Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Casamento na praia: verão ou inverno?

Por  |  0 Comentários


Casamento na praia no verão? Sim. No inverno? Também! Veja dicas para planejar o seu de acordo com os termômetros.

Na sua cabeça, casamento na praia combina com sol, termômetros lá em cima e dia claro até às 19h ou friozinho à beira-mar, cheirinho de terra molhada e muitas velas espalhadas na decoração? Resposta errada: combina com os dois! Nosso time de especialistas da vez (Raquel Abdu Assessoria e Cerimonial + Arminda Antunes + Captain’s Buffet) se reuniu para te convencer de uma vez por todas que casamento na praia é pedida para primavera, verão, outono e inverno! São dicas essenciais sobre as diferenças de planejar a festa no calor ou no frio – e garantir que seja perfeita em fevereiro ou em junho. Fica aqui que tem muita coisa pra anotar!

Casamento na praia no inverno - Foto Fábio Ferreira Fotografia

DAS PREOCUPAÇÕES GERAIS, POR RAQUEL ABDU ASSESSORIA E CERIMONIAL

Não há sol que não aguente ou frio que impeça uma festa de casamento na praia, independentemente da estação do ano. Entretanto, para as que não marcaram a data, #ficaadica: no verão, a incidência de chuva é maior e é alta temporada nas cidades de praia, o que dificulta um pouco as coisas financeira e logisticamente falando. Segundo a cerimonialista Raquel Abdu, dezembro e janeiro são os meses menos aconselháveis para casar à beira mar.

Já o inverno é mais favorável: o tempo firme e não muito quente é bom durante o dia, para a cerimônia, e também à noite, já que a pista esquenta o clima na medida certa, sem deixar ninguém desconfortável. Atenção para os meses de vento: julho e agosto. De resto, tudo perfeito!

DICA DE EXPERT: quando for marcar o dia, dê preferência aos meses entre fevereiro-junho. Depois, setembro-novembro também são boas datas. E para aproveitar o pôr-do-sol, coloca lá no convite que a cerimônia começa às 15h30 (ou 16h30, caso estejamos em horário de verão).

Casamento na praia no verão - Foto D51 Fotografia

DA DECORAÇÃO, POR ARMINDA ANTUNES

E se no verão as coisas são mais complicadas em termos de logística, são mais fáceis no quesito decoração. Explicamos: é bem verdade que o frio aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, não é dos mais rigorosos. A questão maior dessa época é o vento: é preciso proteger as flores. Além disso, elas acabam ficando mais caras – não dá para esquecer disso na hora de montar seu plano de gastos.

É bom lembrar também que, verão ou inverno, é indispensável montar uma estrutura ou ter um plano B para casamentos ao ar livre, como é o caso de casamentos na praia. “Mas isso não é um problema: independente da estação, a estrutura do toldo ajuda bastante na decoração. Podemos pendurar velas, flores, samambaias… Torna o visual muito mais bonito”, coloca a decoradora Arminda Antunes.

Decoração com velas para casamento na praia - ArmindaAntunes - Foto Divulgação

ANOTA AÍ:

  • Em alto verão, apostar em folhagens e flores tropicais é garantia que a decoração resista ao calor
  • Já para o frio, investir em velas pode tornar o ambiente mais aconchegante (e mais quentinho também!)
  • Estação também inspira paleta de cor. Fica a sugestão da decoradora de tons alegres e coloridos como alaranjados, amarelo e pink para o verão x vinhos e marsalas para o inverno (de acordo com seu gosto pessoal, claro!)
  • A disposição dos móveis é influenciada pela temperatura. No verão, pode-se apostar em ambientes mais abertos. Para o inverno, dá para inserir uns cantinhos mais intimistas no projeto

Decoração colorida para casamento na praia no verão - ArmindaAntunes - Foto Leo Borges Fotografia


Leia mais

+ 10 convites para casamento na praia

bg-divisoria

+ 5 inspirações de decoração para casamento na praia

bg-divisoria

+ Casamento (lindo!) na praia: Marcella & Rodolfo


DO BUFFET, POR CAPTAIN’S BUFFET

Leveza e frescor para o verão x itens que aqueçam no inverno: a regra é clara no tópico comidas e bebidas! Experts em casamento na praia, o Captain’s Buffet deu top dicas do que incluir no menu. Já sabe, né? Salva aí!

  1. Casando no verão
  • Gaspachos (dos clássicos aos mais ousados, como de melancia), carpaccios de carne + saladas com frutas frescas, tartare e ceviches como entradas;
  • Usar e abusar dos frutos do mar nos pratos principais
  • Gelado de nutella ou um cheesecake de frutas vermelhas para sobremesa – tudo bem refrescante
  • Espumantes e vinhos rosé gelados, bar de caipivodcas com frutas coloridas e especiarias e eles sugerem também as caipilés (caipirinha com picolé, já viu?)
  1. Casando no inverno
  • Embutidos de queijo são os favoritos para a entrada – mas dá também para incluir coquetéis mais temperados, caldos no shot e fondues
  • Gratinados, massas recheadas e risotos são apostas certas para os pratos principais
  • Um crème brûlée de doce de leite para a sobremesa, já pensou?
  • Para beber, os vinhos tintos são os queridinhos do tempo frio

Menu para casamento na praia no inverno - Captains Buffet - Foto Elaine M Fotografia

DICAS DE EXPERT: no verão, é importante não esquecer que leve e refrescante não passam perto de ser antônimos de “pratos que dão sustância”. Afinal, são normalmente sete horas de festa e muita bebida alcoólica, né? Se der, acrescenta na lista do que não pode faltar em algum momento do dia/noite: itens com mais frescor como hortelã, marinados no siciliano e geleias fazendo o agridoce (como geleia de menta ou de gengibre).

E, no inverno, a experiência deles diz que os convidados sentem mais fome. Assim, só pra deixar avisado. E na listinha do que não fica de fora… Escondidinho de carne seca com aipim, os risotos e os shots de caldinhos.

Ah! Pra fechar a sessão de dicas: as ilhas gastronômicas dão uma segurança de que não vai faltar comida no casamento. Para o calor, eles indicam a cevicheria, a estação de sushi, a mexicana ou a tapiocaria. Para o frio, risoteria, estação de massas ou caldos fazem super sucesso.

DOS DETALHES E LEMBRANÇAS, POR RAQUEL ABDU ASSESSORIA E CERIMONIAL

  1. A cerimônia

Quando está calor, principalmente, é importante fazer com que os convidados não fiquem desconfortáveis ao sol. Isso significa: águas bem geladinhas (saborizadas são uma delícia!), sucos, água de coco e leques a disposição.

Água saborizada para casamento na praia no verão - Captains Buffet - Foto Elaine M Fotografia

  1. Os looks

Cabelos presos são sempre boa pedida: no verão, amenizam o calor; no inverno, evitam que as mulheres fiquem despenteadas por conta do vento. Para dar uma amenizada no frio nos meses mais gelados, não tenham medo de investir nas manguinhas (vale para noivas e convidadas também!) – enquanto que, nos meses mais quentes, apostar nas rasteirinhas e anabelas vale e muito: mas nada de salto fino nas sandálias. É praia, afinal!

Penteado preso para noiva - Casamento na praia - Foto Fábio Ferreira Fotografia

  1. Os mimos para os convidados

Presentinhos úteis: sempre muito mais que bem-vindos! Anota as ideias da Raquel Abdu: para o verão, leques e mini guarda-sol para a hora da cerimônia (tem uns rendados lindos, vocês já viram?). No inverno, investir nas pashminas vai garantir que até aqueles que não curtem tanto a pista de dança não passem frio. É só soltar a criatividade agora!

Guarda-sol rendado - Casamento na praia - Foto Frederico Santa Rosa


CRÉDITOS

1 e 9. Fábio Ferreira Fotografia  |  2. D51 Fotografia  |  3. Divulgação  |  4. Leo Borges Fotografia  |  5, 6, 7 e 8. Elaine M. Fotografia  |  10. Frederico Santa Rosa

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Uma combinação de sonhadora incansável e romântica incurável. Encontrou nas palavras sua forma de fazer do mundo um lugar mais colorido. Admite habilidade especial para enxergar magia, leveza e doçura em cada segundo da aventura que é viver. E que a perdoem as pessoas pés no chão, mas o amor está no ar – e também nos casamentos no campo: ou alguém consegue pensar em algo mais bonito?