Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

De Roma aos tempos modernos: por que casar?

Por  |  0 Comentários


A pergunta é recorrente: por que casar? É hora do conto de fadas ter desfecho do seu jeito (único) e suas dúvidas sobre todos os momentos que virão a seguir são partilhadas por outras milhões de pessoas no mundo. A gente, é claro, foi atrás das respostas.

Roma Antiga. Começam a surgir, timidamente, as primeiras cerimônias religiosas com a presença da noiva. Explicamos: antes disso, não existia o evento casamento – palavra derivada de “casa”, que indica que o momento é de criar laços com alguém e conviver diariamente com essa pessoa – e a mulher se casava apenas para cumprir um papel complementar na rotina do homem.

18 de outubro de 2015. A gente escolhe tudo: do amor da vida ao microdetalhe do casamento, passando por estilo, lugar, padrinhos, decoração, bufê e tudo o que tem direito. Nada de casar por obrigação. Nada de pai escolher o marido.

O dia do casamento é idealizado como o mais feliz da sua vida. Sim! É chegada a hora de realizar o sonho de princesa da Disney – não me levem a mal – e começar um novo capítulo na história da sua vida. UAU! Quanta diferença, hein?

Tudo bem: o príncipe tem um defeito ali e outro aqui – e você também, eu imagino. E ainda que todo mundo compartilhe experiências da vida de casado, não dá para ter 100% de certeza de como será depois que as luzes apagarem, o dia acabar e vocês forem, oficialmente, a nova família um do outro.

Por que casar? - Discurso de casamento - Foto The Kreulichs

UM BREVE PASSEIO NA HISTÓRIA

Quando (finalmente!) ganhou uma celebração, a noiva se vestia com trajes especiais, com direito a flores brancas nos cabelos e espinhos para fixar o penteado. Ela diria sim a um parceiro escolhido pelos familiares, claro, sempre pensando em garantir o patrimônio dele, dela ou de ambos. Consegue imaginar?

Essencialmente, o casamento tinha por função ligar duas famílias e permitir que elas se perpetuassem, muito mais do que satisfazer o amor de duas pessoas. Foi só depois da revolução industrial, na cultura do século XIX, que ele passou a ter uma condição de relacionamento amoroso – já que alguns fatores o afastaram da influência familiar, religiosa e do Estado.

Por que casar? - Dividir o caminho - Foto Loveshake

Nessa modificação social, a mulher passou a ter um papel importante: coube a ela a função de repassar à família valores sociais, econômicos e culturais. Sua entrada no mercado de trabalho remunerado, o ingresso no mundo político, a liberação sexual e outras mudanças davam forma a um novo modelo de relação.

Com mais autonomia e responsabilidades compartilhadas, ela passou a exercer outro papel na vida a dois, com espaço e direitos preservados. Dessa forma e aos poucos, um novo ideal de casamento se formava no Ocidente: aquele em que os cônjuges devem se amar e ter expectativas a respeito do amor.

BACK TO REALITY

Sejamos sinceros. Vamos partilhar anseios. Para os que ainda não moram juntos, como será dormir e acordar todos os dias ao lado daquela pessoa? Dividir o teto, as contas, os dias bons e ruins? Será mais dores ou delícias? Afinal de contas… Por que casar hoje em dia? Dá pra ser feliz sozinho (será?) e nenhuma convenção social te obriga a colocar o sobrenome dele no final do seu, não é?

Realidade: vocês estão apaixonados! Amam profundamente a pessoa que está prestes a subir ao altar ao lado. Não existe (nem aqui nesse post, nem em lugar nenhum) melhor motivo para se casar. É amor, sim! É além do sonho, além da festa, além da lua de mel. É simplesmente porque a ideia de assumir um compromisso para sempre é o que faz vocês transbordarem. A troca que o relacionamento proporciona os torna mais completos.

E mais ainda! Para os que têm pés mais na razão do que na emoção, dizem as boas línguas que casados são 1) mais ricos e 2) mais felizes! Não tem fórmula secreta. Não temos como provar e nem comprovar…

Por que casar? - Cumplicidade do casal - Foto The Kreulichs

Foco. Não estamos aqui para convencer ninguém a passar o resto dos dias ao lado do outro. Estamos aqui para dizer que: casamento é sobre energia. Sim, vocês poderiam simplesmente começar a dividir o apartamento. Poderiam usar o dinheiro para uma viagem incrível a dois.

Mas o astral de reunir família e amigos para celebrar (sim, celebrar!) o amor de vocês é o que fará do grande dia inesquecível. Sem mistérios. Jogamos limpo. Fazer dos clichês a realidade dos dois é, no fim das contas, o grande motivo pelo qual escolheram um ao outro como companheiros, certo?

“Case! Assim que eu fiquei noiva, já fomos morar juntos, e ficamos assim durante dois anos. Além do comodismo de já estar morando junto, pensava que poderia fazer outras mil coisas com o dinheiro, como viajar o mundo (o que provavelmente é bem verdade!). Mas valeu cada minuto e hoje não trocaria por nada. A hora de casar foi certa e teremos a vida para viajar juntos, mas o timing do casamento não seria igual. Então, case, faça festa, comemore: vale muito a pena” Camila, do casamento na praia Camila & Luis

Por que casar? - Dividindo o momento especial - Foto Lazzari Fotografias

Convenhamos: gritar para o mundo o amor e fazer de cada um presente na hora do sim testemunha de que querem compartilhar a vida; de que sabem que não será fácil, mas prometem, naquele momento, caminhar sempre um ao lado do outro; de que querem também os filhos, os netos, os bisnetos e um lar. Isso (tudo) não parece suficiente para marcar uma data e reunir tantos queridos em um só lugar?

Crise para lá, casar está em alta. Há dois séculos não sai dos trending topics da vida e sempre estará por lá. Compartilhar e comemorar histórias – temos certeza – é o que impulsiona o mundo. Que comece o felizes para sempre!

Por que casar? - Ensaio de fotos do casal - Foto The Kreulichs Por que casar? - Ensaio de fotos do casal - Foto Loveshake Por que casar? - Ensaio de fotos do casal - Foto Marina Fava

Já navegou por aqui? O site da Inesquecível Casamento está cheio de dicas e inspirações para antes, durante e depois do grande dia.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Uma combinação de sonhadora incansável e romântica incurável. Encontrou nas palavras sua forma de fazer do mundo um lugar mais colorido. Admite habilidade especial para enxergar magia, leveza e doçura em cada segundo da aventura que é viver. E que a perdoem as pessoas pés no chão, mas o amor está no ar – e também nos casamentos no campo: ou alguém consegue pensar em algo mais bonito?