Ceia de Natal: o que não pode faltar

Por  |  0 Comentários


Separamos aqui os itens mais importantes na ceia de Natal e ainda te explicamos como eles chegaram à sua mesa. Ficou curiosa? Venha conferir!

Mais um natal se aproxima, presentes comprados, árvore enfeitada, mas e a ceia? Sempre bate aquele desespero, principalmente nos últimos dias que antecedem essa noite tão importante – quem dirá para as recém-casadas. É normal querer agradar os convidados, mas nem por isso é preciso se estressar e nem correr atrás de receitas mirabolantes. Pratos tradicionais quando bem feitos podem agradar muito mais do que algo mais exótico e que tenha risco de dar errado. Mas será que você já parou para pensar como esses pratos viraram tradição em nossa ceia? Confira aqui a história dos itens mais importantes na sua mesa de Natal!

Peru

Não tem para ninguém! Quando se fala de ceia de natal a primeira coisa que vem à mente é o peru no centro da mesa. Apesar de servir muitas pessoas e ser um sucesso natalino, um prato como esse exige muita paciência e trabalho, mas no final os elogios recebidos vão fazer todo o esforço valer a pena.

  • Tradição centenária: o peru começou a ser consumido pelos povos que habitavam o continente americano antes da chegada dos europeus, que popularizaram o prato ao redor do mundo. A ave até então era símbolo das conquista de territórios entre tribos

Peru de Natal - Ceia de Natal - Foto: Reprodução

Rabanada

Não tem jeito, todo mundo acaba se rendendo a essa delícia natalina! A mistura nada mais é do que pão, leite, açúcar e leite condensado. É claro que todo esse sabor é responsável por uns quilinhos a mais depois das festas de fim de ano. Como ninguém é de ferro, se estiver de dieta, coma com moderação, mas nunca deixe de ter essa maravilha do natal na sua ceia.

  • Lá de Portugal: com o objetivo inicial de recuperar mulheres pós parto, a rabanada acabou ganhando o coração dos portugueses, que logo se encarregaram de trazer o doce ao Brasil

Receitas de Rabanada - Ceia de Natal - Foto: Reprodução

Panetone

Desde a versão mais tradicional com frutas cristalizadas até o trufado, o panetone é um item de primeira necessidade na ceia. Prepará-lo em casa pode ser um pouco trabalhoso, mas o gostinho de ter algo tão simbólico na mesa de natal não tem preço. Procure investir em receitas caseiras, elas com certeza irão conquistar sua nova família!

  • Amor Italiano: diz a lenda que lá pelos anos 1400, um jovem italiano apaixonado pela filha do chefe, quis impressioná-la com um doce diferente preparado por ele, e assim surgiu o panetone

Tipos de Panetone - Ceia de Natal - Foto à esquerda: Divulgação Padaria Bella Paulista /  Foto à direita: Cacau Show

Bacalhau

O peixe de tradição português é figurinha carimbada na ceia de Natal no Brasil. Sua presença é tão forte na ceia que muitas variedades de pratos adaptados ao paladar do brasileiro foram surgindo ao longo dos anos, como o escondidinho e o bolinho de bacalhau, por exemplo.

  • Motivos religiosos: Portugal sempre foi um país em que a religião católica predominava entre seus habitantes. O jejum imposto pela igreja impedia que os fiéis comessem carne por mais de um terço do ano. Foi aí que o bacalhau entrou em cena, principalmente em datas comemorativas como Páscoa e – é claro – o Natal. Mesmo com as mudanças dos hábitos de jejum, o prato ganhou cada vez mais espaço na culinária do país, e no Brasil não foi diferente

Pratos de bacalhau - Ceia de Natal - Foto à esquerda: Marcos Mendes / Foto à direita: Nuno Mendes / Foto acima: Reprodução

♥ Bônus

Como sabemos que a correria entre os preparativos é grande, vamos te dar uma colher de chá e entregar de bandeja uma receita que promete agradar até os paladares mais sofisticados. Confira a sugestão  do bufê Rappanui para arrasar na sua ceia de Natal.

Brandade de bacalhau com alho negro

Brandade de bacalhau com alho negro - Foto Monica Dantas

♥ INGREDIENTES

  • 400g de bacalhau, desfiado e dessalgado
  • 1 cabeça de alho negro, picado
  • 100 g de cebola bem picada
  • 1 dente de alho
  • 100 ml de azeite de oliva extravirgem
  • 1 colher de sopa de margarina
  • 400 g de batata
  • 70 g de azeitona verde
  • 70 g de azeitona preta
  • 2 caixinhas de creme de leite
  • 150 g de requeijão cremoso
  • Sal (se necessário)
  • 1 maço de salsinha

♥ MODO DE PREPARO

Aqueça uma panela com água até ferver. Coloque o bacalhau (já dessalgado) e deixe por 2 minutos, depois que levantar fervura. Retire o bacalhau e na mesma água cozinhe as batatas em pedaços. Retire e reduza a purê.

Aqueça a margarina em uma frigideira. Coloque a cebola depois o alho e cozinhe por 2 minutos. Junte o bacalhau e refogue por mais 3 minutos.

Misture a batata com o bacalhau desfiado, o requeijão, a salsa, pimenta do reino, as azeitonas picadas e o creme de leite, desligue o fogo e adicione o alho negro picado. Acerte o sal.  Prove e retifique os temperos.

OBS: O alho negro é ser opcional.

Montagem do prato: Retire do fogo ainda morno e decore com fio de azeite e batata palha. Está pronta para servir. Bom apetite!

Outras receitas de pratos e sobremesas para a sua ceia de natal te esperam no site da Inesquecível Casamento. Siga nossas dicas!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Canceriana que se apaixona facilmente por pessoas e lugares. Seu sobrenome não poderia descrever melhor o que a motiva. Romântica incurável por um acaso da astrologia, sonha desde criança com seu vestido de princesa, cerimônia no campo e o que o destino lhe reserva.