Já ouviu falar em cerimônia das areias?

Por  |  1 Comentário



Celebrar a união entre duas almas é sempre um momento de grandes emoções, carregado de significado e representação, como o casamento ou a renovação de votos. Pensando dessa forma, ultimamente, casais têm buscado novas formas de simbolizar essa união de maneira original e romântica, e muitos deles encontraram no rito das areias o jeito perfeito de traduzir o entrelaçar de suas vidas, ao misturar os pequenos grãos.

Essa antiga prática, conhecida como a cerimônia das areias, teve inicio nos casamentos dos nativos havaianos, realizados na beira da praia. Nesse momento, eles corriam em direção ao mar para apanhar um punhado de areia e depois depositá-lo em uma tigela que ficava sobre o altar. Eles acreditavam que esse ato era a representação de uma união indissolúvel do casal, fazendo menção à união dos grãos que jamais poderão ser separados homogeneamente formando um corpo só, assim como o casamento.

  Cerimônia da areia em casamento

A cerimônia

Hoje, o rito das areias está mais moderno, com o uso de grãos coloridos, mas sem a perda de seu significado. Para o celebrante Leandro Godoy essa cerimônia é, ainda, uma delicada forma de representação da união do casal e, agora, com o uso das diferentes tonalidades dos grãos ela ganha um toque a mais, caracterizando a personalidade dos noivos (uma a do homem e outra a da mulher) e o que eles desejam para a nova vida juntos.

Além disso, o ritual das areais pode ser feita tanto em locais fechados como ao ar livre (praia ou campo), e ainda celebrada em todo tipo de cerimônia, sendo ela religiosa (independentemente de qual seja a religião) ou civil. Em todos os casos, na montagem do rito, é necessário três recipientes de cristal, sendo dois para os noivos ou mais para outros participantes, caso o casal deseje a participação dos padrinhos ou os pais, e uma outra maior onde serão depositadas as areias. Durante o processo de junção dos grãos o celebrante acompanhada o ato com textos explicativos e palavras de amor e carinho, explica o celebrante.

Cerimônia das areias - Casamento de Andreia e Otávio

O olhar de quem já fez

Para a Andreia C. Rodrigues, 31, e o Otávio Ronconi, 31, casados em outubro do ano passado, realizar a cerimônia das areias foi a melhor opção para simbolizar a união. De crenças diferentes, os apaixonados acreditavam não fazer sentido realizarem uma celebração ligada a uma religião só, afinal  para eles todo o caminho entre a decisão de casar e o altar deveria ser tomada de maneira que tivesse significado para ambos. “E o ritual com as areias, além de lindo e repleto de amor e fé, simbolizou a nossa união perfeitamente, inseparável como homem e mulher”, afirma Andreia.

# Dica da noiva!

Como a elaboração de todo ritual é feita pelo celebrante, é bom conversar bastante com ele antes para que tudo saia exatamente como vocês sonham, resolvendo se durante o rito padrinhos e os pais participarão do processo e quando ele será realizado (antes ou depois da troca de alianças). Outra ponto importante é compreender bastante o significado de cada cor das areias para que elas simbolizem a personalidade de cada um e que unidas simbolizem a união dos dois em um só.

…………………………♥………………………………………………..♥…………………..

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr