
5 dicas de como receber em casa
Ser uma boa anfitriã não é fácil, por isso, resolvemos reunir tudo que precisa saber para receber um jantar ou até mesmo uma recepção de respeito em casa. Veja!
Passou o casamento, a lua de mel e você já está sentindo na pele a vida de casado. Agora, resolveu oferecer um jantar em casa, mas não tem ideia por onde começar. Não se preocupe, porque a IC nunca deixa você na mão! Selecionamos tops profissionais para tirar todas as dúvidas sobre como receber em casa, inclusive o party planner Colin Cowie sugeriu um menu perfeito, que promete cativar todos os convidados. Preparada para arrasar da decoração ao prato principal?! Então, fique ligada e anote tudo!
DECORAÇÃO
Um jantar que se preze merece uma decoração apropriada que varia de acordo com a proporção da reunião, por isso, convidamos Vic Meirelles para lhe ajudar nessa tarefa. O decorador indicou um tipo de flor para cada situação e, como sempre, deu seu toque de criatividade.
♦ Jantar informal: rosas brancas
♦ Jantar sofisticado: orquídeas
♦ Jantar de última hora: frutas
Sobre as famosas plaquinhas com o nome dos convidados, Vic sugere que sejam usadas apenas em jantares formais. Atenção! Evite flores com cheiro forte. Nada de lírios e angélicas, por exemplo!
UMA DOSE DE SAVOIR-FAIRE
A arte de receber não envolve apenas a decoração e uma boa comida. Uma mesa bem posta faz diferença e os convidados percebem o cuidado e o capricho da produção. A decoradora Eugenia Guerrera sugere que, na hora de escolher os utensílios para arrumar a mesa, siga a seguinte ordem:
♦ louças
♦ sousplats
♦ jogos americanos ou toalha
♦ guardanapos
♦ porta-guardanapos
♦ taças
♦ talheres
Ela aconselha usar o que tiver em casa, mas se tiver dúvidas, use louças brancas e cristais transparentes. Essa combinação não falha nunca! E não esqueça, as velas sempre deixam o ambiente mais intimista e fazem os convidados ficarem à vontade, como se estivessem em casa.
O MENU
O momento mais aguardado da noite, claro, é a hora de servir o jantar, mas nem sempre é fácil elaborar um cardápio que agrade a todos. Com grande experiência em jantares tradicionais da sociedade carioca, Christiano Ramalho, do Chezamis Buffet, deu valiosas dicas para não fazer feio. Veja ainda o que Colin Cowie – o wedding planner das celebridades – tem a dizer, quando o assunto é receber em casa.
Não pode faltar: para Christiano, um coquetel para receber os convidados, bebida gelada e variedade de pratos. Colin aconselha servir o coquetel em pequenas porções, dispostas em bandejas ou sobre a mesa para que todos possam se servir. Caso seja servido em palitos ou espetos, devem ser recolhidos imediatamente. Evite receitas com molho de tomate, se você não quiser “acidentes” com os móveis!
Cardápio: Christiano, geralmente, procura conhecer o cliente para fazer as sugestões de cardápio. “Hoje, com tantas restrições alimentares, é importante está atento para que a diversidade de pratos atenda aos convidados”, afirma o chef. O trivial que não tem erro: saladas, carne ou assado, peixe, risoto ou massa. Para primavera, ele sugere um menu leve, fresco, que represente a estação. Evite sabores fortes, como frutos do mar exóticos. Quanto às bebidas, champanhe ou espumante sempre!
SUGESTÃO DE COLIN COWIE
♦ Coquetel
♦ Entrada: gazpacho servido com carne de carangueijo
♦ Prato principal: risoto com trufas ou aspargos; medalhões de mignon com mostarda dijon
♦ Sobremesa: crème brulée; mousse de chocolate; salada de frutas tropicais; café com biscoitos italiano e trufas de chocolate
Gostou das dicas de como receber em casa? Agora, é só reunir os convidados e botar tudo em prática!