Casamento indiano sob o olhar de dois fotógrafos brasileiros

Por  |  0 Comentários


Um milhão de tradições, rituais e curiosidades.  Fique por dentro sobre as etapas de um casamento indiano

Todo casamento é um desafio. Tanto para os fornecedores que trabalham juntos para que ele aconteça com excelência, quanto para os noivos que se envolvem de corpo e alma na maratona dos preparativos. Frio na barriga, expectativas e muita ansiedade. Esses foram os sentimentos que saltaram no coração do fotógrafo Fernando Lutterbach e da assistente e também fotógrafa Carolina Godoi, da Lutterbach Fotografia, quando receberam o convite de ouro para registrar o casamento indiano dos noivos Parish e Renaira, na Tailândia.

Casamento indiano: Centara Grand Mirage Resort

CURIOSIDADES

Os indianos adoram fazer destination weddings na Tailândia. Primeiro por conta das praias. Elas são lindas e perfeitas para protagonizarem o sim. Depois, pela possibilidade de estender a celebração por vários dias seguidos junto com a família e os amigos em locais com ótima infraestrutura, como o Centara Grand Mirage Resort, em Pattaya. As festas são, geralmente, em janeiro para aproveitar bem o clima e as férias.

FICHA DOS NOIVOS

Parish é indiano, empresário e vive na China, mas tem uma forte ligação com o Brasil. Além de ser apaixonado pelo nosso país, ele exporta tecidos para uma indústria nacional. Renaira também é indiana, piloto de avião e vivia em Mumbai com sua família antes de casar.

Casamento indiano: sorriso da noivaCasamento indiano: noivo

Não se trata de um casamento arranjado pelos pais nem de uma união meramente cultural. O dia em que Parish e Renaira se cruzaram em Mumbai, uma faísca acendeu em ambos corações e eles nunca mais cogitaram viver separados. O amor decolou de uma forma tão viva e intensa, que é perceptível só no olhar. “Ele traz alegria e contentamento para minha vida como ninguém nesse mundo. Nós nos tornamos inseparáveis e mal posso esperar para passarmos o resto da vida juntos. Definitivamente, ele é minha cara metade, meu melhor amigo e alma gêmea”, disse a noiva antes do casamento.

Casamento indiano: pré-wedding

CONEXÃO TAILÂNDIA X BRASIL

Fernando Lutterbach costuma dizer que nunca se sabe aonde os clientes – que acabam se tornando amigos! – podem levar um fotógrafo. “Digo isso, pois, tenho um carinho enorme com cada casamento que fotografo, não importa onde é feito, nem a história ou tamanho”, disse. Em 2014, ele realizou um casamento de uma família em Belo Horizonte. Além de animadíssima, a comemoração teve a presença de uma família de indianos, que, dois anos depois contratariam a Lutterbach Fotografia para o casamento de Parish e Renaira.

PREPARAÇÃO CULTURAL

Após muitas conversas com o noivo, que compartilhou vários vídeos de casamentos indianos tradicionais para facilitar a imersão dos fotógrafos, os profissionais pesquisaram muito sobre o contexto cultural do casal. Veja o relato de Fernando Lutterbach:

Estávamos num país completamente diferente, num destination wedding de 500 convidados, com seis eventos importantíssimos na nossa frente. Contou a experiência para nos mantermos focados e escolhermos o que fotografar e o que não fotografar, respeitar a outra equipe de Dubai que também estava fotografando e filmando e ao mesmo tempo e conquistar nosso lugar. Entender que a forma como abordamos as pessoas e os acontecimentos que se desenrolam é diferente, assim como a expectativa da família. Agradecemos muito por estarmos fisicamente preparados também, pois é uma verdadeira maratona: a energia que os indianos têm é incrível! Isso nos impressionou e nos deu um gás extra”.

Casamento indiano: tambor da celebraçãoCasamento indiano: indianas tradicionaisCasamento indiano: adornosCasamento indiano: dança


Leia mais

+ Que tal planejar um casamento temático?

bg-divisoria

+ Tradições e culturas casamenteiras

bg-divisoria

+ Manual do casamento judaico: tradições e simbologias


LET’S CELEBRATE!

21, 22, 23, 24 e 25 de janeiro. Simplesmente cinco dias intensos de comemoração. Para dar início à aventura, o pré-wedding foi feito no Centara Grand Mirage Resort com o espetáculo do pôr do sol mágico e reluzente.  Tanto os fotógrafos quanto os noivos estavam radiantes. Confira o cronograma:

21 DE JANEIRO: ENSAIO FOTOGRÁFICO

Casamento indiano: mãos dadasCasamento indiano: pré-wedding na TailândiaCasamento indiano: pré-wedding na TailândiaCasamento indiano: pré-wedding na TailândiaCasamento indiano: pré-wedding na TailândiaCasamento indiano: pré-wedding na TailândiaCasamento indiano: pré-wedding na Tailândia

22 DE JANEIRO: A CELEBRAÇÃO E A TRADIÇÃO DA HENNA

O casamento foi marcado por tradições milenares e cheio de simbolismos importantes. Segundo Fernando, a forma como os indianos valorizam a espiritualidade, o amor e o cuidado entre os membros da família e o respeito ao passado é muito tocante. “Fomos tomados por uma profusão de cores como nunca antes vimos e nos apaixonamos pelas roupas, a música e a dança indianas. Eles nos receberam como parte dos convidados e nos trataram como amigos, dando uma abertura enorme à intimidade deles. Não houve barreira entre nós: isso foi o que mais nos surpreendeu”, conta.

Casamento indiano: simbologias e rituais

HENNA ART

O Mehendi Ki Raat é um dos rituais mais belos e tradicionais do pré-casamento indiano. Pasmem! Mas a noiva passou quase DEZ HORAS adornando os braços e as pernas com henna com desenhos culturais, que foram escolhidos por ela mesma. “Um deles é Ganhesha, pois é o Deus que remove os obstáculos”, explicou Reinara para a fotógrafa. E mais: a henna possui uma simbólica representação de fertilidade e promete aliviar o estresse.

Casamento indiano: ritual de henna artCasamento indiano: ritual de henna artCasamento indiano: ritual de henna artCasamento indiano: braço desenhado Casamento indiano: henna secando

Segundo à tradição: quanto mais escuro o desenho ficar depois que ele secar, mais forte será o amor do noivo pela noiva. Para completar, entre o design do desenho, há o nome do noivo escondido. Parish só pode tentar encontra-los após o fim dos eventos. Curioso, não?

Casamento indiano: mão tatuada Casamento indiano: mão tatuadaCasamento indiano: simbologias e rituaisCasamento indiano: simbologias e rituais

23, 24, 25 DE JANEIRO: O CASAMENTO

Energia pulsante é o que definiu bem a comemoração do casamento indiano, do início ao fim. Para além das diferenças culturais, a experiência dos fotógrafos foi um aprendizado. “É tudo completamente diferente. Somos ocidentais, eles orientais. Somos cristãos, eles hindus. A única semelhança é o amor, a paixão, a expectativa do casal e a importância do novo passo que darão após se casarem. Além disso, a emoção da despedida de uma vida familiar para criar a sua própria família tem o mesmo peso que tem para nossos casais”.

Casamento indiano: sapato do noivoCasamento indiano: traje do noivoCasamento indiano: look do noivoCasamento indiano: look do noivoCasamento indiano: trajes da noiva

Casamento indiano: look da noivaCasamento indiano: adornos da noivaCasamento indiano: maquiagem

Casamento indiano: cerimôniaCasamento indiano: ritual das areiasCasamento indiano: ritual da properidade

Casamento indiano: abraçoCasamento indiano: família reunidaCasamento indiano: família reunida

Gostou!? Veja outros casamentos temáticos no nosso site!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Jornalista por paixão e vocação. Cativante, a carioca é dona de uma vida agitada e não nega ser romântica de alma, incurável. Adora casamentos e, desde que disse SIM para o amor da sua vida numa linda cerimônia ao ar livre, vive ainda mais encantada por esse universo.