É para casar! 10 igrejas de Minas Gerais

Por  |  0 Comentários


Três cidades cativantes e uma certeza: você pode encontrar muitas opções para seu casamento nas igrejas de Minas Gerais. Selecionamos o TOP 10 e muita informação útil! Vamos?

O povo é simpático, a culinária é deliciosa e as paisagens são incríveis. Se você é de lá ou ao menos uma vez na vida passou de visita, certamente sabe do que estamos falando. O clima das cidades mineiras exala uma verdadeira aula de história e tradição a céu aberto.

E se turistar já é bom, imagina casar falando “uai”?! A referência você já tem – afinal, a primeira edição da Inesquecível Casamento  Minas Gerais está no prelo, com informação de primeira e conteúdo da melhor qualidade! –, e agora, além de ter visto aqui opções de igrejas para casar em BH, também pode saber mais informações sobre 10 igrejas de Minas Gerais, localizadas em três cidades consideradas referências na região – no maior e melhor estilo histórico e barroco. Vamos?

O TOP 10

  1.  Matriz de Santo Antonio (Tiradentes)
  2.  Igreja Nossa Senhora do Rosário (Tiradentes)
  3.  Basílica de Nossa Senhora do Pilar (Ouro Preto)
  4. † Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias (Ouro Preto)
  5. † Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto)
  6.  Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Ouro Preto)
  7. † Igreja de Nossa Senhora do Carmo (Ouro Preto)
  8.  Igreja de Nossa Senhora do Ó (Sabará) 
  9. † Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Sabará)
  10.  Igreja de Nossa Senhora do Carmo (Sabará)

1. IGREJAS DE MINAS GERAIS: MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO – TIRADENTES

482 quilos de ouro distribuídos por toda a parte + esculturas do Aleijadinho, de 1810, justificam porque a Matriz de Santo Antônio é denominada como um dos mais ricos exemplares do barroco brasileiro. Voltada para a Serra de São José, a igreja é um verdadeiro cartão postal de Tiradentes. Não por menos: são seis altares das laterais, sendo os três mais velhos do ano de 1730. Os demais são de 1734 e 1735, e o altar principal traz a data de 1738. Uma verdadeira relíquia de Minas Gerais!

Igrejas de Minas Gerais: Matriz de Santo Antônio - Reprodução

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Por ser considerada uma das igrejas de Minas Gerais mais barrocas que existem, há um processo muito criterioso para a realização de casamentos. Os noivos precisam fazer uma solicitação junto ao escritório paroquial para que consigam essa autorização. A partir daí, é que informações como valores, número de padrinhos, permissão para  fotografias, lotação, entre outros, são acertadas.

Matriz de Santo Antônio – Tiradentes

Rua da Câmara, esq. com R. Pe. Toledo, s/n – Centro – Tiradentes – MG | (32) 3355-1238

2. IGREJAS DE MINAS GERAIS: IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO – TIRADENTES

Reza a lenda que uma das igrejas mais antigas de Tiradentes – construída em 1708 – era o refúgio dos escravos, por isso o único branco com permissão para entrar era o padre. Além de uma bagagem histórica incrível, a Igreja Nossa Senhora do Rosário possui ouro no seu interior e símbolos não só da religião católica, mas também das africanas, principalmente o candomblé – fruto do contato com diversos credos vivenciados pelos escravos.

Outro ponto de destaque é a cobiçada imagem do Santo Elesbão. Os fiéis pedem ajuda a ele para comprar a casa própria, e é muito comum vê-los retornar à igreja para agradecer e deixar pequenas casinhas próximas à imagem, como prova da graça alcançada.

Igrejas de Minas Gerais: Nossa Senhora do Rosário - Reprodução

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Assim como a Matriz de Santo Antônio, também existe um processo muito criterioso para a realização de casamentos na Igreja Nossa Senhora do Rosário. Os noivos precisam fazer uma solicitação junto ao escritório paroquial para que consigam essa autorização. A partir daí, é que informações como valores, número de padrinhos, permissão para  fotografias, lotação, entre outros, são acertadas.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Praça Padre Lourival, s/n – Centro – Tiradentes – MG | (32) 3355-1238

3. IGREJAS DE MINAS GERAIS: BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR – OURO PRETO

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, é um dos principais exemplares do barroco brasileiro. Localizada na Praça Monsenhor Castilho Barbosa, a igreja foi elevada a basílica pelo Vaticano em 2012, devido ao seu valor histórico, artístico, religioso, bem como pela sua importância quanto a sua vida litúrgica e pastoral.

A devoção a Nossa Senhora do Pilar foi trazida provavelmente de São Paulo, na bandeira de Bartolomeu Bueno, tendo a imagem sido exaltada na capela que antecedeu o templo. Construída entre os períodos de 1728 e 1730, a igreja recebeu 400 quilos de ouro e prata em pó para ornamentar as talhas da nave e da capela-mor. Na sacristia da igreja funciona o Museu de Arte Sacra.

Cercada de história e tradição, quem não gostaria de se casar nessa verdadeira obra de arte? Consulte a disponibilidade e as prerrogativas da igreja.

Igrejas de Minas Gerais: Nossa Senhora do Pilar - DivulgaçãoIgrejas de Minas Gerais: Nossa Senhora do Pilar - Divulgação

Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Travessa Lauro Barbosa,16 – Bairro do Pilar – Ouro Preto – MG | (31) 3551-4735/ 3551-4736 | ouropretoparoquiadopilar@yahoo.com.br

4. IGREJAS DE MINAS GERAIS: IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE ANTÔNIO DIAS – OURO PRETO

Entre 1727 e 1746, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias foi erguida onde havia a capela de Nossa Senhora da Conceição, construída pelo bandeirante Antônio Dias em meados do século XVII.

Com projeto e construção de Manoel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho – ambos sepultados no templo –, o interior da igreja é típico da arquitetura da primeira metade do século XVIII, a fachada foi alterada com linhas neoclássicas no século seguinte. Com oito altares laterais, a igreja abriga o museu do artista plástico, na sala da sacristia e da cripta.

Atualmente, a nave está fechada para restauração. A parte externa já foi concluída, porém, não há previsão para finalizar o interior. As missas são celebradas no salão paroquial ao lado da igreja.

Igrejas de Minas Gerais: Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias - Foto Eduardo Tropia Igrejas de Minas Gerais: Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias - Foto Eduardo Tropia

Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias

Pç Antônio Dias, s/n – Ouro Preto (SEDE) – MG | (31) 3551-3282

5. IGREJAS DE MINAS GERAIS: IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS – OURO PRETO

igreja-para-casar-ouro-preto-igreja-sao-francisco-de-assis- Foto Pinterest

Pra você que ama o clássico e curte histórias essa igreja pode ser uma opção inesquecível. Principalmente se quer fugir dos grandes centros e fazer algo bem reservado. Antônio Francisco Lisboa (o artista Aleijadinho) iniciou a construção da igreja São Francisco de Assis, em 1766, em Ouro Preto, estendo-a até meados do século XIX. O artista usou recursos arquitetônicos incomuns aos templos mineiros: merecem destaques os dois púlpitos esculpidos em pedra sabão, de 1771, o altar-mor, o lavabo da Sacristia e o teto pintado por Mestre Athaíde.

Construída em estilo barroco, ela foi classificada, em 2009, como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. O forro da nave, em forma de gamela, cria a ilusão de que o teto se projeta para o infinito, imitando o céu e é totalmente coberto pela pintura de Ataíde, que representa a assunção de Nossa Senhora da Conceição (padroeira dos franciscanos, ordem terceira leiga, que construiu o templo), numa revoada de anjos, de várias faixas etárias – crianças, jovens e adultos – todos mulatos e músicos. Erguida no ápice da história de Ouro Preto, a magnitude da construção é representada através de diversos sentidos (tamanho, detalhamento, peças de ouro).
Igreja São Francisco de Assis – Ouro Preto
Largo de Coimbra (Centro Histórico) | ( 031) 3551-4661

6. IGREJAS DE MINAS GERAIS: IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETOS – OURO PRETO

Fundada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em 1715, de início funcionava junto à Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Um ano depois, os irmãos compraram uma capela própria, onde mantiveram suas devoções até 1733, enquanto serviam de matriz para o Santíssimo Sacramento, durante as reformas da Matriz do Pilar.

Em 1751, os irmãos solicitaram a construção de uma nova igreja, inaugurada em 1765, na  melhor expressão do Barroco, com uma planta verdadeiramente inovadora, formada por dois corpos edificados elípicos, encaixados um no outro em forma de oito. No interior da igreja, sua nave central de destaca pelos seis altares laterais e dois púlpitos com base de granito e varanda de ferro, além do detalhe da pedra esculpida em formato de concha.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos 

Largo do Rosário, s/n – Rosário, Ouro Preto – MG | (31) 3551-4735

7. IGREJAS DE MINAS GERAIS: IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO – OURO PRETO

Inaugurada em 1772, foi projetada por Manuel Francisco Lisboa, e posteriormente modificada por seu filho, Aleijadinho, apresentando o estilo rococó. Também tombada pelo IPHAN, a arquitetura da igreja se destaca pelas torres com coroamento em forma de sino arrematado por uma pequena pirâmide em obelisco e pelos dez painéis de azulejos portugueses em faiança no interior. Os altares laterais com douramentos, os dois púlpitos e o douramento do frontão do corpo da Igreja foram arquitetados e produzidos por Manoel da Costa Ataíde. Já os dois altares laterais de São João e Nossa Senhora da Piedade e o Lavabo de pedra-sabão foram obra de Aleijadinho.

Ao lado da Igreja, na casa do Noviciado, onde o Aleijadinho viveu seus últimos anos, hoje funciona o Museu do Oratório.

Igrejas de Minas Gerais: Nossa Senhora do Carmo - Reprodução

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Rua Brigadeiro Musqueira, s/n. – Ouro Preto (SEDE) – MG | (31) 3551-2601

8. IGREJAS DE MINAS GERAIS: IGREJA NOSSA SENHORA DO Ó – SABARÁ 

Por fora, uma simples capela, porém seu interior traz ricos elementos da primeira fase do barroco. No seu único altar, arcos concêntricos e colunas torcidas. As pinturas laterais apresentam traços chamados chinesices, onde os personagens bíblicos são retratados com olhos puxados. Esses traços refletem a influência de Macau no trabalho dos artistas da época. No altar, a imagem de Nossa Senhora da Expectação do Bom parto, uma das raras que mostram a santa grávida.

História da Igreja

Os devotos as santa deram início à construção de uma capela em sua homenagem no ano de 1717, no arraial de Tapanhuacanga. O terreno foi uma doação do Senado da Câmara de Sabará.

Seu padrão arquitetônico passou por diversas alterações ao longo do tempo. No fim do século 18, seguindo o modismo das construções religiosas da época, seu frontispício foi reconstruído com chanframento e acréscimo de uma torre central, que abriga um sino de 1782.

Igrejas de Minas Gerais: Nossa Senhora do Ó - Divulgação

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

  • Horários disponibilizados para casamento: se não for padre da paróquia de N. Sra do Ó, podem ser realizados casamentos em qualquer dia da semana e nos horários de funcionamento da igreja, com exceção dos dias e horários de missa, que são: quinta-feira às 19h e sábado (4º sábado do mês) às 17h:30. Se for um padre da própria igreja será necessário ver a disponibilidade do mesmo
  • Todos são bem-vindos! padres de outras paróquias podem celebrar casamentos lá
  • Capacidade: 80 pessoas
  • Decoração da igreja: devido às pequenas dimensões da igreja, apenas o altar e as divisórias entre o altar e a assembleia podem receber decoração
  • Padrinhos, madrinhas, damas e pajens: Apenas o padre e o casal ficam no altar. Padrinhos, madrinhas, damas e pajens também são posicionados na assembleia
  • Padre x noivos: de um a três meses antes, os noivos vão à igreja para o padre conhecer a história do casal
  • Valor: se um dos noivos residir em Sabará, o valor é R$ 680,00. Se nenhum dos noivos residirem na cidade, o preço será de R$ 600,00 + taxas de transferência

Igrejas de Minas Gerais: Nossa Senhora do Ó - Divulgação

Igreja Nossa Senhora do Ó
Endereço: Largo Nossa Senhora do Ó – Sabará – Minas Gerais | (31) 3671-1724

Horário de funcionamento da secretaria:
Segunda a sexta: 8h às 12h e 13h às 17h
Sábado e domingo: 8h às12h e 13h30 às 17h

9. IGREJAS DE MINAS GERAIS: MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – SABARÁ 

Com notável decoração barroca em seu interior, a Igreja Matriz N. Senhora da Conceição encanta pela riqueza de detalhes artísticos. Um dos mais importantes templos setecentistas de Minas Gerais, a arquitetura segue a padronização arquitetônica das matrizes mineiras: planta retangular e frontispício plano e simples, contando ainda com duas torres sineiras quadradas e frontão retangular. A exuberância é nítida: a igreja é repleta de simbologias e pinturas raras.

História da Igreja

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Sabará foi criada no dia 16 de fevereiro de 1724. Atualmente é formada por 10 comunidades.

São conhecidos pouquíssimos registros e documentos sobre a construção da igreja e sobre a identidade dos artistas que nela trabalharam. A única informação concreta é a de que as obras tiveram início na década de 10 do século 18.

Igrejas de Minas Gerais: Nossa Senhora da Conceição - Divulgação

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

  • Horários disponibilizados para casamento: 20h30
  • Todos são bem-vindos! Padres de outras paróquias podem celebrar casamentos lá
  • Capacidade: 500 pessoas
  • Decoração da igreja: são permitidos um total de seis arranjos: dois na entrada, dois nos pés da imagem e dois no altar. Não é permitido decorar os bancos
  • Padrinhos e madrinhas: espaço para sete
  • Damas e pajens: quatro lugares para daminhas e pajens
  • Padre x noivos: de um a três meses antes, os noivos vão à igreja para o padre conhecer a história do casal.
  • Valor: se um dos noivos residir em Sabará, o valor é R$ 680,00. Se nenhum dos noivos residirem na cidade, o preço será de R$ 600,00 + taxas de transferência

Igrejas de Minas Gerais: Nossa Senhora da Conceição - Divulgação

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Praça Getúlio Vargas, s/nº – Siderúrgica – Sabará – MG | (31) 3671-1724 – Fax: (31)3671-1797 | e-mail: pnsraconc@gmail.com

Horário de funcionamento da secretaria:
Segundas-feiras, sábados, domingos e feriados: 8h às 12h e 13h30m às 17h

Terça à sexta: 08h às 17h

10. IGREJAS DE MINAS GERAIS: IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO – SABARÁ 

Não é à toa que seu nome ficou consagrado como mestre da tradição barroca e rococó no Brasil. Tudo o que Aleijadinho tocava se transformou em arte – e daquelas notórias, capazes de impressionar a qualquer um. Assim aconteceu com a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no pequeno município mineiro de Sabará. A imponência da construção fez, inclusive, com que ela se tornasse um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O resultado é de se imaginar: se converteu em um dos mais importantes polos devocionais da cidade e, animem-se noivos, não é nada difícil reservá-la para casamentos!

História da Igreja

Construída em 1763 e administrada pela Ordem Terceira do Carmo, a igreja preserva tradições antigas, como o hábito de encobrir o altar com panos roxos durante a Quaresma. O apego com a preservação da estrutura também é nítido: só os noivos podem subir no altar durante a cerimônia e as estátuas de São Simão e São João, ambas feitas por Aleijadinho, são periodicamente restauradas e se encontram em ótimo estado de conservação. Afinal, trata-se de dois dos raros exemplares de sua autoria com documentação comprobatória. O artista também se envolveu nos relevos esculpidos no frontispício e na portada, além dos púlpitos, do coro e das balaustradas.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

  • Horários disponibilizados para casamento: qualquer dia ou hora, basta combinar com o padre e o escritório paroquial. O mais comum, porém, é que as missas sejam celebradas de sexta a domingo
  • Todos são bem-vindos! Padres de outras paróquias geralmente podem celebrar casamentos por lá, basta pedir a autorização do pároco
  • Capacidade: comporta pouco mais de 200 pessoas sentadas, mas pode chegar a cerca de 400 se as laterais e o fundo forem utilizados
  • Decoração da igreja: ela só permite que sejam feitas intervenções no altar. Bancos e balaústres devem ficar intactos
  • Quantidade de padrinhos e madrinhas: livre, mas se sugere uma média de seis casais
  • Quantidade de damas e pajens: livre
  • Estacionamento: não tem, mas é fácil conseguir vaga nos seus entornos
  • Luz: os noivos devem contar com a iluminação própria da igreja, quase nada de fora é permitido – apenas alguns equipamentos de fotografia, mas é preciso evitar os flashes para não danificar as peças históricas
  • Valor: R$ 800,00 pagos para o escritório paroquial + R$ 400 para a própria igreja

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Endereço: Rua do Carmo, s/n – Sabará – Minas Gerais | (31) 3671-2417

E aí, já escolheu suas igrejas de Minas Gerais favoritas pra dizer sim? Conta pra gente nos comentários!


CRÉDITOS

1. Divulgação | 2 e 3. Reprodução | 4 e 5. Divulgação | 6 e 7. Eduardo Tropia | 8. Reprodução, Pedro Ângelo, Saber Cultural e Pedro Ângelo  | 9 e 10. Reprodução | 11 e 12. Divulgação | 13 e 14. Divulgação | 15, 16 e 17. Reprodução

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr