Celebrantes de casamento: já sabe quem vai ser o seu?

Por  |  2 Comentários


Eles estimulam a alegria e a emoção de todos com a forma de falar  do amor e de relembrar a história dos noivos. Os celebrantes de casamento são fundamentais para tornar a cerimônia inesquecível.  Portanto, faça uma boa escolha!

Não é segredo para ninguém que os noivos são os protagonistas do grande dia. Porém, não podemos esquecer – jamais! – de uma pessoa extremamente importante: o celebrante do casamento. Seja religioso ou não, ele será o “fio condutor” responsável por ilustrar a história do casal para os convidados. Ou seja, o discurso é o tesouro da celebração e não se pode negligenciá-lo.

Será que escolher um celebrante ideal é uma tarefa muito difícil? Dizem por aí que existem quatro coisas que os convidados não esquecem em uma festa: a comida, a decoração, a música e o vestido da noiva. De uma forma geral, até pode ser que sim. Mas hoje vamos chamar a atenção para um ponto essencial da cerimônia, que é o precioso discurso.

Não há regras nem protocolos! Os noivos podem convidar pastores, padres, diáconos ou rabinos que admiram ou até mesmo seus pais ou melhores amigos. Juízes de paz também não ficam de fora da lista. O que vale é o dom para exaltar a beleza da vida a dois e discursar sobre o amor de um jeito autêntico, de tal forma que todos os presentes sejam contagiados pela felicidade do casal.

ALGUNS PRÉ-REQUISITOS

 • Dicção! O discurso do celebrante precisa ser compreendido por todos, certo?!. Nada melhor que uma fala bem articulada, leve, capaz de captar a concentração total dos convidados.

 • Carisma e intimidade! Por que escolher o celebrante x? Ele acompanha a história de vocês como casal? Ele vai compartilhar a mensagem com seriedade e bom humor? Os noivos precisam responder a essas perguntas com convicção para que não seja um discurso superficial.

•Profissional ou amador? Sejam amigos, pais ou líderes veteranos para realizar casamentos. Independentemente de quem vocês escolherem para fazer o momento da cerimônia, é preciso contar com o bom senso de que eles não vão dizer nada constrangedor nem inconveniente.  Imagina só que pesadelo? Nem pensar!

 • De olho nos ponteiros! Pontualidade e precisão são os segredos para não tornar um discurso cansativo e chato. Combinem com o celebrante quanto tempo vocês acham suficiente para a mensagem e confiem na palavra dele!

INSPIRAÇÕES

Nosso site está recheado de exemplos de celebrantes “oficiais e alternativos”, que arrasaram e tornaram as celebrações inesquecíveis! Vamos relembrar?

SOGRAS, PADRINHOS E MADRINHAS ♥

Da decoração boho chic ao dress code da festa, o casamento de Renata e Diego quebrou um milhão de paradigmas. Trajes all white para os convidados, entrada dos noivos com cachorros de estimação e cerimônia compartilhada. Isso mesmo! Os noivos convidaram suas mães e alguns padrinhos como celebrantes. E foi lindo de arrepiar!

Celebrantes: mãe da noiva celebra cerimônia - Foto Yuri Sandenberg e Aninha MonteiroCelebrantes: mãe abraça noiva após o discurso - Foto Yuri Sandenberg e Aninha Monteiro Celebrantes: padrinhos fazem discurso na cerimônia - Foto Yuri Sandenberg e Aninha MonteiroCelebrantes: padrinho faz discurso na cerimônia - Foto Yuri Sandenberg e Aninha Monteiro

“Nós amamos! Os discursos foram altamente pessoais, o que emocionou demais! E feito por pessoas que realmente têm legitimidade para abençoar o nosso amor” – Renata

JUÍZA DE DIREITO (E NÃO DE PAZ!) ♥

Mariana e Guilherme optaram por uma juíza de direito para celebrar a cerimônia de casamento. Mas, atenção. Não foi uma escolha aleatória.  Beatriz Marques é a melhor amiga da noiva desde a infância. Estudaram juntas no colégio, no pré-vestibular, na mesma sala de aula da faculdade e, por fim, na mesma sala da Escola de Magistratura.

O casal nem pensou duas vezes. Beatriz conhecia a noiva como ninguém e, de quebra, também conhecia Guilherme muito bem. Foi emocionante! A cerimônia foi superintimista, repleta de referências aos momentos especiais do casal, piadas internas e memórias de uma amizade realmente intensa e verdadeira.

OBS.: Juízes de paz, segundo à definição do Tribunal da Justiça, são juízes leigos competentes para, na forma da lei, celebrar casamentos, verificar processos de habilitação, sem, contudo, ter uma formação jurídica. Neste caso, Beatriz fez a celebração por ser amiga da noiva.

Celebrantes: juíza e amiga da noiva  realiza a cerimônia - Foto Carolina CattanCelebrantes: votos durante a cerimônia - Foto Carolina CattanCelebrantes: alegria nos votos durante a cerimônia - Foto Carolina Cattan

“A escolha da Bia foi muito natural. Não havia pessoa melhor para celebrar. Muito próxima dos noivos, portadora de um senso de humor ímpar e com conhecimento de praticamente todos os detalhes da nossa história. Padres e pastores, por mais que tenham uma importância religiosa tremenda na celebração, muito dificilmente teriam capacidade de captar tão bem a essência e a história dos noivos como a Bia, pelo simples fato de ter estado lá. A nosso ver, nenhuma mensagem religiosa poderia ter nos tocado mais, ou ter descrito melhor o que fomos, o que somos e o que pretendemos ser enquanto casal” – Guilherme

UM QUERIDO PASTOR ♥

Mais que um pastor, ele se tornou amigo do casal. Barbara e Leonardo faziam tanta questão de que Josué Valandro Jr. fosse o celebrante, que deixaram a data do casamento por conta da agenda dele. Antes de conhecer Babi, o noivo sempre compartilhou os sonhos e dificuldades com ele. E não foi diferente quando eles começaram a namorar.

Celebrantes: pastor celebra a cerimônia - Foto Marina LomarCelebrantes: hora dos votos dos noivos - Foto Marina Lomar

“Ele é bem próximo a nós e representa também os outros pastores da nossa igreja, que sempre nos ajudaram MUITO. Sempre disposto a nos ajudar e auxiliar, ele é um grande exemplo de esposo, pai e pastor” – Barbara

PADRE MODERNO ♥

Tatiana e Thiago conheceram o padre André Torres na igreja Santuário Sagrado Coração de Jesus. Após os noivos o assistirem celebrando outros casamentos, eles ficaram encantados. Não pararam de sonhar com o dia que o convidariam para realizar a cerimônia deles. E assim foi!

E mais. O padre  tem uma tradição: fazer selfie com todos os noivos que ele tem a honra de celebrar o casamento. E ainda posta no instagram. “Ele é demais! Muito fofo e moderno”, brinca Tati.

Celebrantes: padre realiza cerimônia na igreja - Foto Ricardo HaraCelebrantes: padre faz oração pelos noivos - Foto Ricardo HaraCelebrantes: padre faz selfie com os noivos - Foto Ricardo Hara

“Nós estamos aqui  e todos sabemos que é por causa do amor. Amar é o sentido da vida!  Mas hoje, amar ganha um sentido mais amplo e maior na vida de vocês, porque decidem fazer de um amor especial um projeto ainda maior. Amem-se! Sejam felizes no amor e deixem que o mundo veja como é bom amar e como amar faz feliz. Sejam sinais visíveis do amor ” – Padre André Torres

PAI E RABINO ♥

É inegável que tudo no casamento de Alisha e Luis Carlos foi lindo. Mas se pedirmos para a noiva destacar um dos momentos mais marcantes do grande dia, sem sombras de dúvidas ela vai dizer que foi a cerimônia judaica. Claro que as tradições da religião contribuíram para isso, mas quem roubou a cena mesmo foi o Rabino Henry Sobel – também conhecido como o pai da noiva. Aguenta coração!

Celebrantes: casamento judaico celebrado pelo pai da noiva - Foto Irit FotografiasCelebrantes: rabino faz oração pelos noivos na cerimônia do casamento - Foto Irit FotografiasCelebrantes: pai beija a filha após celebrar o casamento - Foto Irit Fotografias

AMIGOS E CERIMONIALISTAS ♥

Amigos, amigos, celebrantes à parte, certo?! Errado! Natália e Guilherme idealizaram uma dupla perfeita de celebrantes que, de quebra, atuaram como cerimonialistas do casamento. Sarah Silva já trabalhava com assessoria na Biscuit Eventos e sempre foi amiga da noiva.  Guilherme Piccardi é advogado e era amigo do noivo há quase 10 anos. Além disso, Sarah foi o cupido oficial do casal.

Apesar de serem amigos de longa data dos noivos, Sarah e Guilherme sempre estiveram presentes durante o namoro do casal, mas não se conheciam. O convite individual para celebrar a cerimônia foi feito e logo depois eles combinaram um jantar para o quarteto. Foi um momento muito agradável e, juntos, começaram a montar o roteiro do casamento, mas com uma condição: o discurso seria surpresa.

 Foi um sucesso de autenticidade! E para fechar com chave de ouro, ainda teve uma homenagem dos pais dos noivos antes da troca de votos e alianças. Inesquecível!

Celebrantes: amigos celebram a cerimônia dos noivos - Foto Rafael Karelisky Celebrantes: amigos celebram a cerimônia dos noivos - Foto Rafael Karelisky Celebrantes: amigos celebram a cerimônia dos noivos - Foto Rafael KareliskyCelebrantes: cumprimeiros dos pais dos noivos - Foto Rafael Karelisky

“Cada um falou um pouco, abrindo com o que eles sabiam mais dos seus respectivos amigos (ela de mim e ele do Gui) e depois falando do casal. O legal de fazer uma cerimonia diferente é que ela fica mais íntima, mais pessoal e consequentemente mais emocionante. Foi realmente maravilhoso!” Natália

PAIS CELEBRANTES ♥

Natália e Fernando também deram um privilégio aos seus pais no dia mais importante da vida do casal. Mário Sérgio Ramos, pai da noiva, fez um discurso espetacular durante a cerimônia. Já Carlos Alberto Reani, pai do noivo, finalizou o momento fazendo uma oração, abençoando a nova família que se iniciou. Emoções à flor da pele!

Celebrantes: chegada da noiva ao altar- Foto Cacá RodriguesCelebrantes: realização da cerimônia pelo pai da noiva - Foto Cacá RodriguesCelebrantes: oração final do pai do noivo - Foto Cacá RodriguesCelebrantes: beijo dos noivos ao fim da cerimônia - Foto Cacá Rodrigues

E aí?! Quem você vai escolher para celebrar seu casamento? Confira no nosso site diferentes celebrações para continuar se inspirando.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Jornalista por paixão e vocação. Cativante, a carioca é dona de uma vida agitada e não nega ser romântica de alma, incurável. Adora casamentos e, desde que disse SIM para o amor da sua vida numa linda cerimônia ao ar livre, vive ainda mais encantada por esse universo.