: pouco brilho ou nenhum.  Isso vale para grinaldas, brincos, pulseiras e cordões.

ILUMINAÇÃO

Luzes de gambiarra, fairy lights, velas, luminárias artesanais e tochas estão liberados! Ao cair da noite, as luzes espalhadas em pontos específicos tem tudo a ver com o clima de campo ou praia. O resultado é uma iluminação mais difusa, que valoriza todo o ambiente resgatando uma atmosfera romântica e intimista.

CARDÁPIO

Esse é um ponto importante! Os noivos podem optar por uma gastronomia mais simples ou por menus mais personalizados. Os garçons podem servir petiscos e finger foods. Outra opção é organizar um mesão com frios, bolos caseiros e minisanduíches. Cardápios alternativos são deliciosos e agradam a todos!

A lista de opções de bebidas pode variar desde sucos, batidas e drinques mais leves.

Boho: mesa de frios - Foto Franco RossiBoho: suqueiras para casamentos - Foto Estúdio At

BOLOS

Nakeds cakes! Eles são a sensação da temporada de tendências de bolos e não podem faltar na mesa doces. A decoração pode ser com flores, frutas, laços de palha e um topo criativo. Segundo a cake designer Carolina Salles, pode não parecer, mas ele é um bolo superdifícil de fazer. Confeccionar as camadas perfeitas dão muito trabalho, mas o resultado é encantador.

TRAJES DOS CONVIDADOS

Renata Paraíso faz questão de ressaltar que o lema para o traje ideal é usar aquilo que aquilo que te faz se sentir bem. No casamento da decoradora, ela padronizou o  dress code dos convidados.  Todo mundo foi de branco! Imagina? “Acho incrível essa energia do branco, é leve, tem pureza! E meu vestido era off-white também”, conta.

Boho: trajes padronizados para casamentos - Foto Yuri Sandenberg e  Aninha Monteiro

Curtiu? Leia a matéria sobre qual estilo de casamento mais combina com você e escolha o seu!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Jornalista por paixão e vocação. Cativante, a carioca é dona de uma vida agitada e não nega ser romântica de alma, incurável. Adora casamentos e, desde que disse SIM para o amor da sua vida numa linda cerimônia ao ar livre, vive ainda mais encantada por esse universo.