
Casamento indiano sob o olhar de dois fotógrafos brasileiros
Um milhão de tradições, rituais e curiosidades. Fique por dentro sobre as etapas de um casamento indiano
Todo casamento é um desafio. Tanto para os fornecedores que trabalham juntos para que ele aconteça com excelência, quanto para os noivos que se envolvem de corpo e alma na maratona dos preparativos. Frio na barriga, expectativas e muita ansiedade. Esses foram os sentimentos que saltaram no coração do fotógrafo Fernando Lutterbach e da assistente e também fotógrafa Carolina Godoi, da Lutterbach Fotografia, quando receberam o convite de ouro para registrar o casamento indiano dos noivos Parish e Renaira, na Tailândia.
CURIOSIDADES
Os indianos adoram fazer destination weddings na Tailândia. Primeiro por conta das praias. Elas são lindas e perfeitas para protagonizarem o sim. Depois, pela possibilidade de estender a celebração por vários dias seguidos junto com a família e os amigos em locais com ótima infraestrutura, como o Centara Grand Mirage Resort, em Pattaya. As festas são, geralmente, em janeiro para aproveitar bem o clima e as férias.
FICHA DOS NOIVOS
Parish é indiano, empresário e vive na China, mas tem uma forte ligação com o Brasil. Além de ser apaixonado pelo nosso país, ele exporta tecidos para uma indústria nacional. Renaira também é indiana, piloto de avião e vivia em Mumbai com sua família antes de casar.
Não se trata de um casamento arranjado pelos pais nem de uma união meramente cultural. O dia em que Parish e Renaira se cruzaram em Mumbai, uma faísca acendeu em ambos corações e eles nunca mais cogitaram viver separados. O amor decolou de uma forma tão viva e intensa, que é perceptível só no olhar. “Ele traz alegria e contentamento para minha vida como ninguém nesse mundo. Nós nos tornamos inseparáveis e mal posso esperar para passarmos o resto da vida juntos. Definitivamente, ele é minha cara metade, meu melhor amigo e alma gêmea”, disse a noiva antes do casamento.
CONEXÃO TAILÂNDIA X BRASIL
Fernando Lutterbach costuma dizer que nunca se sabe aonde os clientes – que acabam se tornando amigos! – podem levar um fotógrafo. “Digo isso, pois, tenho um carinho enorme com cada casamento que fotografo, não importa onde é feito, nem a história ou tamanho”, disse. Em 2014, ele realizou um casamento de uma família em Belo Horizonte. Além de animadíssima, a comemoração teve a presença de uma família de indianos, que, dois anos depois contratariam a Lutterbach Fotografia para o casamento de Parish e Renaira.
PREPARAÇÃO CULTURAL
Após muitas conversas com o noivo, que compartilhou vários vídeos de casamentos indianos tradicionais para facilitar a imersão dos fotógrafos, os profissionais pesquisaram muito sobre o contexto cultural do casal. Veja o relato de Fernando Lutterbach:
“Estávamos num país completamente diferente, num destination wedding de 500 convidados, com seis eventos importantíssimos na nossa frente. Contou a experiência para nos mantermos focados e escolhermos o que fotografar e o que não fotografar, respeitar a outra equipe de Dubai que também estava fotografando e filmando e ao mesmo tempo e conquistar nosso lugar. Entender que a forma como abordamos as pessoas e os acontecimentos que se desenrolam é diferente, assim como a expectativa da família. Agradecemos muito por estarmos fisicamente preparados também, pois é uma verdadeira maratona: a energia que os indianos têm é incrível! Isso nos impressionou e nos deu um gás extra”.