Bebidas para casamento: vinhos e espumantes made in Brasil

Por  |  0 Comentários


As vinícolas Casa Valduga e Luiz Argenta, no sul do Brasil, têm ótimas opções para compor a carta de vinhos do seu casamento, além de espumantes deliciosos para o tradicional brinde. Veja!

O Rio Grande do Sul é responsável por mais de 80% dos vinhos produzidos no Brasil. Com invernos muito rigorosos, ideais para o descanso dos vinhedos e verões instáveis, com noites mais frias, ideais para um recesso da uva nos dias mais quentes, a Serra Gaúcha tem a temperatura ideal para o cultivo de uvas e através de investimentos em tecnologia alcançou condições ideais para a produção de espumantes. Os vinhedos estão plantados em uma altura média de 600 metros e as uvas maturam completamente, conservando uma acidez alta, perfeita para a produção do vinho base dos espumantes, sempre mais ácidos.

CASA VALDUGA

No final do século 19, em 1875 o primeiro imigrante da Famiglia Valduga desembarca no Brasil e começaram a cultivar os primeiros parreirais no coração do que hoje é o Vale dos Vinhedos, dando início ao legado de um dos mais renomados nomes da vitivinicultura brasileira. Mais de 140 anos depois, a Casa Valduga é uma das vinícolas mais apreciadas do Brasil. Sempre seguindo a máxima do patriarca e fundador Luiz Valduga: “faça uma garrafa de vinho bem feita antes que duas ruins”

Para resultar em rótulos de altíssima qualidade, o processo de maturação acontece na cave subterrânea de espumantes da vinícola, considerada a maior da América Latina, que possui capacidade para mais de seis milhões de garrafas.

Os rótulos mais procurados da Casa Valduga para a carta de vinhos de casamentos são o tinto Leopoldina Merlot, que deve ser harmonizado com queijos maduros, carnes vermelhas ou pratos um pouco mais condimentados. E o branco Raízes Sauvignon Blanc, que combina com pratos mais leves como peixes e frutos do mar. Os espumantes que fazem mais sucesso entre os noivos são o RSV Blush, harmonizado com frutos do mar, peixes, carnes brancas, entradas frias ou risotos. O RSV Brut 25, servido com carnes brancas, risotos à base de frutos do mar e canapés e o tradicional Brut 130 para brindes especiais.

bebidas-casamento-vinhos-espumantes-valduga


Leia mais

+ Bebidas para casamento: a melhor escolha para o seu estilo

bg-divisoria

+ Buffet de casamento sazonal: outono

bg-divisoria

+ Whisky no casamento: tradição no openbar


LUIZ ARGENTA VINHOS FINOS

Em 1999 os irmãos Deunir e Itacir, filhos de Luiz Argenta, adquirem a propriedade, em Flores da Cunha, e desenvolvem um moderno projeto para produção de uvas e vinhos na vinícola Luiz Argenta Vinhos Finos. Nos 55 hectares dos parreirais são cultivadas16 variedades diferentes de uvas viníferas. Em 2009 a vinícola inaugurou uma nova estrutura, com um projeto moderno e inovador. Por ter uma arquitetura diferenciada, inspirada nas curvas das planícies locais, recebeu o título de a mais bela vinícola do Brasil em 2012, e o título de uma das mais belas vinícolas do mundo, pela revista ADEGA em 2010.

Além de bonita a vinícola é uma das mais tecnológicas do país e conta com um sistema de vinificação por gravidade, que não danifica a baga da uva e não quebra as suas sementes, ganhando em qualidade para o vinho. Os tanques de aço inox, com cintas térmicas, garantem o controle de temperatura e são responsáveis pela fermentação dos vinhos e o envelhecimento no carvalho é feito em barricas de carvalho francês.

Com uma grande variedade de aromas e sabores desde os mais refrescantes e leves aos mais densos, os vinhos da vinícola Luiz Argenta atendem a casamentos de vários estilos, em todas as estações do ano. O L.A. Jovem Sauvignon Blanc tem aromas muito intensos que lembram frutas tropicais, como o maracujá e pêssego e é ideal para casamentos com buffet de comida japonesa. Já o L.A. Jovem Rosé, que traz em seu aroma uma grande diversidade de frutas como morango, cereja e framboesa, lembrando também flores vermelhas secas., tem um sabor equilibrado de média estrutura e retrogosto marcando intensamente frutado, ideal para acompanhar os aperitivos.

bebidas-casamento-vinhos-rose-branco-luiz-argenta

Para o jantar tradicional os mais indicados são L.A. Jovem Shiraz, com acidez equilibrada e retrogosto muito agradável, acompanha massas, risotos leves e pratos não condimentados, e o L.A. Jovem Pinot Noir com aroma intenso de frutas vermelhas e um leve toque tostado da passagem pela barrica, esse vinho elegante, leve e jovem, harmoniza perfeitamente com carnes leves e massas com molhos vermelhos ou funghi.

bebidas-para-casamentp-vinho-tinto-cabertne-luiz-argenta

Já para os brindes o Brut ou o Brut Rosé, com borbulhas finas intensas e persistentes, aroma fino, frutado e maduro, que lembra pera, frutas cítricas e um leve toque de pão torrado, é a opção ideal com sabor agradável e fino.

bebidas-casamento-espumantes-luiz-argenta

♦VINHOS X NÚMERO DE CONVIDADOS – Se os vinhos acompanharem o jantar uma garrafa serve bem entre cinco e seis pessoas.

♦ESPUMANTES X NÚMERO DE CONVIDADOS – Já os espumantes se forem servidos durante toda festa calcula-se em torno de uma garrafa para duas pessoas. Já para o brinde indica-se uma garrafa para até sete pessoas.

bebidas-para-casamentp-vinho-tinto-luiz-argenta

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


ic indica

avatar

Carioca apaixonada pelo Rio de Janeiro, mas curitibana de coração. Jornalista por vocação, adora escrever sobre moda, beleza, viagens e decoração. Fascinada pelo universo das festas, sonha com um casamento nas Maldivas.