
12 coisas que você precisar saber sobre casamento ao ar livre
Vai casar ao ar livre? Então, fique por dentro de algumas dicas tanto para desfrutar quanto para prevenir imprevistos no seu grande dia. Confira!
O que é mais espetacular do que presenciar um lindo pôr do sol? Sem palavras! O céu azul, as nuvens desenhadas, o arco-íris… O fascínio vai além da paisagem. Não é à toa que o número de noivas que escolhe casar ao ar livre quadruplicou. Estar mais perto da criação divina muda tudo! Todo poeta tem uma inspiração. E, certamente, a natureza é uma fonte infinita.
A natureza é uma bênção sem igual – seja na praia, no campo ou ao pé de uma montanha. Mas nem tudo são flores. Casamento ao ar livre tem vantagens e desvantagens. Uma coisa é certa: é proibido desistir desse sonho por conta dos riscos. Afinal, vale tudo por um grande dia inesquecível. Porém, atenção! Precisamos sempre de planejamento e cautela. E que tal aprender com a experiência de fotógrafos, uma decoradora e algumas noivas? Conheça alguns prós e contras para quem escolhe dizer sim ao ar livre.
VANTAGENS
1. COMBINA COM (QUASE!) TODOS OS ESTILOS
- ( x ) vintage
- ( x ) rústico
- ( x ) clássico
- ( x ) boho
- ( x ) romântico
- ( x ) moderno
Não há muitas restrições, pois o que faz diferença no ambiente é o tipo de decoração. É possível combinar tanto um mobiliário rústico quanto um mais luxuoso em um casamento ao ar livre, sem prejuízos. O segredo está na arte de integrar os espaços no cenário bucólico. A natureza dá boas vindas à diversidade de estilos. Pode confiar!
Para a decoradora Andréa Kapps, casamento ao ar livre dá mais liberdade para os profissionais criarem decorações no estilo home wedding, por exemplo. “Está muito em alta”, afirma.
A cerimonialista Fernanda Weinen, da Promolter Produções, acredita que o ambiente ao ar livre permite abusar dos coloridos, ser informal e ter mais tempo para aproveitar a festa. “Outra vantagem também é poder ter cantinhos superdescontraídos e românticos”.
A noiva Ariane Venetillo reforça essa ideia de mais liberdade para decorar. “Fica mais fácil ornamentar um ambiente que já tem uma beleza natural. Você também não precisa gastar tanto com elementos de decoração, muitas vezes caixotes de madeira, fotos e folhagem já deixam o ambiente lindo. Mesmo de noite, só em colocar uma gambiarra já torna o local mágico”, sugere.
2. CLICKS INCRÍVEIS
É quase unanimidade! Fotógrafos são apaixonados pela natureza. Nada melhor do que a luz do dia para dar vida às imagens, ressaltando as cores e a beleza de um cenário campestre ou praiano, por exemplo. “Casar ao ar livre pela manhã ou à tarde garante a vantagem de aproveitar a luz natural, o que nós adoramos. Mas casar ao ar livre não pode ser em qualquer horário. É importante estar atento ao comportamento da luz na época e no local do casamento”, alerta a fotógrafa Marina Lomar.
DICAS DA FOTÓGRAFA PARA OS NOIVOS
- Consulte o responsável pelo local, peçam para ver fotos de outros casamentos realizados no mesmo lugar
- Atentem ao horário e ao mês do casamento e, se possível, peçam orientação ao fotógrafo que vai registrar o grande dia. Essas informações são fundamentais inclusive para o casal decidir o horário da cerimônia no convite, bem como todo o planejamento no dia do casamento
- Quem vai casar na época em que o horário de verão está em vigor pode marcar a cerimônia para as 18 horas, por exemplo. Já quem vai casar em abril ou maio, se quiser luz natural nas fotos da cerimônia e retratos protocolares, deve começar a cerimônia às 15h30 ou às 16 horas, no máximo
3. O MISTERIOSO CONTATO COM A NATUREZA
Dizem que, às vezes, palavras são insuficientes para explicar. Mas vale a tentativa. A natureza tem um poder de contagiar as pessoas. Ela é terapêutica! O diferencial está na capacidade que ela tem de nos surpreender a cada dia com uma paisagem diferente. Segundo a noiva Joanna Gussem, que escolheu casar na praia, dá para sentir na pele a diferença. “O melhor de casar ao ar livre é sentir a energia da natureza se combinando com a das pessoas. Isso foi muito tocante para mim”, relembra.
Para Mariana Alves Almeida, que também casou em Búzios, esse foi o ponto decisivo para a sua escolha. “Estar em contato direto com a natureza sempre! Para mim, esse foi o principal fator que contou para que casássemos em Búzios, de frente para o mar. A energia é incontestável”, garante.
4. DE DIA, DE NOITE E EM TODAS ESTAÇÕES
Como já pontuamos, casar de dia rende fotos e vídeos incríveis. Porém, isso não quer dizer que casamentos ao ar livre não combinam o cair da noite. É tão lindo quanto. Quem resiste ao charme de um céu estrelado e uma lua cheia? Mas ATENÇÃO! Segundo Marina Lomar, é fundamental que o local esteja muito bem iluminado. “Pensar em um projeto de iluminação com o decorador não visa apenas deixar o local bonito, mas sim, adequado para o registro de foto e vídeo. Além disso, torna o ambiente propício para os convidados assistirem a cerimônia com conforto”, explica a fotógrafa.
5. PÔR DO SOL COMO CONVIDADO ESPECIAL
O espetáculo da natureza nos privilegia com alguns episódios de tirar o fôlego. Entre eles, o pôr do sol está no topo da lista. Para quem escolhe casar no fim da tarde, por exemplo, certamente vai aproveitar as transições de cores do dia para a noite. É tão emocionante!
Veja o lindo depoimento da noiva Beatriz Brandão, que apostou num horário estratégico para o seu casamento romântico e campestre:
“Nossa maior prioridade no casamento foi demonstrar amor. Fizemos e organizamos tudo com tanto carinho, que queríamos que cada convidado sentisse esse pulsar. Queríamos uma decoração muito singela e delicada, com tons pastéis e bem românticos, o rosa e o azul foram as cores escolhidas para brindar esse dia, com flores do campo e lisianthus. Por falar em dia, o horário escolhido foi bem pensado. Queríamos pegar o dia, o pôr do sol e a noite, com todas as mudanças no tom do céu. E conseguimos casar o nosso amor com os tons da natureza, num abraço muito poético e bonito”.
6. DRESS CODE: TRAJES CONFORTÁVEIS
“Com que roupa eu vou?!” Um dos pontos positivos do casamento ao ar livre é que as pessoas ficam mais à vontade, sem aquela formalidade de um casamento tradicional. A natureza pede roupas mais leves e, dependendo da estação, mais frescas. Estamos falando de noivos e convidados, certo?! As noivas podem apostar em vestidos mais despojados e fluidos, enquanto os noivos podem dispensar ternos ou smokings. Mas não é regra!