
Data do casamento: saiba de quais você deve correr
Ficaram noivos e não sabem como escolher a data do casamento? Nós te ajudamos dizendo quais nem devem ser cogitadas!
Não é segredo para ninguém, definir a data do casamento deve estar no topo da lista de afazeres dos casais prestes a pisar no altar. Claro que a escolha pode ser adiada se o sonho dos noivos for celebrar a união em um local específico, já que tudo dependerá da disponibilidade da empresa em questão.
Ainda assim, bater o martelo em relação ao dia do enlace sempre será uma das prioridades e, para o bem dos convidados e sanidade mental do casal, é importante que isso aconteça com o máximo de antecedência possível.
A decisão é bastante particular e, ao menos que pretendam coincidir o casamento com uma data significativa, costuma gerar muitas dúvidas. Pensando em diminuir o número de possibilidades: listamos neste post as datas proibidas para qualquer festa. Fuja delas!
1. NADA DE COMPETIÇÃO: CUIDADO COM A SOBREPOSIÇÃO DE EVENTOS!
O primeiro passo é analisar se existe algum evento, na sua família ou entre amigos mais próximos, que possa competir com o seu casamento. O cerimonialista Vinicius Favale, da Múltipla Eventos e Comunicação, explica: não é legal marcar a festa para o mesmo fim de semana da formatura de uma prima, por exemplo.
2. CARNAVAL: MINIFÉRIAS NACIONAL
Convenhamos, esse é um feriado que para o país. Mesmo quem não gosta de cair no samba costuma aproveitar o clima de festa para agendar viagens, então marcar um casamento para esse período pode implicar em um número elevado de faltantes. Portanto, só vale a pena cogitar os dias de folia se estiver planejando um destination wedding ou uma cerimônia que tenha o Carnaval como tema.
“Até a sexta de Carnaval acho que ainda é viável fazer uma festa. De sábado a quarta, melhor evitar”, pontua Favale.
♥ E, afinal, quando cai o feriado de Carnaval dos próximos anos?
2017 – 28 de fevereiro
2018 – 13 de fevereiro
2019 – 5 de março
3. NATAL + RÉVEILLON: COMBO DA BLACKLIST
Essas são datas proibidas para qualquer casamento. Ainda que ele tenha uma pegada de homewedding superintimista, vale a pena conferir se ninguém na lista de convidados tem planos de passar a data em outro lugar. Para a cerimonialista , o prazo máximo para realizar uma festa é o último fim de semana antes do Natal. Depois disso, melhor deixar para a segunda quinzena do ano seguinte.
“A primeira semana de janeiro é complicada, muita gente ainda não voltou de férias”, justifica a profissional.
4. DIA DAS MÃES E DIA DOS NAMORADOS: IMPACTO DIRETO NOS CUSTOS
Nessas duas datas, a procura por flores – especialmente em tons de vermelho e rosa – aumenta exponencialmente. Aí é aquela velha história de oferta versus demanda: quanto mais gente procura um produto, mais alto ficará o seu preço.
“As pessoas costumam evitar o Dia Das Mães até por ser um domingo. No sábado anterior elas até casam, mas eu não aconselho muito. Neste ano eu tive um exemplo bem típico: a noiva queria uma decoração com flores vermelhas e a produção ficou bem mais cara do que se fosse em outra data”, conta Cinthia.
♥ Dia dos Namorados: sempre no dia 12 de junho
♥ Dia das Mães: 2017 – 14 de maio | 2018 – 13 de maio | 2019 – 12 de maio
5. OUTROS FERIADOS: OS PRÓS E CONTRAS
De acordo com Favale, os demais feriados não são tão problemáticos para a ocorrência de um casamento. Cinthia concorda. Para ela, há cada vez menos datas proibidas – mas é claro que cada período tem lados positivos e negativos.
“Feriados em geral são interessantes para quem tem muitos convidados de fora, porque fica mais fácil eles se planejarem e se deslocarem para o local da festa. Já para quem não tem esse tipo de público na lista de convidados, são uma data complicada. Você corre o risco das pessoas se programarem para uma viagem e aí quebra de convidados é bem maior”, argumenta.
CRÉDITOS
1- Reprodução | 2- Marina Fava | 3- Luiz Prado | 4- Marina Lomar | 5- Lauro Maed | 6- Rodrigo Sack | 7- Crazy Little Thing | 8- Juliana Pessoa | 9- Dbecher Photographers | 10- Feith Studio