
Cronograma da festa do casamento: saiba como é planejado
Cada detalhe é importante! Entenda o que precisa ser considerado na hora de elaborar o cronograma da festa do casamento
A festa do casamento é um dos momentos mais esperados, não é verdade? Para que todos os detalhes saiam do jeitinho que os noivos sonharam, é necessária muita organização e expertise para captar a essência do casal e estampá-la em cada minúcia do evento. Sem dúvidas, a melhor alternativa é confiar num cerimonialista para te ajudar na missão casamento inesquecível!
A nos deixou por dentro dos detalhes que não podem passar despercebidos no momento de elaborar o cronograma da festa. Vem com a gente!
PRIMEIRO PASSO
Cada casamento tem sua história e especificidades que o fazem realmente único. Por mais que existam alguns protocolos, não existe um roteiro pré-determinado para fazer a festa acontecer, já que outros acontecimentos e até surpresas podem ser inseridas no contexto.
Quatro tópicos são essenciais para desenvolver o cronograma da festa:
PERFIL DOS NOIVOS
O perfil dos noivos influencia diretamente no cronograma. Qual a prioridade dos noivos na festa? Há noivos que dão muita importância à fotografia e querem ter muitos registros do grande dia. Mas também existem casais que priorizam passar mais tempo na pista de dança e aproveitar o momento com seus convidados, por exemplo.
Dica de ouro: fazer uma lista com o nome de todas as pessoas – sejam familiares ou convidados – que o casal deseja tirar foto e entregar para o cerimonialista.
RITMO DA FESTA
É muito importante não perder o timing da festa. Como assim? Cada profissional deve saber a hora de agir. Existe o momento certo para servir o jantar, liberar o openbar e até fazer a pista de dança ferver. A harmonia entre os serviços é o segredo de um bom evento.
TEMPO E PLANEJAMENTO
Quando a tão esperada data está ficando próxima, é difícil controlar a ansiedade, não é mesmo? Perguntamos à com quanto tempo de antecedência do dia da festa o cronograma deve ser elaborado e em quanto tempo fica pronto. Confira!
Segundo a empresa, normalmente, o cronograma é organizado com 15 dias antes do casamento, pois todos os serviços precisam estar ajustados com os fornecedores envolvidos.
Quais detalhes precisam ser acertados?
- A reunião de briefing com o DJ ou banda para acertar as músicas de entrada, dança dos noivos, dentre outros momentos.
- O projeto que engloba decoração, flores, móveis, iluminação, projeção, som, buffet, estrutura de bar e outros itens referentes à cenografia.
- Uma visita técnica ao local do evento (junto com o responsável pelo espaço) é necessária para averiguar se o projeto está de acordo com as normas da casa ou se é preciso algum ajuste.
- Acertar com cada fornecedor os detalhes e outras necessidades que possam surgir no dia, além de horário de montagem, entrega da festa pronta e desmontagem.
Depois de ajustados todos os detalhes com os noivos e fornecedores do casamento (horários e acontecimentos) é feito o esboço do cronograma do evento que será apresentado ao casal em uma última reunião. Neste último encontro é muito importante, além do casal, estarem presentes também os pais dos noivos, para que não haja surpresas no dia e estes possam tirar todas as dúvidas.
Se aprovado, o cronograma é enviado a todos os fornecedores, principalmente, aos profissionais de foto e vídeo.
“O nosso papel é fazer com que tudo aconteça dentro do script e de forma tranquila, de maneira que os noivos possam aproveitar e nem se preocupar com este roteiro. Nosso objetivo é fazer com que eles se sintam como convidados e possam curtir este momento singular”, declara Juliana, assessora de eventos da .
NO GRANDE DIA
Primeiramente, é preciso saber se a cerimônia e festa acontecerão no mesmo local ou não, pois os tempos são ajustados de maneiras diferenciadas. Ou seja, quando a festa e cerimônia são realizadas no mesmo local, as pessoas chegam aos poucos e não existe o deslocamento de convidados para um outro salão. Sendo assim, a dinâmica da festa acaba sendo mais rápida.
Posteriormente, é preciso analisar a cronologia dos acontecimentos e atrações contratadas para o evento:
- Terá música ao vivo durante o receptivo (pós cerimônia)?
- Quanto tempo durará o coquetel?
- Em qual momento os noivos farão fotos com familiares e padrinhos?
- Terá brinde e corte de bolo? Onde serão feitos (mesa de doces ou pista de dança)?
- Momento de entrada dos noivos no salão. Terá uma música especifica para esta entrada?
- Terá clipe de fotos de retrospectiva?
- Terá alguma atração especial ou banda?
- Em qual horário o buffet servirá o jantar e qual o tipo de serviço?
- Qual o horário para distribuição de havaianas, acessórios e itens de animação?
Como explicado anteriormente, a sucessão de acontecimentos da festa varia de casamento para casamento. A estrutura do cronograma é flexível e valoriza o perfil do casal e as atrações do evento. Porém, evidentemente, existem orientações.
A recomenda que ao chegar na festa, preferencialmente, sejam feitas as fotos protocolares, pois neste momento é mais simples reunir os padrinhos, irmãos, pais, avós e pessoas importantes da família. Os noivos também são orientados a comerem algo antes de entrarem na festa.
SERVIÇOS
Telefones (11) 3045-7485 | 3848 – 0892 | 3842 – 2172
E-mail festivita@festivita.com.br