Cortejo de entrada: existe regra de etiqueta?

Por  |  5 Comentários


Muitas dúvidas surgem durante os preparativos do casamento. Pior: quanto mais perto chega, mais elas vão aumentando. Entre as principais, está a ordem do cortejo de entrada na cerimônia. Padrinhos primeiro ou o noivo recebendo a todos no altar? Conversamos com o top cerimonialista Ricardo Stambowsky para tirar essa e outras dúvidas sobre o momento mais emocionante do seu grande dia.

Ainda em prática, porém menos habitual, os padrinhos entram primeiro, seguidos do noivo, mãe da noiva com o pai do noivo, damas de honra e pajem e, enfim, a protagonista – a noiva. Atualmente, sendo usado com mais frequência:

  1. O noivo entra primeiro – acompanhado de sua mãe;
  2. A mãe da noiva com o pai do noivo;
  3. Os casais de padrinhos;
  4. Os pequenos;
  5. A noiva acompanhada do pai.

O ritmo da entrada deve ser devagar, porém não muito lento, afinal, todos querem ser vistos e admirados. O número mínimo de casais é de um para cada lado e o limite é o tamanho do espaço onde serão acomodados, todos devem estar confortáveis durante toda a cerimônia. Muitas discussões existem em torno do posicionamento das pessoas. Stambowsky optou por orientar que as mulheres fiquem do lado direito dos homens – para garantir sua segurança caso precisem de apoio – e ressalta que em casamentos militares elas devem estar no esquerdo, pois a espada fica na mão contrária.

Os olhares também são para eles

Para quem pensa que o noivo não tem vez no casamento, acabamos aqui com esse mito. Protagonista, ele deve estar tão impecável quanto sua parceira (um belo terno, fraque ou meio fraque – a escolher), com uma linda flor na boutinniere do paletó e um charmoso lenço no bolso, ambos podem precisar desse capricho na hora do sim, porém apenas um deles deve estar aparente.

Quando perguntado se esse é o momento em que o noivo tem todas as atenções voltadas para ele, Ricardo é veemente ao destacar “O noivo brilha o tempo todo! Ele e a noiva são os protagonistas e todos os olhares são para eles”, finaliza.

Chegou a hora -  Noivo puxando o cortejo de entrada na cerimônia - Foto Chá das Duas

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Jornalista, carioca, adora samba e acredita no amor. Recém-casada e leitora assídua da IC, se apaixonou por esse universo antes mesmo de marcar o seu grande dia. Uma vez noiva, sempre noiva! O que ela gosta é de compartilhar histórias.